17 setembro 2007

Tortilhas, Salsa e Guacamole: Acompanhamentos para dar um toque Mexicano ao seu Churrasco


Assiste as receitas na Simplesmente Mulher na TV Cidade Teresópolis!

A tortilha é o pão mais famoso do México. Tortilhas são utilizadas em quase toda culinária mexicana em pratos doces e salgados servidos para café da manhã, almoço e jantar. A mais comum é a tortilha feita de massa de nixtamal, ou quer dizer uma a massa de farinha de milho tratado com lima. É uma técnica pré-histórica do povo indígena. É difícil encontrar a farinha especial para fazer tortilhas de milho aqui no Brasil. Então eu dependo na receita para tortilha que vem da região de Sonora onde produzem trigo. Lá a tortilha é feito de farinha de trigo comum. É leve e flexível, e muito fácil fazer em casa!

Um dos meus preferidos pratos mexicanos se chama carne assada. Não tem nada a ver com carne assada brasileira. Não é nada mais do que uma fraldinha bem macia grelhada, fatiada e servida numa tortilha. É servido junto com vários sabores de molho fresco chamado salsa (que não tem nada a ver com a erva). Vê as receitas abaixo:


Tortilhas de Farinha de Trigo

Rende 25 tortilhas pequenas

4 xícaras de farinha de trigo comum

2 colheres de chá sal

100g gordura vegetal

1 xícara água morna

Numa tigela grande (ou num processador) combine a farinha, sal e gordura. Misture até formar um farelo uniforme. Adicione a água aos poucos. Sove a massa ate ficar elástica. Forme divide a massa em 20 a 25 bolas. Enrole apertando cada bola com força. Numa superfície bem enfarinhada abre cada bolinha de massa com rolo formando um disco semelhante a uma panqueca.


Enquanto isso esquente uma frigideira num fogo médio-baixo. Asse cada disco um ou dois minutos cada lado, somente ate formam as primeiras manchas douradas. Não asse demais se não ficam ressecadas. São extraordinários servidos quentes, mas são excelentes frias também.

Nota: Tortilhas podem ser assadas em quantidade direito na grelha. Tome muito cuidado a não queimá-las. Assem em segundos! Use um pegador para virá-las.

Deve manter cobertas tortilhas quentes com um pano de prato limpo. Guarde tortilhas já esfriadas num saco plástico. Somente abre a massa que vai comer. Guarde as bolas de massa que restam no congelador ate três meses.

Salsa

No México, salsa significa molho. Mas salsa também significa um especifico estilo de molho que utiliza ingredientes frescos e às vezes cozidos numa mistura que e visualmente semelhante a molho à campanha. Existem mil variedades de salsa salgadas e doces. Guacamole é uma salsa famosíssima. Pode usar o abacate comum (em espanhol aguacate), ou o abacate pequeno e quase preto chamado avocado.

Guacamole

1 abacate grande maduro ou 3 avocados maduros

folhas coentro picadas a gosto

suco de um limão

sal a gosto

1 colher de sopa de tequila ou cachaça (se desejar)

Descasca o abacate. Retire o caroço (guarde para plantar no jardim!). Numa vasilha, amasse a carne do abacate com um garfo. Adicione os outros ingredientes e sirva com carne e tortilhas.

Pico de Gallo à Brasileira

Este uma salsa clássica com um toque brasileiro. O tradicional leve somente tomates, cebola, coentro e suco de limão. Outras variações podem levar pimenta jalapeño, pimenta dedo de moça, milho verde, grãos de feijão cozidos, abacaxi, melancia...basta usar a imaginação, ou o que a época manda, lembrando que a esta salsa destaca ingredientes frescos!

2 tomates grandes

1 cebola pequena

1 molho de coentro

suco de dois limões

1 manga

Corte em cubos pequenos os tomates e cebola. Lave a cebola com água numa peneira para ela não ficar com cheiro forte. Combine os tomates, cebola e o suco de limão numa vasilha. Lave e seque o coentro. Selecione somente as folhas. Corte as folhas bem picadas. Adicione as folhas picadas à salsa. Descasque a manga e corte em cubos. Adicione à salsa. Misture e sirva com carne e tortilhas.

