12 março 2008

Biscoitos e Memórias da Páscoa


A Páscoa está chegando! Os ovos de chocolate já estão pendurados em cada supermercado, padaria e loja na cidade. Graças aos meus filhos já sei quase todos os tipos de brindes nos ovos deste ano. Sei que o ovo de Hi Hi Puffy AmiYumi vem com um radio que é "quase igual" um mp3, e o do Ben10 vem com um relógio que transforma o dono em um alienígena. Eu gostei o do Batman que vem com um boneco do Batman que voa de verdade. Sei que os meus filhos gostam de ganhar o chocolate mas, é o brinde que realmente lhes interessa.

Depois de ganhar os ovos que o coelhinho deixou na nossa casa, a casa da vovó, a casa do tio e a casa da dinda...as crianças estão felizes com os brindes e temos mais chocolate do que podemos comer. Eu acabo guardando a maioria do chocolate no freezer para usar em receitas depois. O chocolate de ovos é excelente para fazer
chocolate chips cookies e brownies.

As Páscoas da minha infância não tinham Batman e Ben 10. Eu e o meu irmão ganhavamos coelhinhos bem pequenos de chocolate. Ovos eram ovos de verdade! Nós tingiamos ovos cozidos numa solução que faziamos em casa. Naquela época os supermercados vendiam sachets com comprimidos de corante. Faziamos uma solução fedorenta de água, vinagre e corante para colorir os ovos cozidos. Ficavamos impacientes esperando que os ovos (que também acheiavamos altamente nojentos e fedorentos) cozinhassem e esfriassem. Era a hora de colorir os ovos! Não tinhamos nenhuma intenção de comer os ovos cozidos. Para mim o delírio era de colorir, esconder e achar os ovos usando o meu vestido novo que a minha avó fazia todo ano. Páscoa Americana = ovos cozidos e roupa nova. No ano que a minha mãe me deu o
DecorEgger pirei de vez! Era uma máquina que pintava ovos com canetas de hidrocor. Deu para pintá-los num colorido xadrez!
Depois da brincadeira a minha mãe fez salada de ovos para os adultos. Quando mudei, já adulta, para o Brasil fiquei encantada com a sensação dos ovos de chocolate. Até hoje eu não entendo como essa mania nunca pegou nos Estados Unidos.
















Páscoa na nossa casa é mais um motivo de fazer biscoitos; essa vez de limão. A massa é perfeita para cortar com as forminhas. A receita é fácil de manusear, especialmente para crianças.


Biscoitos de Limão

rende 45 biscoitos médios
para a massa
1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro, peneirado

200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

o suco de um limão

as raspas da casca de um limão

1 ovo

3 1/4 xícaras de farinha de trigo comum

2 colheres de chá de fermento em pó


para o glacê

2 claras

2 colheres de chá de suco de limão*

350g de açúcar de confeiteiro
corante (líquido ou gel)


*fazemos o glacê substituindo o suco de limão por
limoncello, o famoso liquor italiano de limão

para fazer a massa
Pré-aqueça o forno 180ºC. Numa vasilha grande, misture a manteiga e o açúcar até formar uma massa lisa. Adicione o suco de limão, as raspas de limão e ovo. Misture bem. Numa outra vasilha peneire a farinha de trigo junto com o fermento em pó. Aos poucos, adicione a mistura de farinha à massa, misturando até formar uma massa lisa e uniforme. Coloque na geladeira 30 minutos antes de abrir. Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa com rolo até 1/2cm de espessura. Corte os biscoitos com formas, ou até com a boca de um copo. Asse os biscoitos 180ºC por 8 minutos ou até começarem dourar nas beiradas. Esfrie os biscoitos totalmente num rack antes de enfeitar com glacê.

para fazer o glacê
Numa batedeira, ou numa vasilha grande batendo com fuê, bata as claras com o suco de limão. Bata somente até ficar uniforme. Não é necessário fazer merengue. Peneire o açúcar e o adicione às claras aos poucos, batendo levemente o tempo todo. Separe o glacê em potes diferentes, um para cada cor. Adicione os corantes fazendo a cor desejada. Mantenha os potes cobertos com plástico enquanto enfeitar os biscoitos, assim o glacê não endurece.

Enfeite os biscoitos como quiser, usando um saco com bicos diferentes usado para confeitar bolos, ou simplesmente com uma colher de chá. Os meus filhos de 6 e 8 anos ainda preferem usar a colher.

Depois de enfeitar os biscoitos, deixe esfriarem num lugar sem umidade até o glacê endurece. Depois do glacê secar você pode guardar os biscoitos numa vasilha com tampa por uma semana. Acho ficam bons ainda. Os biscoitos em casa somem depois de algumas horas!

4 comentários:

  1. suas estoris são smepre deliciosas...adoro!!!

    sabe qem casa guardavamos as cascas dos ovos q pacientemente eram quebradas só no fundinho, lavávamos bem, pintavamos e depois rechavamos com amendoim doce, o buraco era vedado com um pedacinho de papel manteiga e esse era o delirio da pascoa(isso aprendemos com uma amiga gaucha), antes a sensação eram as trilhas de ovinhos q meus pais espalhavam pela casa toda pra chegar enfim no ovão...

    uma delicia!!! assim como esses maravilhosos biscpoitos...o uso do limoncello é sensacional!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. ofereceram-me uns cortadores de bolachas lindos, com formas Pascais... acho que vou usar esta tua receita para estreá-los....

    ResponderExcluir
  3. @Laila
    Que delicia! Que tradição gostosa.
    Os biscoitos também pode fazer com raspas e suco de laranja e cointreu ou triplesec. Nada ruim!
    beijos -

    @Risonha
    me fale depois como ficarem os biscoitos!
    Beijos -

    ResponderExcluir
  4. sera q da pra fase de chocolate tambem seria um delicia

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.