A tradição francesa virou brasileira de vez com esta
recheio
2 mangas
2 colheres de sopa açúcar mascavo
massa
50g castanha de Pará sem casca
1 xícara farinha de trigo
100g manteiga sem sal
pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar
3 colheres de sopa água fria
Para fazer a massa
Numa frigideira toste as castanhas uns 5 minutos, virando-as rapidamente para que não se queimem. Transfira as castanhas a um processador. Bata no processador até virar pó. Adicione a farinha, manteiga, sal e açúcar. Bata até formar um farelo. Adicione a água e bata até formar uma bola. Esfrie a massa na geladeira até a hora de usá-la.
Para fazer o recheio:
Esquente o forno médio-alto. Descasque as mangas. Corte em pedaços compridos e finos do tamanho de um dedo. Numa frigideira (que também possa no forno) derreta o açucar mascavo. Retire do fogo. Arrume os pedaços de manga por cima do açúcar. Abra a massa num círculo maior do que a frigideira. Arrume a massa por cima da manga dobrando o excesso. A torta é rústica então não importa se a massa fica irregular. Importa cobrir toda a manga.
Coloque a frigideira no forno. Asse 15 minutos ou até a massa fica dourada. Retire do forno e imediatamente transfira ao prato de servir. Para transferir a torta, coloque o prato cabeça-para-baixo em cima da frigideira. Cuidadosamente (usando luvas para não queimar as mãos) vire a frigideira e o prato juntos. Depois, lentamente, retire a frigideira. Se algum pedaço de manga deslocou, coloque-o no lugar. Não esqueça que tudo é muito quente! Sirva quente ou morna com uma bola de sorvete.
A Tatin aprecio quente, morna ou gelada! Ótima idéia o uso da castanha do Pará!
ResponderExcluirbjo,
Nina.
amei sua versão! ficou linda! eu fiz uma vez uma de nesperas...adorei...e coloquei lá no blog...são infinitas a spossibilidades! bjos
ResponderExcluir