10 maio 2007

O Desconhecido Viognier

Se vocês vão comer peixes ou frango esse Dias das Mães, uma boa opção para acompanhar é um vinho da uva viognier. É uma uva francesa, quase sumida das vinculas na França. Saiu fora da moda uns 30 a 40 anos atrás. Graça às algumas viniculas neste lado do Atlântico, a uva subreviveu. Foram plantadas vinhas de viognier nos anos 70 e 80, e estão chegando numa maturidade ótima atualmente.
Ironicamente, com o sucesso dos viogniers das Américas, a uva está de volta com um aumento de plantações na França para produzir Le Condrieu feito de 100% de viognier. Ver http://events.nytimes.com/2007/04/04/dining/reviews/04wine.html para ler um artigo do Eric Asimov do New York Times sobre a volta do viognier na França.

Provei o viognier de Altas Cumbres 2005 na Paixão, sexta-feira Santa de 2007. Escolhi este vinho para acompanhar o Bacalhau Elisabeth, o famoso prato da minha sogra Elisabeth Castello. Tinha escolhido dois , o viognier e um sauvingon blanc. O viognier sendo muito frutado, com sugestões de pêssego e melão, combinou espectularmente com o bacalhau. Mas este vinho não é doce. É encorpado e seco, com uma presença de acidez no nivel de fruta entrando de época. Cheia de sabor, mas não madura demais. O viognier acentuou, especialmente, o sabor da fruta presente do azeite. Deu para sentir a presença da azeitona.
Gostei também o sauvignon blanc, mas ele apareceu leve demais no encontro com o prato rico de bacalhau, azeite e batata.
Tomei o Ampakama essa semana, que tambem achei muito bom. Não foi a mesma experiencia do Altas Cumbres, mas tambem faltou o bacalhau.
Sugero viognier para acompanhar pratos de peixe ou frango temperados e qualquer prato de frutos do mar.
O teor de alcool nos viogniers tomei era entre 14% e 15%.

Os viogniers achei em Teresópolis são:

Altas Cumbres
viognier 2005
Mendoza, Argentina
$21,00 no Gatão Bebidas

Ampakama
viognier
Vila Mercedes, S.A.
San Juan , Argentina
$21.95 no Greenfruit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seus comentários são sempre bem vindos.