10 janeiro 2008

Além da Batata Frita


Para acompanhar o hamburger caseiro, é natural fazer uma batata frita também caseira. Fiz um teste com os meus filhos de 6 e 7 anos. Imaginem a alegria quando perguntei "Vamos fazer um monte de batatas fritas para ver qual é a melhor?" Piraram. Mamãe está pedindo que eles comam fritura! Comeram todas, contentes a lambendo os dedos. É uma sugestão para fazer durante a férias com os filhos em casa com nada a fazer.

Fizemos (veja a foto da esquerda para a direita) batata fritas de batatas (inglêsas lavadas), de batata yakon, de batata baroa (que não é batata) e de inhame (também não é batata). Fizemos cada uma da mesma maneira. Descascamos, cortamos em pedaços do tamanho de um dedo, cozinhamos em água fervendo por uns 8-10 minutos, fritamos em óleo de canola muito quente e servimos com sal grosso meio batido no pilão.

Os resultados foram surpreendentes:
  • Amaram as batatas inglêsas. Detonaram todas essas antes de provar as outras.
  • As de batata yakon, apesar de ficar doces e gostas, ficaram murchas. Na próxima vez vou pular o cozimento na água e fritá-las direito.
  • As de batata baroa eram a favorita da minha filha. Ficaram muito secas e crocantes no lado de fora e cremosas por dentro. Eram a minha favorita também. Meu filho, o tradicionalista, preferiu as de batata comum.
  • As de inhame também ficaram secas e crocantes por fora. Por dentro, não ficaram tão macias quanto as de batata baroa, mas tinham um sabor meio adocicado como fermento. A minha filha falou que tinha o sabor de pão saindo do forno. Nada mal!
No final da experiência, não sobrou nenhuma frita. Comeram todas, até as de yakon. A minha filha falou, "ainda murcha é gostosa."

2 comentários:

  1. Pat Feldman (Crianças na Cozinha)18 de julho de 2008 20:24

    As batatas fritas eu já faço de um jeito um pouco diferente, mas igualmente delicioso.

    Asso no forno, ocm manteiga, sal, pimenta, alecrim e o que mais vier na cabeça!

    ResponderExcluir
  2. olá, as batatas fritas faço desse jeito: na panela de pressão, ficam um espetáculo . aqueça o óleo na panela de pressão, óleo acima das batatas. não esqueçam, tirem o pino ou terá um purê. tire o pino coloque as batatas feche a panela, conte 15 minutos. muitoo bom, além do + não suja o fogão. bjus

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.