14 março 2008

Carré de Cordeiro com Purê de Batata Baroa


Servir cordeiro é tradicional na Páscoa. Mas, eu não espero a Páscoa para comer cordeiro. Faço freqüentemente porque é delicioso e muito fácil de preparar. É o prato perfeito de fazer para um grupo pequeno de amigos. Virou um dos meus pratos prediletos. Tem gente que sonha com fada açucarada. Eu sonho com duas costeletas dançando um jig.

Eu comprei um "carré francês" de cordeiro que veio quase limpo. Só precisava "francesar" o carré, ou seja remover a gordura em volta e a carne entre as costelas. Não joguei nada fora; guardei esses restinhos no freezer para uma futuro receita de patê. Para ver como "francesar" o carré assista este video, ou você pode pedir o açougueiro para limpar um para você. O video do Chef Gerald Hirigoyen do Cooking.com mostra uma receita completa de carré de cordeiro que parece bem gostoso. A receita que segue pede os dois carrés do cordeiro. Sugiro servir com um purê de batata baroa (mandioquinha) e uma salada simples de verduras escuras com ameixa fresca, figo ou pêra, dependendo da época. Quando fiz o prato para a foto, ainda tinha ameixas boas, mas, parece que estão no final da época.

Carré de Cordeiro Assado
para 4 pessoas

2 carrés de cordeiro
2 cebolas
ramos de alecrim
ramos de tomilho
sal
pimenta do reino preta, moída na hora
pimenta do reino rosa, moída na hora
azeite
1/2 vinho branco
1/2 caldo de galinha ou vitela

Pré-aqueça o forno bem alto (
260ºC). Limpe os carrés à la francesa (ver acima). Tempere com sal, as duas pimentas e as folhas de alecrim e tomilho. Esfregue os carrés com azeite. Descasque e parte as cebolas pela metade. No meio de um tabuleiro ou uma frigideira que possa ao forno coloque as cebolas formando uma linha do comprimento dos carrés. Encoste os carrés em cada lado da cebola com os lados mais carnudos para dentro. As cebolas vão servir com um apoio para que os carrés fiquem em pé com os ossos intercalados como os dedos de duas mãos. Os carrés formam um túnel com as cebolas escondidos por dentro.

Asse os carrés no forno a 260
ºC por 10 minutos. Abaixe o forno até 200ºC por mais 25 minutos ou até que a carne resista um pouco quando tocar com um dedo. Retire do forno transferindo os carré para uma tábua, para descansar. Guarde os líquidos que os carrés soltam para adicionar ao molho.

Para fazer o molho, leve os líquidos do fundo do tabuleiro ou frigideira ao fogo . Adicione o vinho branco. Raspe para soltar tudo que grudou no fundo. Adicione 1/2 caldo de galinha ou caldo de vitela. Adicione ramos de tomilho e reduza um pouco o molho. Adicione a manteiga. Misture depois de retirar do fogo.

Parta os carrés fazendo cortes entre cada costela. Sirva com purê de batata baroa e molho por cima.


Purê de Batata Baroa
para 4 pessoas

1kg de batatas baroa
2 colheres de sopa manteiga
até uma xícara de leite integral
sal
pimenta do reino, moída na hora
noz moscada



Lave, descasque e corte as batatas em cubos de 2cm. Numa panela grande, cubra as batatas com água fria. Num fogo brando leve até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe até as batatas desmancharem. Escorra e amasse as batatas. Adicione a manteiga. Misture bem até o purê ficar cremoso. Adicione o leite aos poucos até chegar na textura desejada. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Para manter quente até a hora de servir, você pode guardar o purê no calor do forno enquanto o carré descansa.

Purê de batata baroa é um acompanhamento excelente para um tornedô de filet mignon ou bife de tira.

2 comentários:

  1. I miss batata-baroa!!
    Estou com desejo de comer pure de batata-baroa e nao tem aqui na California para comprar. Ai, ai!

    ResponderExcluir
  2. adoro sua receita, já fiz várias vezes
    e sempre venho aqui no site para consultar
    antes de fazer.

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.