20 janeiro 2008

Petit Gateaux


A minha busca constante de melhorar o Da Minha Cozinha recentemente me levou a pesquisar em duas áreas: a procura de melhorar a fotografia do site e a fazer algo bom de chocolate.

Na parte da fotografia, recebi uma ajuda enorme através do site Comensais (um site genial de culinária e gastronomia que recomendo muito). Comensais fala da fotografia de Lara Ferroni dos sites (ambos em inglês) Cook and Eat e Still Life With...Cook and Eat e um site maravilhoso de culinária cheio de fotos para comer. Still Life With... explica como fazer as fotos para comer. Devorei o conteúdo dos dois sites. Agora vou tentar aplicar o que aprendi.

Na busca de um boa receita de chocolate procurei fazer uma sobremesa que sempre como em restaurantes mas nunca fiz em casa: o petit gateau. As origens do petit gateau não são claras, mas todas as fontes que pesquisei concordam que não é uma receita francesa. É ou norte americana ou brasileira (como o primeiro avião), provavelmente aconteceu do acidente em algum restaurante dando resultados surpreendentemente gostosos (que qualquer criança de 10 anos que não tinha paciência de esperar o brownie terminar a cozinhar já sabia!)

Encontrei mil receitas de petit gateau na internet. Desenvolvi a receita abaixo adaptando duas receitas, a do Olivier Anquier (veja o filme bacana) e do The Joy of Baking.


Na hora de fotografar o petit gateaux fiz um arranjo num prato como se fosse apresentar num restaurante. Passei cacau no prato. Enfeitei com cerejas frescas. A segunda apresentação que fiz foi bem mais simples, mais caseira. Dexei os gateaux nas forminhas e os arrumei com colheres. Na minha opinião, a primeira presentação ficou forçada resultando em uma imagem esquisita quando fotografada. Parece um alienigina ou algo obsceno! A segunda apresentação ficou uma graça. Simples e atraente. Não sei se foi a minha imaginação mas a de forminha ficou mais prazerosa de comer. Obrigada Lara Ferroni.


rende 4 ou 5 petit gateaux

250g de chocolate meio amargo
100g de manteiga sem sal
3 ovos
3 gemas
1/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de farinha de trigo

manteiga e cacau em pó para untar as forminhas.

Pode usar forminhas de suflê ou até forminha de muffin.

Esquente o forno alto. Unte as formas com manteiga. Polvilhe cacau na manteiga (se não tiver cacau pode usar açúcar granulado ou farinha de trigo). Derreter em Banho-Maria no fogão (ou no microondas) o chocolate. Adicione a manteiga. Misture bem até o chocolate ficar brilhando. Remover do calor.

Numa outra vasilha, misture os ovos e as gemas. Adicione o açúcar e bata bem até a mistura ficar bem amarela e cremosa.

Para juntar a mistura de chocolate à mistura de ovos tem que tomar muito cuidado para não cozinhar os ovos. Senão vai fazer omelete de chocolate! Adicione um pouquinho da mistura dos ovos ao chocolate misturando constantemente. Depois, adicione aos poucos a mistura de chocolate à mistura dos ovos. Faça isso aos poucos, misturando sem parar. (Pode ser que vá precisar de três mãos...) Misture bem a mistura incorporando os ovos e chocolate. A mistura deve continuar brilhando. Adicione aos poucos a farinha de trigo.

Encha as formas. Nesta etapa, pode guardar os petit gateaux nas forminhas cobertas com plástico na geladeira até a hora de servir (podem ficam na geladeira até 2 dois dias), ou pode assar direto.

Asse num forno quente uns 10 minutos. O tempo varia muito dependendo da forminha e da temperatura da massa, então fique de olho o tempo todo. Massa saindo da geladeira precisará assar mas tempo. Os gateaux estão prontos quando a massa cresce um pouco e começa formar uma crosta. Os gateaux podem até rachar um pouco.

Retirem do forno. Passe uma faca em volta de cada gateau. Solte virando a forminha de cabeça para baixo por cima do prato de servir. Cuidadosamente retire a forminha. Ou, faça como eu e sirva na forminha com uma colher.

10 comentários:

  1. Suzie, há cerca de duas semanas descobri o seu blog e virei visitante assídua. Adoro suas receitas e a simpatia com que você as escreve (aliás, seu português está muito bom!).

    Os bolinhos ficaram com uma aparência incrível! Mas concordo com você, gostei mais da foto nas forminhas, com a colher.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que delícioso pecado! As fotos estão um arraso. :)

    ResponderExcluir
  3. as ftoos dspotinhos estão mto mais bonitas! e seus potinhos por sinal são uma graça! a receita está super bem explicadinha..sucesso garantido1 olha ai vai uma dica, asse um de teste, pra saber qtos minutos esatos seus bolinhos levarão para assar...assim nao corre o risco de ter cupcakes! bjos

    ResponderExcluir
  4. Laila,
    É verdade. Até assei um primeiro que não assou suficientemente (pouco tempo;forno ainda não muito quente) e quando virou - sshhplot! Um laguinho de chocolate no prato e um pedacinho de crosta assada flutuando no meio. Parecia um pato. Comi. Fou uma delicia. Mas, é muito boa ideia assar um para acertar o tempo e a temperatura.
    Beijos -

    ResponderExcluir
  5. ah meu deus!!! era isso que eu estava precisando!!! :)
    eu sou apaixonaderrima por petit gateau.hum, delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. depois de assado qto tempo posso conservar e onde?

    ResponderExcluir
  7. Andava à procura de receitas de petits gateaux e encontrei esta. Adoro. O mais difícil é acertar com a temperatura do forno e o tempo, os últimos que fiz queimaram por cima, ficaram crus por dentro...

    http://joanacomepapa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Muito Bom! Fiz com 300g de chocalate e ficou mto bom, super cremoso no centro.

    ResponderExcluir
  9. Vi seu blog referente ao cupcake de petit gateau, mas tenho umas dúvidas, se possivel, poderia responde-las?
    Quero vender e deixar em esposição nos mercados, mercearias, ect...
    Acontece que a massa do cupcake duram 3 dias após colocar a cobertura e isso é ruim, pois expor 3 dias no mercado numa grande quantidade, terei prejuízo se não for vendido.Então pensei, quais massas de chocolate podem ser colocadas na geladeira: Petit Gateau- por tanto cupcake de petit gateau.
    - Será que funciona?
    - Quanto tempo dura na geladeira sem a cobertura?
    - Com cobertura de ganache quanto tempo dura?
    - Sua consistência continuará a mesma?


    Por favor, me ajuda nessas dúvidas, gostaria muito de vender cupcakes de petit gateau, mas com durabilidade de 10 dias nas geladeiras.
    Tem dicas?

    ResponderExcluir
  10. Urgente! Se deixar na geladeira de um dia pro outro ainda fica gostoso?

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.