19 abril 2008

Pasta - Fazendo Massa Caseira Italiana

Pin It

ravioli feito com massa caseira

Massa fresca é uma tradição italiana antiga. Mais velha do que o macarrão que o Marco Polo trouxe das viagens pela Ásia. Não existe uma receita correta. Cada região tem uma especialidade e os aderentes e os infiéis que observam ou quebram a tradição. Dito isso, posso então falar como faço massa fresca bem como o meu método. Quem come ama. Mas, pode ser diferente de algumas tradições italianas.

massa caseira feita somente de ovos e semolina
Tenho duas receitas de massa fresca, a que leva ovos e a que leva água. A que leva água uso para fazer massa que não se estique no cilindro, como pici e orecchiette. A outra receita leva ovos que aqui vou usar para fazer fettuccini, ravioli e rondele. A receita leva um ovo para cada 3/4 xícara (ou 100g) de farinha. Essa quantidade pode mudar um pouco dependendo do tamanho dos ovos e a umidade do ambiente. Se o ambiente estiver mais úmido, usa-se mais farinha. Também uso o ovo para calcular a quantidade de massa para fazer. Calcule um ovo por cada pessoa. Massa para 4 pessoas: 400g de farinha e 4 ovos.

Com uma receita tão simples (leva somente dois ingredientes) o resultado final depende muito da qualidade dos ingredientes.
no início a massa é dura, mas fica macia quando passar no cilíndro


A farinha
Uso 100% farinha de semolina ou 50% farinha de semolina e 50% farinha de trigo comum. Eu gosto do sabor e a textura de semolina. Acho que compensa a falta de sabor das farinhas de trigo industrializadas. Se tivesse acesso às farinhas de trigo artesanatos da Itália eu as usaria, mas aqui no Brasil ou quando morava nos EUA tive resultados melhores com o grano duro. Claro se que pode fazer a massa usando 100% de farinha de trigo comum se não encontramos farinha de semolina. Uso farinha de trigo comum na área de trabalho e nas minhas mãos e na própria massa para que a não grudar.
passando a massa no cilíndro

Os ovos
A qualidade dos ovos faz muita diferença na qualidade da massa. Ovos verdadeiramente caipiras e bem frescos são essenciais. Se a massa ficar um pouco seca, adicione uma gema a mais. As gemas deixam a massa mais sedosa e saborosa.

De vez em quando encontro ovos de pata em Teresópolis. São maravilhosos para fazer massa. A cor da massa fica até mais dourada e a textura mais sedosa do que a feita com ovos de galinha.
dobrando a massa em três para passa no cilíndro

O equipamento
Faço a massa por cima de uma toalha plástica numa mesa rústica de madeira. Ainda não consegui a arte de abrir a massa fresca com o matterello (o rolo italiano). Dependo ainda num cilindro que se prenda à mesa. Um dia estudarei na Itália para aprender como se estica a massa com aquele rolo gigante de madeira por cima da mesa de madeira até a massa fique quase transparente. Mas por enquanto a massa fica no cilindro e a bagunça por cima da toalha plástica.

O cilindro forma uma folha de massa bem fina e comprida que você pode cortar e formar no tipo de massa que deseje. Pode usar formas para fazer ravioli, cortadoras, e o próprio cilindro corta a massa em dois tamanhos, fettuccini (mas largo) e tagliarini (mais fino).

depois de passar algumas vezes pelo cilíndro a massa fica macia, elástica e pronta para esticar


Fazendo a massa
Na área de trabalho, faça uma bacia com a farinha. Adicione os ovos. Misture com um garfo incorporando a farinha aos ovos aos poucos. Continue até formar uma bola. Sove a bola até que a textura fique sedosa (com a massa de farinha de semolina pode achar isto um pouco difícil). Para ficar mais fácil, divida a bola e sove um pouco de cada vez. Deixe as outras bolas de massa coberta com um pano.

