08 janeiro 2008

Paixão pelas Panelas de Ferro













Estou louca pelas minha panelas de ferro fundido. Não sei cozinhar sem elas. Cada uma tem o seu lugar na minha cozinha para fazer os seus deveres. Tenho uma panela pequena para fazer o arroz, uma mais alta para o feijão e a frigideira para assar o alho e fazer o ovo da minha filha.

Quando conheci o meu marido Alex, reparei logo que ele tinha uma panela de ferro bem grande. Foi quando morávamos nos EUA. Ele aprendeu o valor de uma panela de ferro com seu então vizinho Keith, um sujeito de ascendência irlandesa. Recentemente transplantado do Brasil, Alex foi convidado assistir um jogo de beisbol com Keith. Foi durante as finais (World Series) e o tempo já tinha ficado frio. O vizinho, Keith, serviu Irish Stew (cozido Irlandês) com pão. Alex ficou todo contente com a visão do cozido dentro de um panelão de ferro num dia frio assim. Ele logo perguntou, "cadê o arroz?" Naquele dia frio apredeu duas coisas: nem todo mundo come cozido com arroz, e que quis comprar uma panela de ferro igual para poder fazer o cozido no jeito dele.

Usamos a panela que o Alex comprou até hoje. Fazemos além de Irish Stew, outras coisas como estrogonofe, bouef bourguignon e machaca. Esta panela é particularmente especial para mim porque viajei com ela. Pois é...levei-a como carry-on. Antes do 11 de Setembro a aviação permitia essas loucuras e levei-a na minha mala dentro do avião. A panela pesa 4,4kg. Dentro da panela levei frascos e garrafinhas de temperos e óleos. Estava mudando dos EUA para o Brasil e fiquei com medo a não encontrar alguns temperos no meu novo lar. Eram coisas como um molho de pimenta chinesa que somente encontrava em Rosemead, CA , o filépowder de Zatarains e Crystal Hot Sauce de Nova Orleans. Dez anos no Brasil mudaram a minha culinária. Descobri como cozinhar sem aqueles queridos temperos e descobri muitos outros no caminho. Mas, nunca larguei a panela e comprei varias outras muito boas no Brasil.

A praticidade de panelas de ferro é incomparável. É fácil transferir um t-bone ou tarte tatin do fogão ao forno. O ferro é excelente condutor de calor. Mantendo o calor, as panelas continuam cozinhado mesmo depois de tirá-las do fogo.

As panelas de ferro melhoram com tempo. Usando a panela com frequência ela desenvolve uma camada protetora e vira antiaderante. Ferro foi o primeiro non-stick! A minha mãe usa uma frigideira que tem mais de oitenta anos. Era da minha bisavó. Imagine a quantidade de ovos estrelados feitos nela!

Uma panela de ferro é quase indestrutível. Mas assim como o Super-Homem o ferro tem a sua criptonita: a ferrugem. Antes de usar uma panela nova pela primeira vez, precisa-se tratá-la esfregando-a com uma esponja de aço. Depois de enxaguá-la, seque a panela no fogo do fogão. Quando estiver bem seca, passe uma camada de óleo sem sabor (canola, girassol, etc..) em toda superfície da panela. Coloque num forno baixo por uma hora. A panela está pronta de usar.

Precisa-se tratar a panela depois de cada uso. Existem várias maneiras de cuidá-la. Recomendo lavá-la (até sem detergente, se aguentar) esfregando com uma esponja lisa. Depois secá-la no fogo do fogão. Quando estiver ainda quente, passe o óleo. Não esqueça a tratar a tampa porque também pode enferrujar.

Para saber mais sobre panelas de ferro visite:

Lodge Manufacturing: America's Original Cookware
NPR: a filha em busca de banha de carneiro para tratar a panela querida da mãe
The Splendid Table: como tratar panelas de ferro

6 comentários:

  1. Eu fou fã destas panelas, mas a dificuldade que tenho é de encontrar sem alça de madeira, nenhum vendedor consegue me dizer se as panelas com alça de madeira podem ir ao forno. Para curar eu lavo, passo óleo e levo ao forno de cabeça para baixo num papel alumínio e deixo uma hora, ela fica parecendo que tem anti-aderente, hehe. Esta sua maior da primeira foto, deve ficar ótima com um cornbread... :-)

    ResponderExcluir
  2. Hummm...lembrei dos arroz de carreteiro que meu avô fazia....o de salame italiano então....ficava divino na panela de ferro!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Suzie, parabens pelo blog!! Tambem tenho panelas de ferro e são incomparáveis. COmprei as minhas no site www.apaneladeferro.com.br , essas já vem pré-curtidas e tem um montão de modelos, fica a dica. bjos
    Ana Silvana

    ResponderExcluir
  4. Oi gente, adorei o blog e assim como voces na minha casa só tem panela de ferro. Sempre compro as minhas no site www.apaneladeferro.com.br e não tem igual. Cris nesse site tem uma que pode ir ao forno porque não tem alça de madeira. Parabens pelo blog.

    bjossss

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    por gentileza: comprei uma panela de ferro num brechó, ela está enferrujada, como faço para deixá-la pronta para uso.

    Magali Portella

    ResponderExcluir
  6. Olá Suzie Castello,
    Eu gostaria de saber se o site http://www.lodgemfg.com/
    Entrega no Brasil?
    Como vc conseguiu comprar a sua frigideira de ferro? Pois é dificil encontrar frigideira com o cabo de ferro como a sua.

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.