23 agosto 2008

Direto da Horta - Salada


salada de folhas da horta

Depois de um mês fora de casa voltei para uma horta cheia de verduras. Deus abençoe o Walter! Ele é o nosso jardineiro extraordinário! Em Maio plantamos vários sementes. Cuidamos das mudas em Junho e preparamos a terra com bastante esterco. No inicio de Julho viajei, bem na hora de transplantar as mudas para os canteiros. Quando cheguei encontrei pés de tomates e tomatillos começando florescer, pés de alcachofra crescendo fortes, funcho começando formar os bulbos, oregano, tomilho, segurelha e três tipos de manjericão cheios de folhas perfumadas, fios de alho poró começando a engordar e cenouras, beterrabas e vagens esperando me colhé-las. Mas, o que está dando mais são as folhas; a chicória (escarola), o agrião, a rúcula, o coentro e a acelga. Desde de que cheguei, estou fazendo salada todo dia.

A minha horta é totalmente orgânica. Adubamos com esterco e composto do nosso próprio composteiro. Combatamos as pragas com fumo, sabão de coco e as nossas mãos. Já passei por várias frustrações tentando cultivar sem sucesso. Dessa vez investimos em melhorar o solo com material orgânico e acho que fez toda diferença.




Gosto de fazer salada com uma mistura de folhas. Procuro usar folhas não usadas em saladas como folhas de beterraba, coentro e manjericão. Alface sozinha não acho muito interessante. Eu nunca corto as folhas com a faca. Em vez disso eu rasgo as folhas em pedaços grandes para que cada mordida tem um sabor e textura diferente.

Na hora de fazer salada, não é necessário seguir uma receita. Faça com que você goste e o que está bom naquele dia. A salada que segue é uma mistura de folhas da horta e o que tínhamos na geladeira, incluindo alguns deliciosos tomates cereja em formato de mini peras.

Salada da Horta
chicória(escarola)
frisée (também vi chamada friser)
radicchio (também vi chamado radicche)
folhas de beterraba
folhas de funcho
folhas de manjericão roxo
repolho roxo
rúcula
agrião
folhas de coentro
tomates cereja
mussarela de búfala
uma colher de sopa de vinagre de arroz para lavar as folhas

molho
suco de uma laranja
raspas de casca de laranja
5 ou 6 sementes de funcho
8 ou 9 grãos de pimenta do reino
uma colher de chá de vinagre balsamico
duas colheres de sopa de azeite extra virgem

Na hora de comprar/colher as folhas, lave as bem e deixe-as de molho por 10 minutos em água fria com uma colher de sopa de vinagre. Escorra bem. Para conservar melhor as folhas, utilize uma centrifuga manual para secá-las. Guarde as folhas na geladeira até a hora de fazer a salada.

Soque as sementes de funcho e grãos de pimenta do reino num socador, ou quebre-as com o lado de uma faca grande. Numa vasilha grande misture os ingredientes do molho. Rasgue as folhas limpas e adicione-as ao molho. Parta os tomates e as bolas de mussarela de búfala no meio e adicione à salada. Misture a salada com as mãos para que o molho realce todas as folhas. Transfira a salada para uma travessa para servir.

4 comentários:

  1. nossa mais sua horta está mesmo maravilhosa...tudo tão verde, fresco, exuberante...

    e o molhinho da salada está mto especial!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. amei sua horta... ja algum tempo to tentando fazer uma... um dia da certo!!! ;)
    vou add vc no meu blog... da uma passada la tbem!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Amei seu site, suas receitas, sua sensibiliade.

    Visite o meu ( que esta medio abandonado mas estou retomando a pilotagem de fogoes)

    mycomfortfood.wordpress.com

    Abracos

    ResponderExcluir
  4. Amei seu site, suas receitas e sua sensibilidade

    visite meu site tb

    vou virar ferequentadora assidua do seu:

    abracos

    http://mycomfortfood.wordpress.com/

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.