depois de esticar completamente, a massa é pronta para cortar
Usando o cilindro
Depois de sovar a massa alguns minutos, divida a massa em um número de bolas igual ao número de ovos usados na massa. Por exemplo: 4 ovos, 4 bolas. Pegue uma bola (deixando as outras de baixo do pano) e a achate com as mãos. Se você não conseguir achatar suficientemente para passar no cilindro precisa sovar mais a massa. Cada marca de cilindro é diferente, mas normalmente tem um controle de espessura. No meu cilindro o mais grosso é 1. Passa a bola achatada no cilindro 1 uma vez. Dobre a massa em três e passa novamente, e depois dobre e passe de novo. Cada vez que se passa a massa no cilindro ela perde um pouco da textura granulada e começa ficar mais sedosa. É o glutém "acordando" e deixando a massa elástica. Continue mais duas ou três vezes dobrando e passando até a massa começar a brilhar. Agora, ajuste a espessura do cilindro um pouco mais fino (no meu seria o 2). Passe a massa, sem dobrar, nessa nova espessura. Reajuste a espessura e novamente passe a massa. Continue fazendo isso até formar uma folha de massa bem fina e bem comprida. Pode-se inclusive cortar a folha no meio se ficar comprida demais para controlar. Passe um pouco de farinha de trigo nos dois lados da folha para que não grude no cilindro e rasgue. Continue até a folha fique quase translúcida (no meu cilindro é o numero 6).

Para massa recheada (como ravioli ou rondele), deixa a folha de massa esticada na mesa coberta com panos. Para massa cortada sem recheio (como fettuccini ou tagliarini) deixe as folhas esticadas descobertas. Repeta o processo de esticar com as outras bolas.


Cortando a massa
Para fazer fettuccini, tagliarini, pappardelle ou outra massa cortada você pode passar a folha de massa no lado que corte. Se não tiver esse cilindro, ou quiser fazer outro tamanho de fio de massa, você pode cortar a mão. Passe bastante farinha de trigo na folha de massa. Dobre a massa enrolando 3 ou 4 vezes. Corte no tamanho desejado. Falo isso quando o meu filho tem um desejo de comer pappardelle. Ele ama a massa bem larga. Corto cada folha em 3 tiras fazendo uma massa bem larga. É um delicia com molhos bem leves como sálvia e burro (manteiga queimada com folhas de sálvia), alho e óleo, azeite de trufas ou simplesmente manteiga e um pouco de parmesão.

recheando o ravioli usando uma forma


Recheando a massa
Recheios de massa, como os formatos, são infinitos. Aqui eu fiz um recheio de espinafre. Espinafre no Brasil é muito seco. As folhas, eu achei, contém menos água do que o espinafre encontrei nos EUA. Antigamente precisava refogar e espremer o liquido do espinafre. Não achei a necessidade com espinafre brasileiro. O recheio aqui também tem bacon, mussarela de bufala, alho, sal e pimenta do reino moída na hora. Refoguei o bacon e alho juntos. Passei as bolas de mussarela de bufala no espremedor para que fique bem picada.
cortando o ravioli passando o rolo por cima da forma

Ravioli
A forma de ravioli facilita a produção de ravioli, mas não é necessária.

Usando a forma: forre a forma com uma folha de massa. Coloque colheradas de recheio. Passe um dedo úmido nas partes da massa onde grudará na folha de cima (neste caso usei o soro da mussarela de búfala porque o pote estava ao meu lado). Coloque a outra folha por cima. Passe um rolo por cima, coberto com farinha (a minha forma veio com o próprio rolinho). Cuidadosamente retire os ravioli da forma. Repita o processo com o resto da massa.

ravioli caseiro


Fazendo sem a forma: Antes de obter a forma, fiz ravioli freestyle. Cortava a folha em retângulo de dobro o tamanho do ravioli queria fazer. Coloquei uma colherada em um lado do retângulo. Passei um dedo úmido. Dobrei o retângulo e fechava apertando em volta do morrinho feito pelo recheio. Assim podia fazer raviolone, raviolini ou seja, ravioli de qualquer tamanho desejado.


Servi o ravioli com um simples refogado de tomates, alho e manjericão. Rasguei uma folhas de manjericão e uma raspas de parmesão que joguei por cima. Foi o mesmo molho que servi no fettuccini do meu filho, mas ele preferiu o queijo ralado mesmo. É ainda o mesmo molho que servi no rondele.
fazendo rondele

Usei o mesmo recheio para fazer o rondele. Por cima de um pano de prato limpo coloquei duas folhas de massa uma encostando na outra. Espalhei o recheio nas duas folhas e as enrolei formando um tubo. Enrolei o tubo dentro da toalha.


enrolando rondele com uma toalha


Cozinhando a massa
Cozinhe o fettuccini (ou outra massa cortada) em uma panela grande de água salgada fervendo. A massa deve levar menos de um minuto de cozinhar. Quando a massa subir até o superfície já está cozida. Escorra e sirva com o molho.

