19 abril 2008

Um Dia de Domingo



Nos fins de semana ensolarados (que são raros em Teresópolis) gosto de levar as crianças ao clube para curtir a piscina ou ir ao parque nacional. Me sinto obrigada a aproveitar as horas horas de sol com eles em algum ambiente onde eles possam correr, se distrair e gastar a energia fantástica deles. Devo isso a eles. Mas, o almoço acaba sendo algo feito depressa ou saímos para comer fora.


Mas, um fim de semana chuvoso é a desculpa perfeita para curtir ficar em casa. Cada um tem o tempo de fazer aquilo que curte muito. Jorge tem tempo para jogar video game, fugindo da obrigação de dever de casa e a rotina escolar. A Juju tem o tempo de criar, desenhar, montar robôs ou trabalhar mais os projetos criativos dela. O A. tem o tempo precioso de ler. Eu tenho o tempo de fazer uma bagunça na cozinha e o tempo de limpá-la. É um tempo que posso experimentar com uma receita ou técnica que o corre-corre da semana não permite. Domingo passado choveu, me permitindo retornar a mão na massa para fazer pasta - ou seja massa italiana caseira.

"Faz de conta que ainda é cedo...."



Naquele Domingo trabalhei na cozinha no quintal. Fiz a massa em três formas: fettuccini para as crianças, um rondele recheado de espinafre e ravioli com as sobras de massa e recheio. Numa outra postagem vou mostrar como fazer massa italiana caseira passo a passo.


Antecipando o fim de semana, tinha comprado um capitão de alcatra. Sabia que ia acabar no churrasco ou no forno. Por causa da chuva fiz a alcatra no forno como um rosbife. Levou uma camada de bacon que ficou super crocante e gostoso. As crianças não me esperavam servir a carne e comiam quase todas as fatias antes da carne chegar a mesa.


Rosbife de Capitão de Alcatra

1 capitão de alcatra
1 pacote de bacon fatiado
sal grosso

Pré-aqueça o forno alto. Prepare o capitão de alcatra a carne de excessos de sebo deixando a manta de gordura intacto. Faça cortes na manta de gordura para que ela não encolhe durante o cozimento. Numa assadeira, faça uma cama de sal grosso. Coloque a carne por cima do sal grosso. Embrulhe as partes da carne sem manta com bacon. Polvilhe um pouco mais de sal grosso por cima da gordura e do bacon. Coloque no forno. Calcule assar a carne por mais o menos 15 minutos para cada 500g, ou até a carne começar ficar firme quando tocar com um dedo. Retire do forno e deixe descansar pelo menos 15 minutos antes de servir.



3 comentários:

  1. Suzie esse corte nao conheço...mas deve ter ficado dleicioso! bjs

    ResponderExcluir
  2. Suzie esse corte nao conheço...mas deve ter ficado delicioso! bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Laila,

    A corte "capitão de alcatra" é a alcatra toda. Bem, não toda. Tradicionalistas dizem que "a alcatra" inclua a picanha e a maminha. É uma corte gigante de carne nobríssima. Também está chamada o "3 em 1". Tire a picanha e a maminha desse "3 e 1" e voce tem uma corte de mais ou menos 2 kg chamado "capitão de alcatra" ou simplesmente "alcatra" so para confundir. E uma corte de carne que tem duas partes. A alcatra e o bom bom de alcatra. Em algum lugar aí dentro se acha o baby beef.

    É muito comum ver "bifes de alcatra" em bandejas no supermercado. Esse capitão de alcatra é o que eles cortam para fazer bifes.

    Não tem erro. Toda parte é macia e gostosa. Não esqueça o sal grosso.
    Bjs-
    Suzie

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.