Para acompanhar o hamburger caseiro, é natural fazer uma batata frita também caseira. Fiz um teste com os meus filhos de 6 e 7 anos. Imaginem a alegria quando perguntei "Vamos fazer um monte de batatas fritas para ver qual é a melhor?" Piraram. Mamãe está pedindo que eles comam fritura! Comeram todas, contentes a lambendo os dedos. É uma sugestão para fazer durante a férias com os filhos em casa com nada a fazer.
Fizemos (veja a foto da esquerda para a direita) batata fritas de batatas (inglêsas lavadas), de batata yakon, de batata baroa (que não é batata) e de inhame (também não é batata). Fizemos cada uma da mesma maneira. Descascamos, cortamos em pedaços do tamanho de um dedo, cozinhamos em água fervendo por uns 8-10 minutos, fritamos em óleo de canola muito quente e servimos com sal grosso meio batido no pilão.
Os resultados foram surpreendentes:
- Amaram as batatas inglêsas. Detonaram todas essas antes de provar as outras.
- As de batata yakon, apesar de ficar doces e gostas, ficaram murchas. Na próxima vez vou pular o cozimento na água e fritá-las direito.
- As de batata baroa eram a favorita da minha filha. Ficaram muito secas e crocantes no lado de fora e cremosas por dentro. Eram a minha favorita também. Meu filho, o tradicionalista, preferiu as de batata comum.
- As de inhame também ficaram secas e crocantes por fora. Por dentro, não ficaram tão macias quanto as de batata baroa, mas tinham um sabor meio adocicado como fermento. A minha filha falou que tinha o sabor de pão saindo do forno. Nada mal!
As batatas fritas eu já faço de um jeito um pouco diferente, mas igualmente delicioso.
ResponderExcluirAsso no forno, ocm manteiga, sal, pimenta, alecrim e o que mais vier na cabeça!
olá, as batatas fritas faço desse jeito: na panela de pressão, ficam um espetáculo . aqueça o óleo na panela de pressão, óleo acima das batatas. não esqueçam, tirem o pino ou terá um purê. tire o pino coloque as batatas feche a panela, conte 15 minutos. muitoo bom, além do + não suja o fogão. bjus
ResponderExcluir