Cozinhe os ravioli (ou outra massa recheada) na água salgada ou caldo de galinha fervendo. Cozinhe em porções pequenas para que eles não grudem um no outro. Estão prontos quando subam ao superfície.

Cozinhe o rondele dentro da toalha numa frigideira bem larga cheia de água salgada fervendo. Leva 15 a 20 minutos para cozinhar a massa e o recheio.



A minha filosofia sobre massa é que ela é o show. Os molhos e recheios são secundários. Um molho excelente perde graça numa massa inferior (especialmente as massas frescas que vem prontas no supermercado). Uma massa boa não precisa tomar um banho num molho pesado. Uma massa bem feita servida com um pouco de um molho simples de bons ingredientes faz um prato excelente. O vinho nem precisa de ser de primeira. Naquele dia tomamos um vinho simples de mesa, um gamay beaujolais. Com o rosbife de alcatra e a massa foi um momento perfeito.

81 comentários:

  1. Comprei recentemente os acessórios para pasta caseira da KitchenAid, mas ainda não me aventurei.

    A sua massa ficou maravilhosa, Suzie. :-)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzie, boa noite. Seu blog é muito bom, muito gostoso de ler. Gostei bastante e o adicionei a minha lista de blogs para sempre visitar. Por favor, dê uma olhada no meu para ver se é possível também linká-lo no seu blog. Abraço. Hamilton Roberto.

    ResponderExcluir
  3. Olá Beto,
    Que bom você gostou do blog. Visitei tambem o seu, e é bem legal.

    Gostaria fazer um link mas, somente faço link com sites culinárias.
    Boa sorte,
    Suzie

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do blog, parabéns. Adoro fazer massa é criativo. Uma vez fiz fettucine para uns amigos, mas no meio tinha feito massa com uns cortadores de letras, então apareciam os nomes em massa, fez um sucesso. Também já fiz raviolis que ficaram lindamente.
    Ainda não publiquei nenhuma receita de massa caseira, mas vou fazê-lo.

    ResponderExcluir
  5. ola adorei seu blog, olha meu sonho e aprender a fazer massa italiana mas tenho uma amiga que faz para vender, um dia foi pedir ela para me dar o curso ela nao quiz fiquei muito triste com tudo isso, mas olhando o seu blog aprendi muitas coisas com vc.
    meu sonho e fazer rondelli, caneloni en sofiole para vender, mas nao sei como se congela esses tipos de massas e os recheios como sao usados e que tipos sao usados, se alguem puder me ajudar vou ficar muito feliz e obrigado por vc nos ensinar tantas coisas no seu blog.
    o mundo precisa de pessoas assim como vc.

    ResponderExcluir
  6. Adriana,
    Deve ter alguem com muito mais experiência do que eu na arte de congelar, mas, eu tive bons resultados assim:

    fettuccini e talharim: faça uns ninhos com a massa. Coloque cada ninho num tabuleiro e coloque no freezer. Depois de congelar, coloque porções dos ninhos congelados numa embalagem para que não se quebraram.

    Rondele, lasanha, etc..: faça o prato completo cozido e congele depois. Massa crua congelada fica gomada depois.

    Ravioli: congele os ravioli crus separados no tabuleiro (como o fettuccini) e depois coloque nas embalagens.

    Como falei, na tenho muito experiência com isso. Nunca fiz para vender. Espero que alguem lendo isso contribua as suas experiências neste comentaria....

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das suas explicações e das dicas! Fiz pela primeira vez massa contendo semolina recentemente e concordo que é muito mais saborosa! Parabéns pelo blog!
    Abraços,
    Andrea

    ResponderExcluir
  8. NOSSA ,TO ADORANDO ESSE BLOG.GENTE !!!POR FAVOR ONDE ACHO SEMOLINA?ABRAÇOS AGUARDO

    CENINHA1@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  9. @ Ceninha

    A renata faz farinha de semolina. Eu a compro no supermercado. Se não tiver no mercado perto de voce, tente comprar direito de um padeiro. Padarias usam muito essa farinha.

    ResponderExcluir
  10. @ todos
    Não sei porque as fotos dessa postagem não querem aparecer. Há varias fotos que mostram passo a passo como formar a massa. Me desculpes! Vou continuar tentando concertar.

