10 janeiro 2008

Frutas Cítricas para um Toque Diferente


Na hora de fazer um vinagrete gosto de experimentar com o componente ácido. Meu vinagrete as vezes não leva vinagre. Troco o vinagre para outros ácidos. Frutas cítricas são uma fonte saborosa de ácido que ajuda variar o vinagrete.

Estou encontrando agora nos supermercados as limas da Pérsia, os kinkans e os grapefruits.

Lima da Pérsia tem um sabor muito delicado e um acido muito leve. É excelente misturar com outros sabores fortes como cardamomo. (Veja a salada de melancia, tomates e pepino). Também é excelente na caipirinha. Só cuidado na hora de espremer, porque tem sementes.









O sabor do Kinkan, como a lima da Pérsia, tambem é muito delicado, sendo que a acidez tambem não é muito agressiva. Suco de kinkan é excelente com um bom azeite extra virgem. Também raspas da casca do kinkan perfuma vinagretes, temperos para azeitonas ou tomates secos, molhos com a base de creme de leite e até sobremesas.











O sabor do grapefruit é forte. Tem notas amargas e azedas. A acidez é muito agressiva. Mas a fruta, para quem se acostuma, é uma delícia. O suco vicia quem toma com frequência. Gelada, mata a sede e deixa a boca com uma satisfação difícil a explicar. Gosto de incluir pedaços da fruta (sem os fios brancos) em saladas e adicionar o suco ao molho. Veja Salada de Verduras Escuras e Grapefruit)





Um comentário:

  1. adoro, adoro e adoro! tds os citricos! e sou viciada em vinagre e vinagretes diferentes, já esperimentou faezr com maracujá ou romãs? ficam bem especiais! bjos

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.