06 janeiro 2008

Espaguete Integral com Pesto de Rúcula, Espinafre e Manjericão




Para acompanhar o rosbife com crosta de mostarda, gosto de fazer uma salada de macarrão. É fácil preparar com antecedência, guardar na geladeira e servir fria a qualquer hora. É uma versão fria de um prato de macarrão que gosto de comer também quente. Troquei a massa comum para uma massa integral porque achei a textura da integral quando fria mais interessante e mais saborosa.

500g espaguete integral, cozido

4 dentes de alho, assados

1 xícara folhas de espinafre

1 xícara folhas de rúcula

½ xícara folhas de manjericão

½ xícara azeite extra virgen

2 nozes

pimenta do reino moída na hora

½ xícara queijo parmesão ralado

mais algumas folhas de manjericão

Você pode assar o alho num forno baixo por uma hora. No verão, contudo, esquentará a casa e gastará muita energia. Você também pode assar o alho numa frigideira de ferro. Comprei uma barata numa loja de ferramentas. Esquente bem a frigideira e coloque os dentes de alho inteiros, não-descascados. Asse os dentes no fogão uns 3 ou 4 minutos. Vire o alho. Desligue o fogo e deixe os dentes de alho no calor por mais uns 10 minutos. Descasque os dentes.

Num processador coloque o alho, o espinafre, a rúcula, o manjericão, azeite e as nozes. Bata até formar uma mistura uniforme. Coloque a mistura numa vasilha grande e adicione o espaguete. Misture bem para cobrir todo o macarrão. Adicione o queijo parmesão e a pimenta do reino ao gosto. Misture. Enfeite o prato com mais folhas de manjericão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seus comentários são sempre bem vindos.