    ResponderExcluir
  11. @ todos
    Oba! Descobri o problema com as fotos!! Tomará que elas ficam!
    Obrigada pela paciência.
    Beijos -

    ResponderExcluir
  12. Susie,
    como fazer massas de caneloni, ravioli etc sem ovos? Existe algum substituto?
    Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz essa e deu certo: 100g de farinha branca comum, 50mL de água, 1 pitada de sal, 1 colher de chá de azeite de oliva. Amassei a bola até ficar lisa. Embalei em plástico filme e coloquei na geladeira por uma hora. Depois, abri no cilindro começando na posição zero e dobrando a massa em três por várias vezes. Quando a massa estava já lisinha, fui da posição 1 até a 7 enfarinhando cada vez que passava no cilindro. Ficou ótima para massa recheada.

      Excluir
  13. @ Eliana,

    Para ver a receita de massa fresca sem ovo, veja a postagem que escrevi sobre pici e orecchiette. Aquela massa não leva ovos e é excelente para fazer massas rústicas que não se abra no cilindro. Não sei se essa receita funcionará bem para fazer formatos recheados.

    Massa seca industrializada normalmente não leva ovos. Se levar ovos está escrito "massa de ovos". Uso muito tubos de manicotti para fazer um prato rapidinho de tubos recheados.

    Beijos -

    ResponderExcluir
  14. eu posso utilizar esta massa para fazer lasanhas tbm?

    obg e parabêns pelas delícias;

    ResponderExcluir
  15. Tenho dificuldade para dar ponto na massa, consigo mas, com muito trabalho. O que sugere? Na hora de cortar na maquininha sai grudada, preciso colocar mais farinha e amassar de novo, fica uma delícia, mas é muito trabalho.

    ResponderExcluir
  16. @ Paulinha,
    Essa massa é perfeita para lasagna!
    Escreve para gente como ficou a sua massa!

    Beijos - Suzie

    ResponderExcluir
  17. @ Cynara Magally,
    Algumas dicas para facilitar:
    -sova a massa bastante antes de passar na máquina. A massa bem sovada é uma amarela mais clara e a textura é mais lisa.
    -verifique se a máquina está na posição mais aberta quando passar a massa pela primeira vez.
    -polvilhe a máquina com farinha antes de passar uma massa mais grudenta.
    -a qualidade da massa muda muito com o tempo. Num dia úmido a massa pede mais farinha. Num dia seco, menos. Esse é a verdade com qualquer massa (pão, pizza, torta, biscoitos, etc...)Mas, cuidado; se colocar muita farinha a massa não fica tão leve.
    -não desespera, você vai ter uns braços lindos sovando essa massa!

    Espero que ajudou um pouco.
    Beijos-
    Suzie

    ResponderExcluir
  18. Achei otimo as dicas e a receita para massa caseira fresca, mas gostaria de saber se voce já fez massa com espinafre ou beterraba e se já fez qual a proporção liquida, ou seja quantos ovos podem ser retirados para acrescimo do espinafre ou do suco de beterraba?
    grato

    ResponderExcluir
  19. Anônimo,
    Obrigada pela pergunta. Nunca fiz massa com beterraba, mas faço de espinafre freqüentemente. A minha versão é bem rústica, mas muita gostosa. Corto o espinafre com uma faca. Eu não bato o espinafre no liquidificador, porque não quero suco, quero ver as folhinas na massa. Refogo até murchar. Depois, espremo todo o liquido do espinafre (não jogo fora, uso em algum molho ou batida). Depois adiciono o espinafre a receita da massa de 1/2 farinha de trigo, 1/2 semolina. Não mudo a receita, mas tomo cuidado adicionar um pouco mas farinha na hora de sovar a massa. Outra coisa, porque o espinafre é em pedaços pequenos, não pode esticar a massa muita fina. O resultado é uma massa bem rústica, mas super deliciosa. Fiz essa massa para uma lasagna bolognesa para o dia do final do Copo de Mundo e olhe que aconteceu...não tem erro!

    ResponderExcluir
  20. oi! muito legal teu blog...
    mas eu gostaria de saber quanto mais ou menos são as calorias para 100g da massa com ovo?
    brigada pela atenção, beijo

    ResponderExcluir
  21. @Aline e Bianca,
    Estou feliz vocês gostaram do blog e obrigada pela pergunta. Não sou nutricionista, então não estou acostumada calcular calorias. Achei no site americano calorie-count.com o seguinte: 125g de massa fresca feito com ovo tem 344 calorias. Não sei se é farinha comum ou semolina. Vê o link http://www.calorie-count.com/calories/item/76040.html
    para saber mais.

