10 janeiro 2008

Filé de Dourado com Crosta de Pimenta do Reino


Ultimamente, na nossa peixaria está chegando dourado maravilhoso. O peixeiro tira o filé do peixe grande para mim na hora. Sempre peça para ele não tirar a pele. A pele ajuda manter o filé úmido e a carne íntegra. A carne do peixe parece muito escura, mas quando cozinha fica bem branca. O dourado é um peixe muito saboroso e não precisa de muitos temperos. Faço aqui com uma crosta de pimenta do reino.

750g de filé de dourado ainda com a pele
óleo de semente de uva
sal grosso
pimenta do reino moída na hora

Lave e seque bem o pedaço de peixe. Corte o pedaço de 750g em 4 filés. Com uma faca bem afiada faça cortes diagonais na pele de cada filé. Esses cortes ajudarão o filé a não deformar quando a pele encolher no cozimento. Num pilão ou num moedor de temperos, moa o sal grosso. Moa também a pimenta do reino. Passe o sal nos dois lados de cada filé assim como um fio de óleo de semente de uva no lado com pele. Vire os filés do lado carnudo para cima. Passe a pimenta do reino no lado carnudo de cada filé fazendo uma crosta grossa. Passe um fio de óleo de semente de uva em cima da pimenta do reino.

Na frigideira: esquente bem uma frigideira de ferro ou fundo pesado num fogo alto. Coloque os filés com o lado da crosta para cima. Deixe cozinhar uns 5 ou 6 minutos. Vire os deixando a crosta para baixo afim de terminar o cozimento por mais uns 3 ou 4 minutos.

Na grelha: você pode também grelhar os filés. Prepare fogo de carvão ou lenha. Deixa o fogo queimar até fazer uma boa brasa. Passe óleo numa grelha limpa. Coloque os filés pele para baixo perpendicularmente aos ferros da grade. Grelhe os filés uns 5 minutos. Vire os filés com uma espátula. (Passe óleo também na espátula para facilitar). Grelhe mais uns 3 ou 4 minutos.

Sirva o dourado com pratos leves cheios dos sabores do verão. Recomendo servir com a salada como a de rúcula, cerejas, bacon e queijo frescal de cabra (na foto acima), ou a salada de melancia, tomate e pepino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seus comentários são sempre bem vindos.