16 dezembro 2007

Cornbread: Bolo de Fubá Estilo Americano


Fui criada à base de cornbread. Foi o combustível da minha infância. A minha avó e a minha mãe faziam, sempre a partir de uma mistura pronta. Bastava adionar ovos e água, e pronto: cornbread. Quando mudei para o Brasil conheci o maravilhoso bolo de fubá (que vou destacar nestas paginas um dia). Virei grande fã do bolo de fubá brasileiro. Como quase todos os dias. Mas, quando chegou o meu primeiro Dia de Ação de Graças fora dos EUA e precisava de cornbread para o fazer recheio creole (ver Peru Assado com Recheio Creole), o Bolo de fubá não ia servir. É muito doce, e a textura leve demais. Desenterrei uma receita do passado para fazer o cornbread. Deu certo. Chega muito perto do estilo de cornbread dos restaurantes famosos "Marie Callendears". Mas quando temos a receita original em mãos, temos como manipular os ingredientes, fazendo o bolo mais doce ou salgado de acordo com nossos desejos.

1 xícara leite
1/4 xicara manteiga
1 ovo
1 1/4 xícaras fubá fino
1 xícara farinha de trigo
1/2 xícara açucar
3 colheres de chá fermento em pó
1/2 colher de chá sal

Aqueça o forno numa temperatura alta. Unte uma forma quadrada ou redonda (metal ou tipo pyrex) com manteiga ou gordura vegetal.

Combine o leite e a manteiga. Leve ao fogão ou ao forno de microondas e esquente até a manteiga derreter. Numa vasilha grande, combine os ingredientes secos. Adicione aos poucos a mistura de leite e manteiga. Adicione o ovo e misture até juntar os ingredientes. Não misture demais.

Despeje na forma. Asse o cornbread por uns 20 minutos, ou até ficar levemente dourado e começar a encolher nas beiradas. Voce pode conferir o cozimento inserindo um palito no meio do bolo. Se sair limpo o bolo está pronto.

Esfrie por 10 minutos. Coma quente com a mistura de mel e manteiga como sempre fiz na minha infância.

Mel e Manteiga

1/4 xícara mel
1/4 xícara manteiga sem sal

Derreta a manteiga no forno de microondas. Adicione o mel. Misture ate fazer uma pasta uniforme. Sirva com cornbread. Guarde coberta na geladeira.

Um comentário:

  1. De facto, um clássico da culinária americana. Ficou bem bonito, esse seu. :-)

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.