Nos fins de semana ensolarados (que são raros em Teresópolis) gosto de levar as crianças ao clube para curtir a piscina ou ir ao parque nacional. Me sinto obrigada a aproveitar as horas horas de sol com eles em algum ambiente onde eles possam correr, se distrair e gastar a energia fantástica deles. Devo isso a eles. Mas, o almoço acaba sendo algo feito depressa ou saímos para comer fora.
Mas, um fim de semana chuvoso é a desculpa perfeita para curtir ficar em casa. Cada um tem o tempo de fazer aquilo que curte muito. Jorge tem tempo para jogar video game, fugindo da obrigação de dever de casa e a rotina escolar. A Juju tem o tempo de criar, desenhar, montar robôs ou trabalhar mais os projetos criativos dela. O A. tem o tempo precioso de ler. Eu tenho o tempo de fazer uma bagunça na cozinha e o tempo de limpá-la. É um tempo que posso experimentar com uma receita ou técnica que o corre-corre da semana não permite. Domingo passado choveu, me permitindo retornar a mão na massa para fazer pasta - ou seja massa italiana caseira.
"Faz de conta que ainda é cedo...."
Naquele Domingo trabalhei na cozinha no quintal. Fiz a massa em três formas: fettuccini para as crianças, um rondele recheado de espinafre e ravioli com as sobras de massa e recheio. Numa outra postagem vou mostrar como fazer massa italiana caseira passo a passo.
Antecipando o fim de semana, tinha comprado um capitão de alcatra. Sabia que ia acabar no churrasco ou no forno. Por causa da chuva fiz a alcatra no forno como um rosbife. Levou uma camada de bacon que ficou super crocante e gostoso. As crianças não me esperavam servir a carne e comiam quase todas as fatias antes da carne chegar a mesa.
Rosbife de Capitão de Alcatra
1 capitão de alcatra
1 pacote de bacon fatiado
sal grosso
Pré-aqueça o forno alto. Prepare o capitão de alcatra a carne de excessos de sebo deixando a manta de gordura intacto. Faça cortes na manta de gordura para que ela não encolhe durante o cozimento. Numa assadeira, faça uma cama de sal grosso. Coloque a carne por cima do sal grosso. Embrulhe as partes da carne sem manta com bacon. Polvilhe um pouco mais de sal grosso por cima da gordura e do bacon. Coloque no forno. Calcule assar a carne por mais o menos 15 minutos para cada 500g, ou até a carne começar ficar firme quando tocar com um dedo. Retire do forno e deixe descansar pelo menos 15 minutos antes de servir.
Suzie esse corte nao conheço...mas deve ter ficado dleicioso! bjs
ResponderExcluirSuzie esse corte nao conheço...mas deve ter ficado delicioso! bjs
ResponderExcluirOlá Laila,
ResponderExcluirA corte "capitão de alcatra" é a alcatra toda. Bem, não toda. Tradicionalistas dizem que "a alcatra" inclua a picanha e a maminha. É uma corte gigante de carne nobríssima. Também está chamada o "3 em 1". Tire a picanha e a maminha desse "3 e 1" e voce tem uma corte de mais ou menos 2 kg chamado "capitão de alcatra" ou simplesmente "alcatra" so para confundir. E uma corte de carne que tem duas partes. A alcatra e o bom bom de alcatra. Em algum lugar aí dentro se acha o baby beef.
É muito comum ver "bifes de alcatra" em bandejas no supermercado. Esse capitão de alcatra é o que eles cortam para fazer bifes.
Não tem erro. Toda parte é macia e gostosa. Não esqueça o sal grosso.
Bjs-
Suzie