    ResponderExcluir
  22. Gaúcha perdida nos Alpes austríacos1 de setembro de 2009 17:30

    Cara Suzie, acabei realizando um desejo de muito tempo: adquirir uma máquina de fazer macarao! Corri na Internet pra procurar uma receita. Acabei "dando de cara" com teu Blog e com as magníficas e convidativas receitas! Fiz apenas um pouquinho pra testar... que arrependimento! Deveria ter feito UM MONTAO!!!! ;-) Tu estás de parabéns por esse Blog lindo e essas receitas maravilhosas!!!! A maior motivacao pra os amantes da cozinha. Bjao e muito sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu fiz as massas e ficaram maravilhosas. Só um detalhe: Como sempre faco grande quantidade, posso fazer a massa e preparar o ravioli na vespera de servir?Preciso cozinhar a massa antes de rechear? obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Benta,
    ADOREI A MANEIRA COMO PREPARA
    PARECE ESTA SUAVE
    TENHO UMA DUVIDA
    SOBRE GUARDAR MASSA SECA E FRESCA
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  26. fiz a massa e ficou maravilhosa, só um prebleminha, deixei de um dia para o outro na geladeira, bem embalada, e ela ficou escura, muito escura, como faço pra isso nao acontecer? agradeço se puder me responder
    abraço

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Suzie, muito bom teu blog, receitas deliciosas, mas aproveitando... uma amiga me disse q fazia aqueles pastéizinhos a milanesa com a massa de ravioli, oq tu achas? teria também alguma massa para coxinhas? Fiz a tradicional, fiz tudo direitinho até a temperatura do óleo, mas estorou e como gosto de come-las fria no dia seguinte as mesmas ficaram murchas e oleosas, alguma dica? Obrigado

    ResponderExcluir
  28. Ola boa noite, goistei muito de encontrar o seu blog, tambem tenho duvida como quardar a masssa seca e fresca, poderia me dar dica, pois quero produzir para vender.
    em email; comercial@vouecnontrar.com
    Nilda.

    ResponderExcluir
  29. Por favor estou montando uma pequena delivery de massa. Resido em SP e gostaria de uma indicação de que marca de cilindro é ideal para Fetucine, rondele,e outras massas em geral.Se podes tb informar onde encontro semolina para compra. Silvia

    ResponderExcluir
  30. Olá Suzie,

    adorei seu blog, parabéns. Também faço massa caseira e estou em busca dessas formas italianas que fecham o ravioli, já comprei algumas nacionais mas são péssimas, o ravioli se abre todo no cozimento. Vi que vc tem uma forma que parece que funciona bem e vc diz que já veio com o rolinho, você poderia me dizer onde encontro para comprar igual à sua. grata.
    Rosangela

    ResponderExcluir
  31. OLÁ SUZIE!!!gOSTEI MUITO DAS EXPLICAÇÕES...EU PRETENDO FAZER MASSAS CASEIRAS P/ VENDER...SÓ GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONSERVAR AS MASSAS RECHEADAS SEM O MOLHO NA GELADEIRA?POIS GOSTARIA DE VENDER PRONTAS CONGELADAS, E A MASSA RECHEADA COM O MOLHO SEPARADO EM POTINHOS...SÓ NÃO SEI EM QUE GRAU DE REFRIGERAÇÃO DEVO MANTE-LAS E POR QUANTOS DIAS!!!POR FAVOR..AGUARDO UMA RESPOSTA SUA . OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  32. Amei a forma com que disponibilizou as informações, facilitando e derrubando o mito de que é difícil fazer massa caseira. E o sabor é inigualável e incomparável.

    Tenho cilindro elétrico, que torna um prazer ainda maior a hora de fazer massa, além da rapidez com que fica pronta. Foi uma das melhores aquisições que eu podia ter feito, um sonho de consumo realizado.

    Gostei tanto, que postei no meu blog, espero que goste.

    http://aopdofogao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Obrigada por compartilhar seu conhecimento, adorei.Faço massa e meus amigos adoram, mas gostaria de vende-la, mas não sei como fazer, por exemplo para guardar a massa fresca, vendo ela cozida ou não? O talharim por ex. vendo crú ou cozido?
    Se você puder me ajudar ficarei eternamente grata.Sou viuva e procuro algo para aumentar minha renda, e já que todos gostam da minha massa gostaria de aproveitar para ganhar um dindin.
    Muito obrigada e felicidades
    Sonia Regina

    ResponderExcluir
  34. SUZIE,AMEI SEU BLOG ESTA MASSA PARECE MUITO BOA,VOU FAZE-LA,SUA ESPLICAÇÃO FAZ PARECER TUDO MUITO FÁCIL.OBRIGADA.ANDRÉA SANTOS

    ResponderExcluir
  35. Era o blog que estava procurando top 10, receitas molhos.

