16 janeiro 2008

Blueberries e Mirtilos




Achei mirtilos! Achei blueberries! No meu supermercado, na minha cidadezinha do interior achei mirtilos! Depois de levantar o meu queixo do chão, coloquei quatro cestinhas no carrinho e fui direto ao caixa esquecendo o resto da lista de compras. Eu não como bluerries frescos desde que me mudei para o Brasil há mais de 10 anos. Quando visito os EUA sempre é inverno e perco a época deles. Nos meus 10 anos aqui, nunca os vi (frescos) no Brasil.

Alguem me disse que a maioria dos blueberries no mundo vêm do Rio Grande do Sul onde são chamados mirtilos. Não aparecem no mercado brasileiro porque são quase todos exportados. Não sei se é verdade. Comi geleias e iogurtes de mirtilo da Casa Da Ovelha quando visitei Bento Gonçalves no ano passado.

O blueberry fresco ficou adormecido na minha memória junto com outras experiencias (como churrasco coreano, softshell crab poboys e buffet indiano) de vidas passadas em Los Angeles e Nova Orleans.

Brasileiros, façam a sua parte mostrando que vocês gostam de mirtilos. Vamos criar um mercado robusto para um produto nacional. Além de ser delicioso, dizem que o mirtilo é uma da comidas mais saudaveis que existem, cheio de antioxidantes. Pode usá-los em tortas, panquecas, sobremesas, saladas, etc...até fazer sucos e geleias. Eles congelam super bem. Para congelar, coloque os blueberries num tabuleiro, não tocando um no outro. Coloque no freezer. Quando estiverem congelados, tirem do tabuleiro, guardem em sacos plasticos e coloquem de volta no freezer. São tão versáteis quanto o morango.

Dois produtores de mirtilo que encontrei são:
Cooperativa Sanjo (essa é marca que comprei)
Brasil Sítio Canto do Sabiá (encontrei na internet)

Quando vi os mirtilos no mercado, como disse, comprei quatro cestinhas. A primeira cestinha comemos puro. A segunda também. Acho que algumas frutinhas chegaram a enfeitar a granola. Ficaria toda contente em comer o resto da fruta assim. Mas, pensei em uma receita favorita da minha terra - blueberry muffins. Tinha esquecido que existissem. Estou no Brasil há tanto tempo, que o muffin arquétipo - o Arc-Muffin lá da caverna de Platão - que todos os outros muffins são meras sombras...saiu da minha memoria. Foram os meus filhos - que só conhecem o blueberry muffin como lenda, através de desenhos animados, revistas e livros, como o Dou Dou em alguma enciclopédia- que me pediram para fazer. Finalmente conheceram o blueberry muffin ao vivo e em cores.

Adaptei uma receita base que uso para fazer muffins de banana, maçã, cenoura ou qualquer outro recheio.



Blueberry Muffins - Bolinhos de Mirtilo

rende 12 muffins

2 xícaras de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
uma pitada de sal
1 xícara de leite
4 colheres de sopa de óleo (como canola, milho ou girassol)
1 colher de chá de baunilha, rum ou conhaque
1 ovo
200g de mirtilos

Esquente o forno médio. Prepare uma forma de muffins forrando os copos com formas de papel. Se não tiver forminhas de papel, unte e enfarinhe a forma. Numa vasilha, combine os ingredientes secos. Reserve. Numa outra vasilha combine o leite, óleo, baunilha e ovo. Bata até a mistura ficar uniforme. Adicione a mistura de ingredientes secos. Misture a massa somente até ficar uniforme. Adicione os mirtilos. Misture para distribuir as frutinhas. Coloque a massa em cada copinho da forma. Asse no forno medio uns 20 minutos. Pode testar os muffins com um palito. Se o palito sair limpo os muffins estão assados. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva.

