06 janeiro 2008

Rosbife com Crosta de Mostarda


No verão adoro fazer rosbife. Ligo o forno cedo de manhã, nas horas mais frescas para assar uma maminha ou uma picanha. Depois de assar e esfriar, eu guardo o rosbife na geladeira para comer frio com uma salada no almoço, ou num sanduíche improvisado à noite. Assim evito esquentar a casa durante as horas mais quentes do dia. Costumo fazer esta receita com maminha de alcatra. Recomendo retirar a maminha da geladeira 20 minutos antes de cozinhar.

A maminha de alcatra no Estados Unidos é conhecida como tri-tip.

1 maminha de alcatra de não mais quer 1.5kg

¼ xícara mostarda tipo dijon em grão

2 colheres de sopa molho inglês

2 colheres de sopa pimenta do reino moída na hora

azeite

Esquente o forno médio-alto. Limpe bem a maminha tomando cuidado a manter a manta de gordura, se tiver ainda. Faça cortes diagonais na manta de gordura para que não encolha. Numa tigela, combine a mostarda, o molho inglês e a pimenta do reino. Esfregue esta mistura na maminha toda. Despeje um fio de azeite nos dois lados da carne. Esquente uma frigideira bem grande que caiba a maminha e que possa colocar no forno. Quando a frigideira estiver bem quente coloque a maminha gordura para baixo. Quando o lado de gordura estiver dourado (5-8 minutos), vire a maminha para dourar o outro lado. Coloque a maminha no forno mais 30 minutos para terminar o cozimento. Faça o teste do dedo para verificar o cozimento (pressione a parte mais grossa do rosbife, se estiver mole, igual gelatina, continue assando. A carne está ao ponto quando ao pressioná-la com dedo, ela resista.)

Retire do a carne forno e transfira o rosbife para uma tabua para descansar. Depois de esfriar completamente, embrulhe e guarde na geladeira até a hora de servir.

Um comentário:

  1. A minha receita de rosbife à inglesa é bem parecida com a sua. Delícia, nê...? :-)

    Beijos.

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.