28 fevereiro 2008

Bolo de Cenoura à la Americana


Bolo de cenoura nos Estados Unidos e bolo de cenoura no Brasil são coisas totalmente diferentes. O brasileiro, que eu amo, tem uma textura de pão de ló e uma cobertura de chocolate. Fico louca pelo jeito que o chocolate entra pelos furinhos do bolo, deixando-o muito úmido. Mas quase todo mundo que me lê, imaginei, já sabe como fazer aquele bolo de cenoura brasileiro.

O bolo de cenoura americano, por outro lado, é totalmente diferente. Nessa época do ano algo desperta dentro do meu DNA me dizendo que é a hora de fazer este bolo de cenoura. Deve ser o mesmo gene que me guia a comprar abóboras em Outubro. O bolo é mais rústico porque as cenouras são raladas mais grossas e a massa leva passas e nozes. O bolo também sai muito úmido. A cobertura, feita de creme de leite e cream cheese, fica meio azeda e combina muito bem com as passas, nozes e especiarias do bolo.

A minha família tem uma longa tradição com este bolo. Sempre alguém o faz para a Páscoa, um chá ou mesmo uma festa de aniversário. A minha prima gosta tanto dele que o fez para o seu casamento.

A receita é muito fácil, nem precisa tirar a batedeira do armário. Para a cobertura é preferível usar limão siciliano. Senão tiver, use o limão Tahiti.

para o bolo:
1 xícara de açúcar granulado
1 xícara de açúcar mascavo
1 1/2 xícaras de óleo (canola, girassol ou milho)
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo comum
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de noz moscada
1/2 colher de chá de pimenta da Jamaica
500g de cenouras descascadas e raladas
100g de nozes cortadas em pedaços
100g de passas de uvas brancas

para a cobertura:
500g de açúcar de confeiteiro
300g de cream cheese, em temperatura ambiente
100g de manteiga, em temperatura ambiente
suco de um limão
raspas de casca de limão
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte três formas redondas de 22 cm. Forre o fundo das formas com papel manteiga, untado-o em seguida.

Numa vasilha grande misture os açucares e o óleo. Adicione os ovos um de cada vez, misturando bem. Numa outra vasilha combine a farinha de trigo, o fermento em pó, sal, canela, noz moscada e pimenta da Jamaica. Peneire e adicione essa mistura à mistura de açúcar e óleo. Misture até formar uma massa. Adicione as cenouras, nozes e as passas e misture.

Despeje a massa nas três formas. Asse por mais ou menos 45 minutos ou até as beiradas começarem a encolher e um palito inserido no meio sair limpo. Esfrie os bolos nas formas por 15 minutos. Retire os bolos das formas e deixe-os esfriar completamente.

Para fazer a cobertura, misture o açúcar de confeiteiro, o cream cheese, a manteiga, o suco de limão e as raspas da casca de limão. Misture até formar uma pasta lisa.

Para montar o bolo, coloque um bolo num prato. Coloque uma camada de cobertura por cima do bolo. Repita com os outros dois bolos. Pode preparar o bolo com até dois dias de antecedência. Guarde o bolo coberto num lugar bem fresco ou na geladeira.

10 comentários:

  1. SUZIEEEEEEEE por favor nao me tentes dessa maneira!!!!está tão lindo esse bolo, e a foto com as hortencias um charme!!!

    amei! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzie,
    nossa, que lindo o seu bolo de cenoura!!! PRa te ser sincera, nunca comi, nem o brasileiro, muito menos o americano!!! Alias nunca fui chegada em bolo nao. SO passei a comer doces de uns tempos pra ca, depois que me mudei pra Alemanha, porque qdo morava no Rio era tudo basicamente a base de frutas!!!
    Adorei o seu blog!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Moro nos U.S.A. ha 4 anos e meu marido sempre falava do bolo de cenoura da mae dele e um dia fiz achando q era = o do Brasil e ele achou estranho e disse q aquele n era bolo de cenoura, foi engracado, depois comi o da mae dele e ela disse q ela sabia fazer o melhor bolo e agora fiz sua receita e ficou maravilhooooso, ele adorou e fiz tbm o brownie.
    Adorei seu blog e agora sempre q quero receitas americanas procuro no seu blog...
    Bjs
    Marli Markow

