Duas Tradições Americanas: Torta de Abóbora e Torta de Maçã
Durante o mês de Dezembro a minha casa fica perfumada de açúcar mascavo, canela e cardamomo. Os aromas das especiarias dos pratos natalinos recordam memórias da minha infância. Eu lembro a casa dos meus avós, a árvore de Natal cheia de luzes piscando em formato de flocos de neve, o meu casaco peludo que podia usar somente nos dias mais frios e as janelas embaçadas do calor da cozinha. Os cheiros eram da cozinha onde a minha avó todo ano fazia tortas de maçã e de abóbora. Eu não gostava dessas tortas nem um pouco. A torta de abóbora achava com uma forma esquisita e marrom que ninguém deveria comer. Com meu jeito dengoso não tinha coragem de prová-las. Mas os cheiros me deixaram
Depois de superar o dengo, virei fã de ambas a torta de abóbora e a torta de maçã. Não consigo passar Natal sem fazê-las. É um alívio que a minha família também goste dessas tradições quem vieram na minha bagagem para o Brasil (junto com os CDs de Kermit Ruffins e a camisa de Sammy Sosa). Porque, com certeza eles vão comer essas tortas todo dia de ação de graças e Natal enquanto eu ainda conseguir bater um ovo.
É engraçado que, quando morei nos Estados Unidos, somente fiz a torta de abóbora com abóbora enlatada. A receita que conheci vem na lata e não a tinha guardada em nenhum lugar. Toda vez que queria fazer a torta comprava a lata. Era a receita que todo mundo e a minha avó usava. Quando mudei para o Brasil, sem a lata de abóbora, precisava fazer o purê de abóbora dela própria. Lutava tentando descascar abóboras. Assei-as, cozinhei-as na água e até as refoguei.
Os resultados nunca foram os mesmos. A maioria das vezes saia um purê aguado demais para fazer uma boa torta. Finalmente, aprendi assar a abóbora inteira até murchar. A abóbora assada descasca facilmente e a poupa vira um purê. Se o purê ficasse muito úmido, o embrulhava num pano e deixava pingar algumas horas até ficar com uma consistência boa. Com essa inovação as tortas melhoraram muito.
Torta de Abóbora
para a massa
1 xícara farinha de trigo
75 g manteiga sem sal, gelada
2 colheres de sopa de açúcar
½ colher de chá de canela
2 colheres de sopa água (ou outro liquido - rum, vinho, leite, etc..)
pitada de sal
Esquente o forno médio. Num processador, junte a farinha, manteiga, canela, açúcar e sal. Bata até fazer um farelo. Adicione a água aos poucos fazendo somente pulsos com o processador. Continue pulsando até a massa formar uma bola. Retire a massa. Deixe descansar na geladeira 30 minutos. Retire a massa da geladeira. Abra a massa. Coloque a massa numa forma de torta redonda. Forme a borda da torta. Forre a massa com papel manteiga. Coloque pesos para assar massa (eu uso 1 xicara de feijão seco). Asse a massa 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar enquanto fazer o recheio.
para o recheio
3 ovos
1/3 xícara de açúcar refinado
1/3 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa rum
2 xícaras de purê de abóbora
1 colher de chá canela
½ colher de chá de pimenta Jamaica em grão
3 vagens cardamomo verde
raspas de noz moscada
200g creme de leite (uma caixinha)*
*se desejar, use creme de leite fresco
Numa vasilha grande junte os ovos, os açúcares, o rum, a abóbora e a canela. Num pilão, moa pimenta Jamaica e as sementes dentro das vagens de cardamomo. Não precisa moer muito fino. Adicione os temperos a misture a abóbora. Raspa noz moscada dentro da mistura. Misture bem. Adicione o creme de leite. Misture até ficar uniforme. Despeje o recheio na forma de torta. Asse a torta num forno alto por 15 minutos. Depois asse num forno médio-baixo mais 35-45 minutos, ou até o recheio ficar firme. Pode usar um palito para testar o recheio. Enfie o palito no meio da torta. Se sair limpo, a torta está pronta. Deixe esfriar 20 minutos antes de servir. Sirva morna com chantilly.
Torta de Maçã
A minha família faz essa torta há gerações. Uma edição desta receita está anotada nas margens do livro de culinária da minha bisavó. Era o único livro de culinária que tinha, provavelmente ganhou quando casou. A letra dela é distinta da época, mas as anotações são recordações do passado dela, da mãe dela, da sogra e dos antepassados da minha família em Kentucky, Illinois, Texas, Oklahoma e anos depois Califórnia. Ela anotava tudo que conhecia da cozinha naquele livro. Graças à conservação do livro pela minha mãe que a receita durou até hoje.
para a massa
A massa dessa torta é a mesma, simplesmente dobrar a receita.
