11 junho 2008

Mini Cheesecake com Caqui


cheesecake com crosta em volta e cobertura de caqui

Finalmente, apresento a receita de cheesecake. Vários amigos estavam me pedindo uma receita do verdadeiro cheesecake nova iorquinho. Bem, aqui está. Mas, não é completamente autentico. Faltou um ingrediente super importante que me atrapalhou um pouco na preparação. Mas, isso não é mesmo sempre a história com cheesecake.

Cheesecake nova iorquinho verdadeiro é feito com ingredientes bem norte-americanos, graham crackers, o Philadelphia Brand cream cheese e o sour cream. Substituições mudam a textura e o sabor, e a torta vira, ainda que seja deliciosa, uma outra coisa. Já comi cheesecake feito com requeijão que ficou mole e sem sabor. Já comi cheesecake feito com mascarpone que era divino!! - mas não era cheesecake, era a torta da nona. Já comi o medonho "no bake" cheesecake (a receita do cheesecake que não necessita assar no forno) - foge!



cheesecake com crosta simples e cobertura de caqui

Consegui o cream cheese, até mesmo o Philadelphia Brand. Mas, o sour cream...não temos aqui em Teresópolis. Realmente achei que seria impossível fazer a receita. Consultei a minha mãe na Califórnia, que fez mestrado em cheesecakes.
- Mãe, vou fazer um cheesecake.
- Tem a forma certa?
- Tenho. (mentira)
- Eles têm o cream cheese aí?
- Temos.
- É Philly?
- É.
- Em tablete?
- Não, o potinho.
- Você sabe que não é a mesma coisa, ele não cozinha bem.
- Eu sei, mas, não temos o outro.
- (suspiro) Tem o sour cream?
- Ah, não.
- (outro suspiro) Bem, pode pingar umas gotas de suco de limão no creme de leite fresco. Tem creme de leite fresco, não tem?
- Tem, mãe, mas isso nunca funciona. Para mim nunca da certo.
- Eu sei... Isso não importa. Eles só colocam a camada de sour cream para esconder as rachaduras. Tem certeza você quer fazer um cheesecake?
- Tenho sim, mãe.
- Bem, e a fruta, tem amoras? Não use a geléia, fica doce demais.
- Vou colocar caqui.
- Nunca vi.

Então, nem a minha mãe aprova essa receita, mas é boa demais! O ponto de partida é a receita de cheesecake do joyofbaking.com. A receita é muito fiel ao cheesecake verdadeiro. Faltando uns ingredientes tomei umas liberdades na receita.

Primeiro: troquei os graham crackers por biscoitos de maizena. Fiquei muito feliz com os resultados. A receita da crosta uso muito também para torta de limão.

Segundo: a receita original leva um quilo (1kg) de cream cheese. Aqui em Teresópolis um pacote de 150g é R$4,94. Custaria mais de R$30,00 só em cream cheese para fazer um cheesecake. Por isso pensei em fazer uma versão mini.

Terceiro: já tive resultados desastrosos substituindo creme de leite fresco com umas gotas de limão por sour cream. Quando cru é quase igual. Mas quando assar, não se comporta. Decidi colocar o sour cream falso por cima do cheesecake depois de ter assado.

Com essas três mudanças, tive sucesso de fazer um cheesecake brasileiro!


cheesecake com crosta simples e cobertura de caqui

Mini Cheesecake com Caqui
rende 4 mini cheesecakes

Fiz os cheesecakes em cumbuquinhas de porcelana. Alguns forrei com a crosta direito na forma, outros coloquei a massa direto na forma e espalhei a crosta por cima. Ambos ficaram deliciosos e a segunda opção ficou até mais fácil.

O cheesecake é bem mais gostoso no dia seguinte. Recomendo fazer com um dia de antecedência. Também fica mais fácil para servir num jantar com amigos.

para a crosta
100g de biscoito maizena
1 colher de sopa de açucar
75g manteiga sem sal, derretida
mais uma colher de sopa de manteiga para pincelar as formas

para a massa do recheio
300g de cream cheese Philadelphia (não use light), na temperatura ambiente
75g de açucar
1 colher de sopa farinha de trigo comum
2 ovos, temperatura ambiente
1 colher de sopa creme de leite fresco
as raspas da casca de um limão siciliano
1/2 colher de chá de baunilha

para a cobertura
100g de creme de leite fresco, gelado
2 colheres de chá de açucar
gotas de suco limão siciliano
1 caqui bem maduro

Pré-aqueça o forno 175C graus.

