24 janeiro 2008

Os Caquis estão Chegando



Vi os primeiros caquis no mercado na semana passada. Adoro caqui. Em Teresópolis, quando dá caqui, dá demais. Quem tem pé de caqui acaba criando vários maneiras de utilizar os excessos de caqui. Eu sempre tenho as boas intenções a fazer geléia quando a minha sogra me entrega uma sacola pingando de frutas maduras. Mas muitas vezes acabo enrolada em outros projetos e a fruta estraga. Caqui é uma fruta tão frágil que se estraga se você olhar feio pra ela.

Num bom domingo no ano passado a galera veio aqui em casa para ver o jogo. Eu estava meio despreparada para a visita. Um convidado me deu uma sacola gigante de caqui murchando de tão maduro. Coloquei no chão da cozinha ao lado da sacola que a minha sogra me deu no mesmo dia de manhã e pensei "o que é que eu vou fazer com tudo isso?" Também tinha que arrumar algo para servir aos convidados. Decidi fazer pizza de caqui! Deu certo. A galera comeu, o Flamengo ganhou, e acabei usando uma boa parte dos caquis.

Quando fiz a pizza uma segunda vez, troquei o queijo mussarela pelo queijo de cabra. Acho que caqui, como figo, combina muito bem com a complexidade do queijo de cabra. Os açucares do caqui concentram-se no forno e a fruta desmancha. O queijo de cabra não derrete na mesma maneira de mussarela e faz um bom contraste com o caqui. Eu trato essa receita como uma pizza salgada. Faço com azeite e alho assado. Você pode alterar o foco dos sabores para fazer uma pizza doce, trocando o azeite para óleo de semente de uva, e o alho para um outro componente como canela.

A receita de pizza serve para o forno tradicional ou o forno a lenha. Leia a minha postagem Pizza Night para saber mais sobre pizza no forno à lenha.

a massa de pizza(rende duas redondas)
Primeiro, faça a esponja:

1/2 xícara de água morna (38 graus)
3/4 xícara de farinha de trigo comum
1 sachê de fermento biológico
1 colher de chá mel

Combine os ingredientes numa vasilha grande. Tampe a vasilha. Deixe descansar num lugar nem muito frio nem muito quente. Durante 30 minutos até uma hora a mistura vai crescer. Depois deste tempo, a esponja estará cheia de bolinhas.

3 xícaras de farinha de trigo (essa medida depende muito do tempo. Pode variar + ou - 1/2 xícara).
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de azeite
1/2 xícara agua fria

Misture a farinha e o sal. Numa área de trabalho limpa despeje a farinha com sal, formando um anel. À esponja (a mistura com fermento) adicione o azeite e a água. Misture bem. Despeje a mistura da esponja por dentro do anel de farinha. Com um garfo, as poucos misture a esponja com a farinha. Quando juntar toda a farinha à esponja se formará uma massa. Sove a massa por 8 à 10 minutos até ficar sedosa. Forme a massa em duas bolas lisas. Neste ponto você pode congelar a massas par usar no futuro, ou pode deixá-las na geladeira até o dia seguinte. Se quiser usá-las imediatamente, cubra as massas com um pano de prato. Deixe as massas descansarem pelo menos por 1 hora antes de assá-las. Nota: a massa que fica na geladeira de um dia para o outro tem um sabor melhor.

o recheio
(para uma pizza)

1 colher de sopa de azeite
2 caquis maduros cortados
100g queijo de cabra firme (na foto usei a marca cablanca), fatiado
um dente de alho assado, cortado fino
folhas de manjericão

Esquente o forno no máximo. Pode usar uma pedra de pizza, se tiver. Abra a massa com as mãos ou com rolo. Passe azeite no superfície da massa. Coloque as fatias de caqui. Arranje as fatias de queijo de cabra. Coloque o alho. Asse a pizza 6-8 minutos (depende do forno) até a borda começa a dourar. Retire do forno. Coloque as folhas de manjericão. Corte e sirva.

6 comentários:

  1. suzie que inusitada! mas sabe que gostei da ideia ! no sitio do meu pai tbm sobra um montao de caquis essa é uma bela alternativa! bjos

    ResponderExcluir
  2. suzie gostei dessa alternativa...é que no sitio do meu pai tbm sobra um montão de caquis que nem os passaros dão conta de comer...farei com certeza! bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi!Me chamo Rosa. Procurando massa para pizza encontrei a sua, fiz, adorei, repeti, repeti, repeti...
    Super fofa, delícia.
    Com isso seu blog é agora meu livro de receitas mais procurado.
    Grande abraço, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi, sou Rosa!Adorei sua massa de pizza. Fiz, gostei, repeti, repeti, repeti...
    Nossa quantos elogios!!Sigo utilizando suas receitas e...na mosca sempre saem ótimas.
    Grande abraço, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. @Anônimo,
    Não entendi a sua pergunta sobre a água. Você está falando sobre a água na receita ou o suco dos caquis? Por favor, elabore a sua pergunta para posso ajudar.

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.