2 xícaras de farinha de trigo
150g de manteiga sem sal, gelada para a massa.
3 colheres de sopa açúcar
1 colher de chá canela
4-6 colheres de sopa água (ou outro liquido como rum, vinho, leite, etc..)
pitada de sal
Faça a massa igual à massa da torta de abóbora. Divida a massa em dois pedaços iguais. Com um pedaço da massa faça o fundo da torta igual à torta de abóbora. Reserve o outro pedaço na geladeira.
para o recheio
6 maçãs ácidas
1 xícara de açúcar mascavo
2 colheres de chá canela
raspas de noz moscada
¼ colher de chá cravo em pó
sementes de 3 vagens de cardamomo
1 colher de sopa manteiga sem sal
pitada de sal
canela e açúcar refinado para polvilhar
Descasque e corte as maçãs
suzie amei! suas recordações são lindas assim cm as tortas q mew aguaram a boca!
ResponderExcluirbjos
Acabo de descobrir este seu delicioso e bonito blog. Já está "linkado" no meu! :-)
ResponderExcluirJá agora, você não se quer juntar à nossa comunidade de blogs culinários em língua portuguesa...? Basta que se cadastre como usuária, e depois, tem de submeter o blog.
Beijos.
Querida Suzie, esqueci de lhe deixar o endereço da comunidade. É o seguinte: http://www.cozinhasdomundo.com/
ResponderExcluirBeijos.
PS: obrigada pela visita ao meu blog. :-)
Tal como a Elvira, também vim ver o seu blogue a partir do blogue da Laila. Inscreva-se na comunidade, é óptimo trocar experiências!
ResponderExcluirhttp://www.cozinhasdomundo.com/
Amo tarte de maçã, já copiei a sua receita!
Diga-me: como assa a abóbora? (não sou muito experimente na cozinha...) Basta cortar a abóbora em fatias e deixar assar? Ou vai mesmo inteira com alguns golpes? Gostava de experimentar a tarte mas não sei se o pessoal aqui de casa ia gostar. Nós fazemos todos os anos doce de abóbora e usamos-a na sopa mas daí a fazer uma tarte... bem qualquer dia terei de experimentar! (Se é um sucesso em todo o mundo, será também aqui em casa!)
bjs e bom fim de semana!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCarla,
ResponderExcluirEu gosto de assar uma abobora inteira, ou um pedaço grande. Fica mais facil, porque cortar abobora crua é dificil. Quando ficar bem murcha, a casca sai com facilidade.
O que não usar para a torta pode congelar para um purê ou torta para o futuro.
Beijos
Obrigada pela sua ajuda! =)
ResponderExcluirTenha um bom fim de semana,
bjs
Que blog maravilhoso! Vim espreitar pela primeira vez e adorei, mas que comidinhas fantásticas!! Vou adicionar o seu link no meu blog :-)
ResponderExcluirBeijinhos
Maravilhosa a torta de maçã!!!
ResponderExcluirNÃO COMPREENDI , VOCÊ COBRIU A TORTA COM OUTRA PARTE DE MASSA ?
ResponderExcluirUm comentário tardio, mas gostaria de saber que tipo de abóbora você usa. Eu gosto muito de torta de abóbora e geralmente faço com a kabochá assada. A kabochá é bem massuda e raramente fica aguada. Mas como você conhece o sabor da autêntica torta de abóbora, fiquei imaginando se seria uma abóbora de tipo diferente.
ResponderExcluirObrigada pela receita e pelo lindo blog. X3
Maravilhosos o seu blog. A torta de maçã eu fiz e ficou muito parecida com as tortas que "Os sobrinhos do Capitão" um gibi antiquíssimo tinham mania de roubar. Fiz com que os furos ficassem simétricos e imitassem uma flor e com um montinho no centro(coloquei um pouco de recheio a mais). Ficou de capa de revista e o sabor então.... HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM.
ResponderExcluirMaravilhoso o seu blog. Fiz a torta de maçã e ela ficou igualzinha a aparência de uma torta que aparecia em um gibi muito antigo "os sobrinhos do Capitão". Eles viviam querendo roubar a torta de maçã da avó e a torta aparecia no desenho toda hora. Fiz o mais parecido que eu me lembrava e ficou massa. Fiz os furinhos mais compridos e em formato de flor e com mais recheio no meio para ela ficar mais alta e deu certo. Ficou muito parecida com a do desenho e o gosto HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM. DIVINO!
ResponderExcluirMARAVILHOSAS ESSAS RECEITAS.
ResponderExcluir