Durante o mês de Novembro, Da Minha Cozinha fez uma enquete sobre frutas de verão. Pedimos aos leitores que votassem nas suas frutas prediletas. Houve um empate: ganharam a cereja e o pêssego. A minha intenção com esta enquete foi capturar os sentimentos dos leitores e fazer uma culinária para eles; em suma, fazer uma receita com a fruta que ganhou, destacando o que é bom da fruta. Preparei duas receitas especiais. São a italiana Crema di Latte Apuliana com Cerejas e Pêssegos e a francesa Calfouti de Cerejas e Pêssegos.
Um fato que não podemos ignorar é que frutas de verão não precisam de receitas. São perfeitas sozinhas, ou com uma bola de sorvete. É importante comer as frutas, porque fazem muito bem para a saúde. É são boas demais. Compre com freqüência, não somente para arrumar a mesa na véspera de Natal. Você ira receber visitas inesperadas toda hora durante Dezembro e pode facilmente recebê-las com um prato charmoso cheio de cerejas, pêssegos, ameixas e figos.
A sobremesa que segue é uma elaboração nessa idéia de passar uma tarde comendo frutas, tomando um aperitivo e jogando conversa fora com bons amigos. Vem da região da Apulia na Itália.
Crema di Latte Apuliana com Cerejas e Pêssegos
3 pêssegos maduros
½ xícara de açúcar
½ xícara de farinha de trigo
meio litro de leite
casca de um limão siciliano (sem a parte branca)
um pau de canela
uma pitada de canela
Peneire as gemas dentro de uma panela. Adicione o açúcar. Misture bem com garfo ou fuet. Adicione a farinha e misture até que fique uniforme. Aos poucos, despeja o leite e misture bem o todo. Coloque a casca de limão e o pau de canela. Cozinhe a misture num fogo baixo por uns 20 minutos, ou até engrossar um pouco. Não se preocupe, porque o molho não engrossa muito. Retire a casca de limão e o pau de canela. Transfira para uma vasilha. Coloque um pedaço papel manteiga por cima da superfície do creme para não formar uma película indesejável. Esfrie e depois guarde-o coberto na geladeira. Antes de servir, arrume-o num prato ou caneca. Polvilhe-o com uma pitadinha de canela em pó.
Com esse creme você pode servir qualquer fruta da época como figo, manga e ameixa. Nas outras épocas, sirva com pêras ou amoras silvestres.
Calfouti de Cereja e Pêssego
500g cerejas frescas, sem caroços
2 pêssegos, sem caroços, cortados em pedaços
½ xícara farinha de trigo
pitada de sal
1 colher de chá licor Gran Marnier ou Cointreau, podendo ser substituído por rum, conhaque, etc..
4 ovos
2 gemas
½ xícara açúcar
2 ½ xícaras leite
50g manteiga derretida, e mais uma colher de sopa de manteiga para untar a forma
açúcar de confeiteiro para polvilhar
Aqueça o forno médio. Unte uma forma (cerâmica ou vidro) que possa irá ao forno e a mesa. Arrume as frutas na forma. Junte a farinha numa vasilha. Adicione os ovos, gemas, açúcar e licor. Misture bem. Adicione aos poucos duas xícaras do leite, misturando bem. Combine o resto do leite com a manteiga. Adicione a mistura de leite e manteiga à mistura de ovos aos poucos. Despeje a mistura por cima das frutas. Asse por 40 minutos ou até ficar firme e levemente dourado. Sacuda o calfouti um pouco para testar a firmeza. Retire do forno e deixe esfriar uns 20 minutos. Polvilhe com açúcar do confeiteiro. Sirva morno.
Para uma versão deliciosa feita com tangerinas veja também o clafoutis de clementine do Mark Bittman do New York Times.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seus comentários são sempre bem vindos.