13 março 2008

Canapés de Salmão Defumado


Uma sugestão para começar um almoço ou brunch elegante na Páscoa ou na Paixão é um canapé de salmão defumado. São crocantes, salgados, cremosos, frescos, deliciosos e leves- uma festa na boca! Pensei em fazer esse canapé porque, por sorte, encontrei no hortifruti o melhor amigo do salmão, o aneto fresco. Os ramos vierem com as raízes então plantei metade na horta e usei o resto na cozinha. A combinação de aneto fresco e salmão suntuoso é tão perfeita quanto sálvia e burro (manteiga) ou peanutbutter e jelly. Para as torradas usei um pão preto é tipo alemão feito numa padaria local.

Costumamos comer esses canapés com mimosas, num brunch. Para fazer uma mimosa, simplesmente encha uma taça de champagne com partes iguais de vinho espumante e suco de laranja.


A preparação dos canapés é tão fácil e rápido como a da mimosa. Pode usá-la para fazer canapés do tamanho de um bocado em torradas (o que chamamos no EUA de "bite size") ou em fatias de pão maiores para sanduíches abertos. Um sanduíche desses equivale a uma refeição leve.

rende 8 canapés médios ou 2 sanduiches robustos

100g salmão defumado
3 colheres de sopa de cream cheese
3 colheres de sopa de creme de leite fresco
As folhas de 1 ramo de aneto fresco, picadas
mais folhas de aneto para enfeitar os canapés
1 cebola pequena fatiada em rodelas finas
pimenta do reino rosada em grão
fatias de pão preto, torradas

Misture o cream cheese, creme de leite e folhas de aneto. Coloque uma colherada bem pequena na torrada. Arrume a fatia de salmão por cima do creme. Coloque mais uma colherada de creme por cima do salmão. Enfeite com pedaços de cebola, folhas de aneto e grãos de pimenta de reino rosada.

Você pode preparar o creme e as torradas com até 1 dia antecedência e monte os canapés até 30 minutos antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seus comentários são sempre bem vindos.