Salsa de Molcajete (Salsa de Pilão)

Esta salsa utiliza ingredientes assados. O sabor casa com a carne grelhada fazendo uma reunião no céu (da boca). Está chamada salsa do pilão porque tradicionalmente os ingredientes são amassados na molcajete ou pilão de pedra bem típica da culinária mexicana. Nesta receita o meu pilão e o meu processador.

3 tomates inteiros, assados ou melhor, grelhados

3 dentes de alho assados nas cascas

pimenta dedo de moça (quantidade aqui é completamente subjetiva) assadas nas cascas

1 colher de chá azeite

sal

1 cebola pequena picada em cubos pequenos

Folhas de coentro limpas, secas e picadas

1 colher de chá vinagre de maçã

pimenta do reino preta moída na hora

Assando os tomates: Eu gosto de assar os tomates numa frigideira de ferro no forno bem quente. Qualquer tabuleiro serve. Leva uns 20 minutos. Estão prontos quando a pele começa ficar preta.

Assando o alho: Coloque os dentes de alho numa frigideira de ferro. Asse em cima do fogão alto uns 5 minutos. Desligue o fogo. Deixe os dentes de alho ficar no calor da frigideira mais alguns 10 minutos. Descasque depois de esfriar.

Assando as pimentas: Asse as pimentas na mesma maneira do alho. Se quiser um molho mais suave, retire as sementes de pimenta depois de assá-las.

Amasse no pilão (ou processador) a pimenta e o alho. Adicione o azeite para facilitar fazer uma pasta. Adicione os tomates. Amasse somente um pouco, suficiente para machucá-los. Transfere a misture a uma vasilha. Adicione o sal, cebola, coentro, vinagre e pimenta do reino preta. Sirva com carne grelhada e tortilhas.

Veja também: Mark Bittman do New York Times mostra como fazer salsas com frutas. Clique no link para ver o artigo em inglês, e assistir o video:

Salsa, the Sauce, but Don’t Stop There - New York Times


7 comentários:

  1. Onde posso comprar as tortilhas prontas em sp???
    Att,

    Thais Roque

    ResponderExcluir
  2. Hi Suzie! Que post ótimo e explicativo! Adorei! Agora temos então as tortillas de farinha da Pullman nos supermercados. Eu tenho a farinha Masa e já fiz as tortillas, como não tenho o tortilla presser usei uma saladeira de madeira redonda para pressionar e embaixo uma tábua de silicone e deu certo, eu adicionei o link do seu post no meu de tortillas, tudo bem? Beijos.

    ResponderExcluir
  3. A Pullman esta vendendo "Raps 10" que sao tortillas muito parecidas com as da receitas, soh que mais fininhas por serem industrializadas.. super gostosas e light.
    Costumo comprar na loginha da Pulmann ao lado do Carrefour da Raposo Tavares, pois nao encontro em nenhum supermercado.
    Finalmente algo para faciliar nossa cozinha mexicana!

    Parabens pelo bom gosto e pela receita.

    Alroger Filho

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Adoro a cozinha mexicana, mas tortilhas é de longe a minha favorita. Adoro fazer tudo em casa, mas a massa quando a começo a cozinhar encolhe bastante. Que estarei a fazer mal?

    Obrigado

    responda para sergio.geraldes.1974@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. No Walmart tem as tortilhas para Burrito (Na parte de congelados, junto com nuggets, etc). É muito boa. Apenas acho o valor da tortilha pronta pouco atrativo...considerando que é tão fácil de fazer.

    ResponderExcluir
  6. Oi!! Em São Paulo tem um lugar excelente para se comprar tortillas, tacos e nachos que é www.villabuena.com.br
    Eles tem uma variedade e uma qualidade realmente impressionantes, agora só compro lá!

    Bjos, Mariana

    ResponderExcluir
  7. Se a massa esta encolhendo, é porque nao deixou descansar o tempo suficiente.

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.