    ResponderExcluir
  4. Olá Suzie,
    fiz o bolo, aqui em casa, no Natal e foi um sucesso. Porém, tenho algumas dúvidas. A quantidade que vc passou na receita só deu para dois bolos em forma de 23 cm. O que deu errado, já que ofermento era novo? Consegui a pimenta da jamaica, mas não foi fácil encontrá-la aqui em Londrina, onde moro. Troquei o cream cheese por uma mistura do mesmo (50% da quantidade recomendada + requeijão+ creme de leite. Também diminui a quantidade de açúcar, pois considerei que ficaria muito adocicado para o gosto da minha família. Aumentei a quantidade de limão. Ficou mais azedinho, com um crema açucarado. O contraste de sabores ficou muito bom! O bolo acabou rapidinho.
    Arrumei com hortências, como você fez, mas não tinha a mesma produção.
    Enfim, fiquei feliz por ter aprendido mais uma recita interessante, que me fez aprender coisas novas...pimeita da jamaica..humm..foi uma sensação aqui em casa.
    Um bom ano de 2009,
    Lúcia Glicério.
    Ps: Gostaria de mandar a foto do bolo. para vc publicar, mas não sei como fazer. Seria possível?

    ResponderExcluir
  5. @Lucia,
    Estou muito elogiada que você escolheu a minha receita para incluir no seu Natal. Que honra!

    Acho que os meus bolos ficaram maiores porque uso o "olhometro" para medir os nozes e cenouras. Acho que acabo colocando mais um pouco do que a receita pede. Também cenouras variam muito em humidade, dependendo da epoca do ano, etc.... isso tambem pode alterar a quantidade de massa. Graças a Deus foi um sucesso.

    Na minha culinária, a pimenta jamaica faz parte de uma mistura de especiarias que uso em receitas de torta de maçã, torta de pera e torta de abóbora, ou outra receita semelhante. Essa mistura normalmente inclua canela, noz moscada, cravo e as vezes cardamomo. A mistura fica um pouco mais interessante do que somente canela e noz moscada.

    Quero ver a foto! Mande para daminhacozinha(arroba)gmail.com.

    Obrigada Lucia, e Feliz 2009.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Olá Suzie,
    Ao ler sua resposta, em voz alta, para meus filhos e meu marido, ouvi uníssono um "faça de novo", para podermos saborear o bolo e a pimenta da jamaica...rs
    A escolha para o nosso Natal foi em função dos sabores, ou seja, os ingredientes da receita têm o gosto das iguarias natalinas: passas, nozes e, a mistura de esperiarias. Quando disse para minha mãe que eu iria fazer bolo de cenoura, ela torceu o nariz e disse: " ...não gosto de bolo de cenoura". Então, disse que esse era diferente e dito e feito! Não sobrou uma raspinha de cenoura...
    Adorei seu blog, as receitas, dicas e outras coisas...Depois que o conheci, passei a frequêntá-lo a miúde...
    Vou mandar a foto!
    Abraços,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  7. Cadê o creme de leite na receita?
    Vc cita que tem e depois ele nao aparece...:-(

    ResponderExcluir
  8. @Rosangela,
    Desculpe. Realmente, no texto falei do creme de leite, mas na receita não coloquei. Recomendo fazer a receita como está escrita, sem creme de leite. Se quiser uma cobertura mais solta, mais liquida, pode adicionar creme de leite. Não queria causar confusão. Essa é uma daquelas receitas de família que a gente faz sem seguir a receita.
    Abraço - Suzie

    ResponderExcluir
  9. Imagina...Só queria tirar essa dúvida!!!
    Fiz sem o creme de leite e realmente ficou maravilhoso!!!
    Pensei que estava errado...rs...rs..
    Obrigada pela receita e por esclarecer minha dúvida!!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Imagina!!!Eu só queria tirar essa dúvida.
    Eu fiz sem o creme de leite,sem ter ceteza se era o correto.
    Ficou simplesmente maravilhoso!!!
    Obrigada por tirar minha dúvida e pela receita divina!!!

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.