27 março 2008

Bons Companheiros



Com o tempo esfriando e o ritmo do dia-a-dia acelerando, recentemente me achei procurando por um bom cafézinho ou cházinho da tarde. Fiz dois bons companheiros de ambos. Para tomar com chá fiz os famosos madeleines de Commercy que Proust tanto escreveu a respeito. Além das boas referencias literárias, podem crer que esses bolinhos são favoritos aqui em casa também. Para acompanhar o café fiz ainda uma experiência: um biscoito amanteigado com toque de laranja e cardamomo.



Primeiro a experiência. Quis um biscoito meio picante para tomar com expresso. Acho o sabor forte do café pede um companheiro do mesmo porte. Sempre gosto da idéia de cítrico, então resolvi fazer com laranja; mas, queria ainda algo mais. Canela não ia alcançar o meu objetivo. Viajei imaginando um biscoito com toque de pimenta do reino ou cayenne, mas temia que esses sabores me levariam ao caminho salgado. Porém, não queria isto. Queria um biscoito levemente doce que não amarelava ao lado do meu expresso e que me levantava do marasmo da tarde. Teria que ser cardamomo.

Fiz o biscoito em dois formatos: alguns cortados com forminhas bem miúdas em formato de flor e de borboleta. Alguns outros fiz pressionado a massa dentro de forminhas de bolinhos, tipo copinhos cestavados.

Biscoitos Amanteigados de Laranja e Cardamomo
rende aproximadamente 45 biscoitinhos

125g farinha de trigo
75g farinha de arroz
75g açúcar
125g manteiga sem sal
1 colher de sopa de suco de laranja
raspas de casca de laranja
1 colher de sopa de cointreau
as sementes de 4 vagens de cardamomo, moídas
açucar e canela para polvilhar

*usei uma farinha que é uma mistura de farinha de arroz , fécula de batata e fécula de mandioca.

Pré-aqueça o forno 180
ºC. Numa vasilha grande peneire os ingredientes secos. Adicione a manteiga em pedaços pequenos. Esfregue a manteiga e as farinhas juntas para fazer um farelo. Adicione o suco de laranja, raspas de casca de laranja, o cointreau e o cardamomo. Misture bem sovando para formar uma bola. Você pode abrir a massa com rolo numa superfície enfarinhado e cortá-la com forminhas. Se não tiver forminhas, você pode enrolar a massa formando uma minhoca e cortá-lo em discos. Coloque os biscoitos numa assadeira untada. Asse 15 minutos ou até ficarem dourados. Deixe os biscoitos esfriarem antes de retirar da assadeira. Polvilhe com açúcar e canela. Guarde num pote por até 3 dias. Se quiser, pode fazer a massa para congelar por até 3 meses.



Um clássico do nosso chá da tarde em casa é essa receita de madeleines. São bolinhos que se come como biscoitos. Uma madeleine é a companheira perfeita para um bom cup'a tea, ou seja o meu Earl Grey com leite e açúcar. Prometo, é super gostoso com qualquer chá que você goste de tomar - erva doce, preto, camomila, carqueija, flor de hibisco, chai, etc...As madeleines tradicionalmente são feitas em formato de conchas, mas você pode fazê-las também em formato de muffin. Essa receita é da Julia Child.

Madeleines
rende 24 madeleines

para preparar as formas
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga derretida

para a massa
2 ovos
2/3 xícara de açucar
1 xícara de farinha de trigo
150g de manteiga sem sal, derretida e esfriada
raspas da casca de um limão siciliano
suco de um limão siciliano
1/2 colher de chá de baunilha
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Pré-aqueça o forno 180ºC. Num copo para medir bata os dois ovos. Coloque 1/4 de xícara dos ovos batidos numa vasilha grande. Adicione o açúcar e uma xícara da farinha. Misture muito bem. Deixe descansar por 10 minutos. Enquanto prepare a mistura para as formas combinando a colher de sopa de farinha com a manteiga derretida. Pincele as formas com essa mistura. Adicione o resto dos ingredientes à massa. Coloque a massa nas formas e asse por 15 minutos ou até que comecem a dourar nas beiradas. Retire do forno e retire as madeleines das formas. Depois de esfriarem completamente, polvilhe as madeleines com açúcar de confeiteiro. Madeleines congelam muito bem.

7 comentários:

  1. suzie lindas ambas sugestoes...bjs

    ResponderExcluir
  2. Deu até vontade de fazer uma bolachinha com cardamomo, eu adoro, gosto de colocar umas sementinhas no filtro quando vou coar o café. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. E olha que eu estava procurando exatamente por uns biscoitinhos como esses para Dia das Mães! Obrigada por partilhar!
    Bjs,
    Andrea

    ResponderExcluir
  4. Olha eu aqui de novo! ;-) Fiz a receitinha dos biscoitos e ficou deliciosa! Só tinha em casa cardamomo já moído e por isso tive que estimar a quantidade. Ficou muito bom! Vou postar mais adiante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. @Andrea
    Que bom você fez os biscoitos e ficou feliz com os resultados! Tenho uma pergunta do cardamomo: qual é a quantidade você usou? 1/2 colher de chá, 1/4 de chá, uma pitada? Acho que 4 vagens faz 1/4 de uma colher de chá, mas as vagens não são uniformes. Gostaria colocar a media na receita para quem estar na sua situação, com cardamomo moído em casa.
    Obrigada Andrea!
    Beijos -
    Suzie

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzie!
    Desculpe-me por responder só agora. Eu não tinha lido a sua pergunta antes. Olha, eu só usei 1/2 de colher de chá de cardamomo moído e ficou um gosto muito suave. Para quem gosta do sabor mais acentuado do condimento, deve colocar mais.

    ResponderExcluir
  7. ....suzie, que primor, remete aos tempos românticos e a nossa imaginação começa a correr e dá vontade de ir longe a sonhar, mas quero acordar e perguntar se conhece alguém que aceita encomenda para festas, casamentos, aniversários, grata. itamara

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.