17 maio 2008

Frio + Fome = Minestrone


Está fazendo muito frio em Teresópolis. Para combater o frio imaginei-me esquentando as mãos segurando uma cumbuca de sopa. Comecei me sentir quentinha por dentro só de imaginar uma boa sopa com algum pão ao lado.

Mas a fome bateu e bateu forte em todos nós em casa, especialmente no A. Não era aquela fominha que te leva à
cozinha para beliscar um biscoito ou um bolinho. Era aquela fome que bate no urso na primavera para que ele acorde da hibernação. Eu estava sonhando com uma sopa e o A. imaginava um cozido, uma lasanha, macarrão com almôndegas.... para começar. Sabia que uma sopa não ia sustentar as crianças por muito tempo. Elas iam logo sentir fome novamente. Precisava algo substancioso. Olhe o que o frio faz com a gente!

Para agradar todos os desejos lembrei de uma sopa que comia muito quando era criança: o minestrone. É a sopa do Tudo. Leva o que tiver de carne, legumes, macarrão, até batatas e feijão. É muito bom para quem está com frio e fome. E o melhor, é um prato que pode fazer do que você já tem no armário e na geladeira. A lista de ingredientes que segue é somente uma sugestão. O minestrone leva alguma carne, algum macarrão, algum tipo de feijão (ou ervilha ou lentilha, ou uma combinação), legumes e alguma verdura num caldo de galinha e tomates. Você pode fazer mil variações dependendo o que tiver na mão, e o que a fome demandar.

Sopa Minestrone
para 4 pessoas
azeite
1 cebola picada

4 dentes de alho, esmagados
1 talo de aipo, cortado em pedaços pequenos
1 cenoura cortada em meia lua
1 lata de tomates italianos, sem pele
3 xícaras de caldo de galinha, preferívelmente caseiro
1 xícara de vinho branco seco
300g de sobras de carne, como almôndegas ou sobras de cozido
1 xícara de feijão, grão de bico ou lentilha cozido(a), sem caldo
2 batatas cozidas
sal
pimenta do reino preto moída na hora
6-8 sementes de funcho, esmagados
raspas de noz moscada
ervas frescas, como manjericão, alecrim, sálvia e tomilho
200g de macarrão cozido (como parafuso, penne ou borboleta)
1/2 xícara de folhas de espinafre, rasgadas
300g de queijo mussarela, cortado em cubos
um bom pão italiano

Refogue a cebola, aipo e cenoura até a cebola começa suar. Adicione o alho. Refogue por 3 ou 4 minutos. Adicione os tomates. Refogue até os tomates começam a desmanchar. Adicione o caldo, o vinho, a carne, o feijão e a batata cozida. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Cozinhe o macarrão se não estiver cozido. Tempere com sal, pimenta do reino, sementes de funcho, noz moscada e ervas frescas. Adicione o macarrão já cozido e o espinafre (ou acelga, ou couve). Cozinhe por mais 5 minutos. Corte o queijo em cubos e os coloque nas cumbucas. Sirva a sopa por cima dos cubos de queijo. Não esqueça de servir um bom pão italiano para acompanhar.

2 comentários:

  1. Suzie,
    adorei o seu prato!!
    Aqui começou a esquentar, vamos ver se amanhã dá sopa hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Durante muito tempo ouvi falar de minestroni e nunca achei uma receita com cara de Itália.
    Resolvi inovar um dia e segui mais ou menos seus passos. Só que fiz a minha sopa com bacon, cochão mole em cubos (dourei os dois na gordura do bacon), cenoura, batata, vagem, feijão branco pré cozido, aipo e macarrão parafuso. Para o caldo temperei com tomate sem pele, orégano, tomilho, manjericão, pimenta do reino e salpique salsa fresca na hora de servir. Para acompanhar torrada de baguete com gergelim e manteiga de parmesão. Amei, só faço sopa assim agora, é demais!

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.