Para preparar a crosta, amasse os biscoitos de maizena num processador até virar farelo. Você pode também fazer isso colocando os biscoitos num saco plástico e passe por cima um rolo para amassar. Numa vasilha, combine a manteiga, o açúcar e o farelo. Misture bem. Pincele as formas com um pouco de manteiga.

Se quiser uma crosta em volta do cheesecake, coloque um 1/4 da mistura da crosta em cada cumbuquinha. Pressione com os dedos a crosta para que fique nas laterais e fundo da cumbuca. Guarde na geladeira.

Se não for fazer a crosta em volta, guarde a mistura da crosta até depois de preparar a massa.

Para preparar a massa, na vasilha de uma batedeira combine o cream cheese, açúcar e farinha. Bata na velocidade média até a massa ficar lisa. Adicione o ovos, um de cada vez. Adicione o creme de leite fresco, raspas de limão siciliano e baunilha.

Se preparou as crostas, retire os cumbucas da geladeira e divida a massa entre as cumbucas. Coloque as cumbucas numa assadeira.

Se não preparou crostas, divida a massa entre as cumbucas amanteigadas. Espalhe um pouco da crosta por cima da massa. Coloque as cumbucas numa assadeira e leve a assar.

Asse num forno de 175C graus por 5 minutos. Depois abaixe a temperatura para 120C graus e continue assadando por mais 10 à 15 minutos, ou até os cheesecake começarem a ficar secos e as beiradas encolhidas.

Retire os cheesecakes e deixe esfriar completamente, depois guarde-os na geladeira até a hora de montar e servir.

Para preparar o a cobertura, bata o creme de leite fresco até formar picos moles. Adicione o açúcar e limão siciliano. Guarde na geladeira até a hora de montar e servir. Na hora de servir, corte o caqui em quarto. Retire o miolo duro. Sobre uma recipiente amasse-o nas mãos para virar um molho com a textura de geléia.

Para montar os cheesecakes, retire das cumbucas virando num prato. Para os cheesecakes que tem crosta em volta precisa virar mais uma vez para que a crosta fique em baixo. Coloque uma ou duas colheradas da cobertura por cima e a fruta por cima da cobertura. Sirva.

8 comentários:

  1. achei graça na conversa e adorei a receita!!! bjos

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de teu cheesecake !!

    ResponderExcluir
  3. Ah...... o sour cream é para esconder as rachaduras.... eu coloco uma forma sobre o cheesecake ao desligar o forno e o vapor não deixa rachar.. Eu estou com uma receita de no bake cheesecake para fazer na minha listinha... ai e agora? :-) Faço ou não? Ficaram lindinhos seus cheesecakes!

    ResponderExcluir
  4. @Cris,
    Boa idéia usar o vapor para não rachar. Quando era criança a minha avó fez muito o cheesecake no bake e acho fiquei traumatizada. Na mesma época descobri um cheesecake russo (do Canter's em LA) tão denso que tinha o próprio campo de gravidade. A xícara de café orbitava a fatia, de tão denso. Não levava a camada de sourcream,somente uma crosta zigzag por cima. O momento me marcou! É pessoal. Sou fã daquele cheesecake. Mas experimente a receita no bake, só não fale com a minha mãe.
    Beijos -

    ResponderExcluir
  5. Olha, estes teus mini cheese cakes com caqui ficaram um sonho. Eu faço um cheese cake fantástico sem creme azedo (sour cream) só com queijo, açúcar, mel, baunilha e ovos e é uma receita de Baltimore.

    Enfim, se você quiser tentar o sour cream é a nossa velha coalhada, meio esquecida em tempos de iogurtes industrializados. Experimente usar coalhada seca, mas eu acho que só queijo, açúcar, baunilha e ovos fica tudo de bom.

    Gostei demais do seu blog.

    Abraços

    C.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o diálogo com a sua mãe Suzie... Muito engraçado!! Parabéns pela receita. Adoro cheesecakes e caquis.

    ResponderExcluir
  7. Nossa vou ter que tentar essa receita. O Sour Cream deveria ser comercializado aqui. Em uma viagem aos EUA trouxe um pote na mala, e minha irmã chegou a trazer um cheesecake inteiro na mala dela, chegou aqui congelado, mas isso já faz muito tempo.

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.