19 dezembro 2007

Espumantes Brasileiros



Está na hora de abrir os champagnes, cavas, proseccos e espumantes! Na verdade, não há hora errada. Os vinhos espumantes combinam com qualquer prato a qualquer hora. Eu não preciso estar de salto alto para tomar prosecco. Estou bem em casa de chinelo e avental com uma mão preto de carvão e a outra segurando uma taça de champagne, especialmente rosé. Cai bem no nosso calor de verão.

Pessoalmente, prefiro brut. Gosto de começar a festa com espumante e terminá-la com um vinho adocicado, como vinho do porto. Convidados chegam estressados, cansados de viagens ou as filas do shopping, e POP! logo relaxam e se alegram com uma taça de borbulhas na mão. Também não quero esperar até sobremesa.

Muitas vinícolas brasileiras fazem espumantes maravilhosos. Veja a explicação do Jorge Lucki da revista Prazeres da Mesa porque climaticamente a terras do sul do Brasil são bem adequadas a essa produção.

Não sou enóloga. Não sei dar nota quando estou bebendo. Sei que curti esse vinhos e posso passar a minha opinião aos leitores:

Don Giovanni
Adoro a textura dos espumantes do Don Giovanni por causa da presença de borbulhas muito pequenas. Criam uma sensação muito agradável. Ambos são excelentes.
Espumante Brut Serie Ouro 30 meses
Espumante Brut Serie Ouro

Salton
Vinho Rose Espumante Natural Brut Poética
O nosso favorito de festejar aniversários, Dia das Mães, boas notas, o fechamento do “fiscal year”, etc...é o Poética. Amamos esse vinho porque é delicioso e bem frutado. Combina muito com a culinária temperada da nossa família.

As vinícolas de Salton produzam vários outros espumantes muito bons: Brut Reserva Ouro, Brut Tradicional Champanha Meio Doce, Demi Sec, Espumante Seco, Moscatel Espumante, Prosecco, Salton Évidence, Vinho Branco Espumante Natural Brut

Lista de Papai Noel
Gostaria experimentar estes espumantes porque sou grande fã dos tintos dessas vinícolas:

Angheben Brut

Dom Candido Brut

Valduga Espumante 130 Anos

Outros espumantes brasileiros de boa qualidade são das vinícolas:

Lidio Carraro

Cave Geise

Dal Pizzol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seus comentários são sempre bem vindos.