    ResponderExcluir
  36. SUZIE, AMEI A MANEIRA COMO VOCE ESPLICA, FÁCIL DE ENTENDER, VOU EXPERIMENTAR E SEI QUE DARÁ CERTO. SO TIRE UMA DÚVIDA, LI NUMA REVISTA QUE DEPOIS QUE ABRE A MASSA DO RONDELLI, RECHEIA, ENROLA ENVOLVE COM PLÁSTICO, AMARRA AS BORDAS E COZINHA,ISSO É CORRETO?
    OBRIGADA. RITA VALENTE

    ResponderExcluir
  37. vou fazer um almoco no domingo, gostaria de fazer raviolone em casa
    desde de a massa preciso de uma receita de recheio de carne
    grata
    izilda

    ResponderExcluir
  38. Como façø para conservar a massa se quiser fazer num dia e cozinha no dia seguinte?

    ResponderExcluir
  39. Adorei seu blog,,moro na em cidade pequena na Suècia,,e estou abrindo uma pastisserie sobre rodas,,quero dizer trailer restaurante,e como sempre trabalhei com cozinha italiana,,seu blog veio na hora certa para me auxiliar ,,espero poder contar com seu maravilhoso blog ,,,um abraco,,Ninna Alves Rohr,,,

    ResponderExcluir
  40. Adorei seu blog,,tenho um restaurat sobre rodas ,aqui onde moro,,Suècia,,e sempre trabalhei com culinaria italiana,,suas dicas demassas sao muito praticas e facil,,um abraco,,,

    Ninna Alves Rohr,,,

    ResponderExcluir
  41. Olá, sou Paulo e adorei o blog. Estou querendo fazer massa que possa ser congelada para venda em porções. Essa receita funciona bem? Pode dar mais orientações? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Massa caseira crua pode ser congelada por 3 meses.

    ResponderExcluir
  43. delicia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!assim voce me mata

    ResponderExcluir
  44. Olá Suzie,
    Parabéns pelo Blog e obrigada pelas dicas!

    Você sabe com que queijo se faz o molho estilo Mac and Cheese que encontramos nos EUA, por exemplo ou Outback aqui no Brasil? Adoro aquele molho mas não sei como se faz...
    Obrigada!
    Bruna

    ResponderExcluir
  45. Oi ,

    Fiz sua receita e amei, vc está de Parabéns.....Foi direta e precisana explicação, não há como errar.
    Tenho um amigo que mora no Rio de janeiro e quer provar minha massa fresca ( moro em manaus )n . Como faço para enviar a massa sem estragar???? tem o sedex 10 , que leva 24 à 36 hs para entregar... por favir me ajude. Abraços
    angela Costa

    ResponderExcluir
  46. Nós (eu, minha mãe e pai) acabamos de fazer sua receita...
    Olha, parabéns !
    Massa muito leve...
    E o mais gostoso de tudo: resgatar a tradição, as lembranças dos familiares italianos...
    Obrigada !!

    ResponderExcluir
  47. imfeslimente não e essa que eu queria olha so amassa da lazanha crua pegar molha no leite pomnha na travessa ai pomnha o recheio a gosto e assim vai fazendo normamente essa receita e bem antiga eu vi essa receita no ano 88

    ResponderExcluir
  48. Bom dia, estamos montando um projeto na faculdade de Administração e o nosso projeto envolve fabricação e distribuição de massas caseiras, gostaria de saber qual o sindicato dessa categoria, no que se encaixa, aguardo retorno, obrigada
    Carla

    ResponderExcluir
  49. Adorei as suas dicas de massa...Há anos tinha uma máquina italiana e só comecei a usar numa culinária italiana com meus alunos do jardim. A família de uma das crianças que fez a oficina. Todo adoraram! Como criança gosta de mexer com massa e com a máquina...Ficam deslumbradas com o efeito...Hoje, peguei a receita no seu blog e fiz sozinha! Foi um sucesso total!Quando cheguei na casa da minha sogra (italianíssima e cozinheira de mão cheia) com os pirex de massa (bolonhesa e alho e óleo)não me envergonhei...Salvei a janta e fui muito elogiada! A próxima tentativa será novas receitas do teu blog! Foi um prazer a leitura e a tessitura da massa. Agradeço de coração! Marilei