Depois dos tantos antioxidantes que chegaram ao meu cérebro lembrei de uma outra sobremesa de blueberries. É tipo uma cuca de mirtilos. Blueberries vem no verão justamente quando ninguem quer ligar o forno para assar uma torta. Torta de mirtilo é uma coisa divina, mais precisa de abrir a massa e assar algum tempo no forno esquentando a casa toda. Em vez de torta fiz um "grunt". Um grunt é uma sobremesas de fruta feito numa frigideira. Se cozinha no fogão e leva uma massa por cima da fruta. Se inverter o grunt na hora de servir é chamado "slump" (ver explicação no Wikipedia). É uma sobremesa para os dias preguiçosos de verão. Adaptei esta receita da revista Bon Appétit.



Blueberry Grunt - Cuca de Mirtilo

rende 4 porções

para o recheio
2 xícaras de mirtilos
4 colheres de sopa de açucar mascavo
1 colher de sopa de melado
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de vinho branco
suco de metade de um limão
raspas de casca de limão
uma pitada de noz moscada
uma pitada de pimenta jamaica em pó

para a massa
3/4 xicara de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
uma pitada de sal
2 colheres de sopa de manteiga sem sal, cortada em cubinhos
1/3 xicara de leite


Numa frigideira media coloque todos os ingredientes do recheio. Cozinhe num fogo medio uns 8 minutos, ou até as frutas começarem a murchar.

Enquanto isso, combine os ingredientes da massa, menos o leite. Esfregue a mistura entre os dedos até toda a manteiga estar misturada com a farinha. A mistura deve parecer um farelo. Adicione o leite e misture.

Coloque a massa por cima da fruta quente em colheradas. É uma sobremesa rústica. Não precisa ficar perfeita. Tampe e abaixe o fogo. Cozinhe mais uns 15 minutos, ou até a massa ficar assada(teste com palito). Sirva em combucas com chantilly ou sorvete.

7 comentários:

  1. Só tinha comido fresco nos Est. Unidos, ainda bem que está chegando por aqui, aqui no Sam's tem (sim temos Sam's, hehehe). Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz os muffins, mas como tinha só metade dos blueberries, coloquei chocolate chips pra compensar. Desnecessário dizer que ficaram ótimos!!!
    Sua receita é muito boa, super leve e com pouco açúcar. Os muffins sumiram em cinco minutos, da próxima vez acho que vou triplicar a receita!

    ResponderExcluir
  3. maria tereza capelo6 de julho de 2010 22:11

    ola, gostei muito do seu blog, embora seja brasileira aprecio muito os USA e os americanos, seu jeito de viver e etc. bem sou apaixonada por cookies de chocolate e como tb amo cozinhar gostaria muito de ter uma receita de cookies de chocolate original a americana das fazendas, vc conseguiria ??? ficaria muito grata
    abraços.
    maria tereza capelo
    rogertereza@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. oi, flor!!!td bem com vc?
    Estava na net e achei seu blog e então vi vc falar sobre mirtilos..
    Moro em São Joaquim, SC e a cooperativa Sanjo é da minha cidade..
    Temos muito mirtilo por aqui..e maçã e neve tbem...heheh
    Bjos
    Mariana

    ResponderExcluir
  5. Oi Susi! Acabo de encontrar teu blog e já anotei as receitas de mirtilo. Temos uma fazendola aqui no RS na serra gaúcha e estamos colhendo esta fruta. Tenho feito geléias e molhos, que presenteio. Agora estamos pensando em vende-los congelados e nossa'produçao'é totalmente natural, livre de qualquer tipo de química ou pesticidas.Darei retorno sobre os muffins. Espero saber executar as receitas, que são muito sedutoras.kisses,
    Nara
    nblcunha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Susi. No Estado de São Paulo há pólo de produção de Blueberries na cidade de Mogi das Cruzes (distrito de taiaçupeba - Vila de Capela do Ribeirão), lá produzem oito meses do ano. logo, lá se tem blueberries frescas sempre. bjs.

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.