16 abril 2008

Sopa de Abóbora - Coisa de Mulher?


Num domingo chuvoso quando fiz um rosbife, aproveitei o forno aceso para assar um pedaço de abóbora. Foi uma boa idéia porque acabou fazendo muito frio aquela noite. Deu a vontade de comer sopa.


Não sei se tem a ver com o cromossoma Y mas, pelo menos na minha família, homem não come abóbora*. Os machos do nosso clã conseguiram passar a aversão da abóbora para o meu filho, então somente eu e a minha filha curtimos a sopa. Mas, foi uma delícia. A receita é bem leve, sem creme e bem temperada. Uma cumbuca cheia de abóbora alegra os olhos e esquenta a barriga numa noite fria e chuvosa.


*Para ser mais exata, eles não suportam a abóbora salgada. Permitem doce de abóbora e torta de abóbora. O jardineiro que trabalhou coma gente alguns anos atrás adorava abóbora. Sempre fiz para ele. Então, a explicação só pode ser genética.

Sopa de Abóbora
para duas pessoas

500g abóbora assada
2 xícaras de caldo de galinha

1 xícara de vinho branco seco

2 dentes de alho, descascados e cortados finos
1 cebola pequena, cortada em cubos pequenos
sal

pimenta do reino

2 vagens de cardamomo, inteiras
1 pedaço (1cm x 1cm) de gengibre , descascado

azeite

noz moscada

folhas de manjericão fresco


Asse o pedaço de abóbora inteiro num forno médio até começar desmanchar. Retire a casca. Deve sair muito facilmente simplesmente puxando com os dedos. Guarde numa vasilha.
Numa panela funda, refogue a cebola e alho numa colher de azeite até ficaram suados. Adicione as vagens de cardamomo e o gengibre. Adicione a abóbora e continue refogando mais 3 minutos. Adicione o caldo de galinha e o vinho. Cozinhe mais uns 15 minutos ou até reduzir um pouco. Peneire a sopa, retirando as vagens de cardamomo e de gengibre. Tempere com sal e pimenta. Coloque em cumbucas. Enfeite a sopa com um fio de azeite, folhas de manjericão, grãos de pimenta do reino rosa e raspas de noz moscada.

3 comentários:

  1. Suzie q sopa fantastica...eu amo abóbora, cardamomo e gengibre...sopa perfeita!bjs

    ResponderExcluir
  2. se é sopa podes colocar mais um prato na mesa que eu vou a caminho.
    a fã de sopas chegou!!!

    ResponderExcluir
  3. Aqui também os Y não gostam de abóbora... esta tem os temperos de que gosto tanto... Bjs!

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.