    ResponderExcluir
  50. @Marilei,
    Fiquei muito feliz que a receita da massa deu certo. Obrigada compartilhar a sua historia aqui no blog. Parabens e continue cozinhando!
    Um grande abraço,
    Suzie

    ResponderExcluir
  51. Olá!! Sabe que mais gostaria de saber, como armazenar, se acaso não for comer td no mesmo dia? Fico grata se puder me enviar a resposat

    ResponderExcluir
  52. A pergunta mais comum sobre essa receita de massa é como conservá-la em alguma forma (secar ou congelar) para usar depois. Na minha experiencia, essa receita não serve para usar depois. Ela estraga rapidamente e eu não fiquei feliz com a textura depois de congelar. É a minha experiencia que estou relatando. Não sou cientista, eu somente posso falar das experiencias da minha cozinha. Se quiser experimentar e incluir os seus resultados aqui nos comentários, adoraria saber as suas experiencias.

    ResponderExcluir
  53. Quando você fala em ovos, são utilizadas a gema e a clara certo? Ou somente a gema?
    Estou começando a pesquisar para fazer em casa para consumo e amigos.
    Desculpe se a pergunta é obvia.
    Muito legal o seu blog.

    ResponderExcluir
  54. Quanto tempo tem de validade desta massa caseira em geladeira? Não em freezer.
    Grato...

    Jimmy Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conservei a massa crua na geladeira e no quarto dia ela já não estava mais boa. Houve mudança de coloração e odor. Acho que o ideal é consumir no dia, ou no máximo no dia seguinte.

      Excluir
  55. Boa tarde Da Minha Cozinha.,
    Por favor, sem a perda de líquido e sem o uso de recipientes fechados, como posso congelar direto e a menos 18 graus massas moles?
    Pretendo trabalhar com Metalfrio ou Fricon verticais, para o congelamento e após o empacotamento estocar.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  56. SUZIE.MTO OBRIGADA PELA RECEITA DAS MASSAS. ACHEI SIMPLES, BEM EXPLICADO E MARAVILHOSAS. PRETENDO COMPRAR UMA MAQUINA ELETRICA E ACHO QUE VOU AMAR....BJS

    ResponderExcluir
  57. Olá...Adorei seu blog, parabéns. Tenho uma dúvida,qual o tempo de validade da massa congelada? Desde já agradeço a atenção. Abraços e muito obrigada por compartilhar com todos essas dicas.

    ResponderExcluir
  58. Olá! Seu blog me ajudou muito, mas eu não suportei o cheiro do ovo. Fiz duas vezes com ovo e não gostei Em ambas fiz massa simples (fettucini e reginette). Na minha terceira tentativa, fiz um ravioloni com mussarela de búfala, em massa sem ovo. Ficou simplesmente espetacular. Eu tinha medo de não esticar bem no cilindro, mas funcionou perfeitamente. Fiz a massa com 100g de farinha de trigo comum, 50mL de água, uma pitada de sal e uma colher de chá de azeite de oliva. Fiz a bola e deixei descansar na geladeira por uma hora. Depois abri no cilindro até o número 7. Cortei rodelas com ajuda de um pires. coloquei um pedaço de mussarela de búfala em cada um e fechei apertando as bordas com os dedos. Agora vou tentar fazer a massa verde.

    ResponderExcluir
  59. @Tomas, fiquei feliz que voce esta gostando de fazer a massa caseira, usando qualquer receita. O importante, eu acho, é curtir o tempo experimentando com os ingredientes e dividindo os frutos das experiencias com a família e amigos. Continue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Me apaixonei pela massa caseira graças ao seu blog. Eu comecei por ele e depois fui vendo outras ideias. Obrigado!

      Excluir
  60. Sou de Portugal.. e agora ando numa de fazer pasta caseira!!! e estou a adorar;)
    Sabe dizer-me se se pode fazer massa só com farinha de milho? ou só farinha integral?
    E como posso conservar a massa fresca por algum tempo? (para quando tiver uma súbita vontade de comer massa fresca e não tiver tempo de a produzir de raíz, e qual o melhor método de secagem?
    (já li que depois de seca p 4hs, se pode guardar em frascos por dois meses, será?)
    Obrigada =)
    Parabéns pelo BLOG e por este post! ADOREI!

    ResponderExcluir
  61. Suzie, comecei lá em dezembro de 2012 com as suas dicas e hoje estou craque no preparo das massas frescas. Adotei o procedimento rápido de colocar a água (ou os ovos), amassar só até juntar toda a sêmola, bem seca mesmo, e ir direto ao cilindro. Vai muito rápido e a massa vai desenvolvendo a cada passada. Fica lisa e sedosa. Virei a sensação com os amigos, familiares e com a namorada! Valeu!

