16 fevereiro 2008

Livro de Mario Batali - de Graça!

A Barilla disponibilizou um livro de receitas de Mario Batali para download. O livro é de graça e ficará disponível até 29 de Fevereiro.

Para fazer o livro The Celebrity Italian Table, Barilla pediu a cinco norte-americanos famosos que falassem sobre comida italiana. O livro mostra Stanley Tucci, Marisa Tomei, Debra Messing, Natalie Portman and Chris Daughtry falando dos seus pratos de massa prediletos. Mario Batali por sua vez, como chef executivo do Babbo Ristorante em Nova York, desenvolveu um menu especial para cada prato. Mas, o livro não é somente de receitas: David Tutera, de GetMarried.com, faz uma decoração de mesa transformando cada prato em uma festa. O livro de 32 páginas é cheio de fotos lindas e idéias criativas.

Fiz o download do livro. Não ia passar numa oportunidade dessas. Mas ao final, gostaria mais se fosse só ele falando de comida italiana. Não me fasina, por exemplo, que Natalie Portman, vegetariana, não coma o macarrão dela com alici.

O demais deste livro são os arranjos de mesa de David Tutera. São totalmente over-the-top. As mesas não são enfeitadas - são carros alegóricos! Uma é montada numa plataforma enfeitada de velas e mascaras de Veneza enquanto toda superfície da mesa é coberta com rosas vermelhas. Uma outra é cheia daquelas garrafas de vinho na cestinha de palha. A minha favorita é uma que foi inspirada pelas colinas sem fim da Toscana. É uma mesa sem fim cheia de uvas e girassóis. Tudo isso para servir um queijo quente de mussarela e um penne pasta com molho de tomate com creme de leite. Nesse sentido o livro é meio "over-produced". Muitas páginas são dedicadas aos arranjos e como criar o ambiente com sugestões de música (Dean Martin, claro) e luz. As receitas são poucas. Admito que gostei da vela dentro do limão siciliano.

Barilla e Batali estão disponibilizando o livro por uma boa causa. Por cada download do livro a Barilla vai doar US$1 ao America's Second Harvest, uma ONG que combate fome nos EUA. É um bom trabalho por uma boa causa.

Ao final, o livro tem umas receitas que achei interessantes: a salada de legumes com queijo de cabra e azeite de pepitas, a torta de laranja Caprese e o bolo de chocolate de Abruzzo-Parozzo. O livro valeu a pena? Claro! É alegre, divertido e cheio de criatividade - e é de graça!

3 comentários:

  1. ai q bacna essa sua dica Suzie!!mto obrigada!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Vou ver se consigo fazer algum dos pratos que indicas aqui no blog.

    Não sou grande mestre na cozinha, mas vou tentar.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderExcluir
  3. @Laila
    Obrigada, acho que você vai gostar.

    @Marco
    Bem Vindo a bordo!

    Beijos

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.