    ResponderExcluir
  62. Para os gourmets de plantão , fica a dica:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-490710897-maquina-manual-para-massas-_JM

    ResponderExcluir
  63. Ótimo o seu blog, parabéns!
    Tenho uma dúvida em relação as massas. Já fiz para massas e molhos para duas pessoas e ficou mto bom, mas deu trabalho e levou um certo tempo. Para um jantar para umas 15 pessoas +ou-, mas pela minha experiência, já ví que não posso deixar pra fazer tudo no dia pq leva mto tempo, principalmente rechear e moldar as massas dobráveis! A minha dúvida é: como posso fazer para adiantar essas massas e tudo mais? Posso rechear e fazer as massas dobráveis um dia antes? E cortar a massa do macarrão antes tbm? E como armazená-los?

    ResponderExcluir
  64. @Carlos Pergunta excelente. Qunado viajei para a Italia vi a massa fresca para vender descansando em bandeijas. A massa já cortada/moldada/recheada e coberta com muita farinha de trigo. Acho você pode fazer a mesma coisa - fazer a massa na vespera ou no dia cedo de manhã e deixar a massa descansando bem enfarinhada para não grudar.

    Mas, não faria isso com a rondele ou o ravioli que fiz na recieta aqui. Esse recheio é muito úmido e sugero fazer isso na hora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Suzie.. Obrigado pela resposta... Vou testar e ver com fica!

      Excluir
    2. Suzie, tenho mais uma pergunta... Qndo fiz minha massa, cilindrei ela na maquina e depois fui cortar o talharim na máquina tbm. O problema é que tinha alguns que ficaram meio grudados, parece q o corte ñ foi o suficiente para separar os talharins.. Sabe o q pode ter acontecido? Algum problema na massa será?

      Excluir
    3. @Carlos - parece que, por algum motivo, a sua massa está úmida. Pode ser por causa do tamanho dos ovos, a qualidade da farinha, o dia está chuvoso, enfim, é variavel. Use bastante farinha de trigo para manusear a massa. Quando faço massa num dia de chuva preciso enfarinhar até a máquina de rolar e cortar. Já que num dia ensolorado o problema é a massa ressecando que precisa guardar em toalhas úmidas até terminar de cortá-la.
      Adorei as perguntas!

      Excluir
  65. Blzz.. E eu gostei das dicas... heheheh
    Obrigado e apartir de agora vou acompanhar o blog... Valeuu

    ResponderExcluir
  66. vf.tosta-RJ
    gostei, gostei muito.obrigado

    ResponderExcluir
  67. Hoje fiz um raviolone de chanclich. A massa fiz exclusivamente com sêmola e pouquíssima água. Nem precisa enfarinhar nada, a massa desenvolve direto no cilindro. No recheio usei umas 80g de chanclich (queijo árabe), que amassei com dois tabletinhos de queijo fundido (tipo Polenghinho, mas eu usei A Vaca Que Ri). Com 70g de sêmola abri 11 raviolones e ainda sobrou um pouquinho de recheio. Para o molho ao sugo, fiz uma passata de tomate pelado de lata, só com cebola, alho e sal. Ficou divino!

    ResponderExcluir
  68. Fiz esta massa com 2 farinhas cortei tiras de 2 centímetros fiz um molho com frutos do mar ficou de lamber os dedos maravilhosa melhor receita que emcontrei

    ResponderExcluir
  69. eu gostaria de saber como deixar a massa mais amarelinha, e quanto tempo dura a massa fresca com recheio e sem recheio? dês de já eu agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A massa fica mais amarelinha se você usar sêmola, em vez da farinha branca. A massa fresca não é feita para durar. Sempre que possível, o consumo deve ser imediato.

      Excluir
  70. Que farinha eu vedou usar para fazer a massa fresca que não fique escura? eu estou usando a farinha de trigo normal e deixa a minha massa muito escura e não dura nada. abraço..

    ResponderExcluir
  71. gostaria de saber porque a massa fica preta e mole quando esta secando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo isso nunca aconteceu. Desenvolvo a massa já bem seca, e não demora mais do que 15 minutos para estar totalmente seca e clarinha.

      Excluir
  72. Boa tarde, você faz nhoque tb? Preciso saber porque o nhoque de batata fica escuro, pode me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.