11 novembro 2008

Salada de Funcho, Maçã e Pêra


A minha horta está cheia de funcho, ou, se quiser, erva-doce. Os bulbos brancos e redondos, doces e suculentos, apóiam uma floresta de folhas e flores picantes e aromáticas. Tem muito, e devo comê-los antes dos bichos. Adaptei uma receita para celebrar a abundancia na horta.

Normalmente asso funcho junto com maçã dentro de um frango. Mas os dias, até aqui em Teresópolis, estão esquentando e não estou a fim de ligar o forno. Adaptei uma receita do The Flexatarian Table do Peter Berley republicada pela revista Saveur em Abril 2008. A receita de Fennel, Sunchoke and Apple Salad (salada de funcho, tupinambos ou girassol batateiro, e maçã) não só resolveu minha a situação de muito funcho, mas me falou de raios de sol, calor e andorinhas espetando o céu; ou seja, meu estado emocional com a explosão de primavera.

E os tupinambos? Não tenho, e ainda não descobri como obtê-los no Brasil. Nos EUA, já era difícil! Só conseguia com alguém que os cultivava no quintal. Troquei os tupinambos para pera e adicionei nozes para criar a textura e o sabor dos tupinambos. Fiz com um vinagrette super leve e gostoso.

É uma salada perfeita para servir com churrasco porque você pode fazer com antecedência. Os sabores melhoram depois de um tempo na geladeira. Recomendo servir com churrasco de carré, costelas ou outro de carne de porco. Seria excelente com a minha receita de lombo de porco assado no forno à lenha.



Salada de Funcho, Maçã e Pera

4 pessoas

1 bulbo de funcho, fatiado bem fina
1 maça (gala ou fuji) fatiada bem fina
1 pêra (portuguesa, não muito madura) fatiada bem fina
suco de um limão siciliano
2 colheres de sopa de folhas de funcho, picadas
2 colheres de sopa de cebolitas picadas
5 nozes

2 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
pimenta do reino moída na hora

Numa vasilha grande, combine o funcho, maçã, pêra e suco de limão. Misture bem para que o suco cubra todo. O suco previne que a maçã, pera e funcho escureçam. Adicione as folhas de funcho e cebolitas.

Esquente uma frigideira pequena. Toste as nozes na frigideira uns 5 minutos tomando cuidado a não queimá-las. Retire as nozes e as fatie. Adicione à salada.

Num vidro pequeno com tampa combine o azeite e vinagre de arroz. Tampe, e sacuda bem o vidro até os dois líquidos virem um liquido cremoso (uns 15 segundos). Adicione a salada com a pimenta do reino moída na hora ao seu gosto.

Misture bem a salada com as mãos para que toda parte da salada seja coberta com o vinagrette. Cubra a salada e guarde na geladeira por pelo menos uma hora.

Transfira a uma travessa para servir.

5 comentários:

  1. Ai que delicia!

    Deve ser fantástica!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amo funcho. Deve combinar perfeitamente com maçãs e pêras. Agora tupinambos... esses merecem uma pesquisinha no Google ;-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. oi!
    vi sua receita de massa caseira. tenho uma dúvida: qual a marca do seu cilindro? estou interessada em comprar um para tentar fazer, mas não sei nem por onde começar...
    obrigada,

    ResponderExcluir
  4. @ Simone,

    Ganhei o meu cilindro manual de Marcato, segunda mão, uns 19 anos atrás. Não sei quanto tempo que tem. Vi um Marcato novo ano passado, e é igual o meu. Não mudou. Durante todo esse tempo, nunca me deu nenhum problema, e faço muito macarrão. Recomendo não lavar com água. Lave-o com farinha.

    Tenho também um cilindro brasileiro (de Anodilar)que é muito bom. A minha sogra usa um muito semelhante. Não tem as marcações enumeradas como o da Marcato, mas funciona super bem.

    Você vai gostar muito de fazer massa! Sem o cilindro é muito difícil fazer um talharim, mas pode experimentar com as receitas de pici e orecchiette até ganhar o cilindro.

    Beijos - Suzie

    ResponderExcluir
  5. muito obrigada pelas dicas todas!
    presumo que a sua seja uma dessas:
    http://www.bestshoptv.com/product/16120
    estou numa fissura tão grande de fazer massa caseira que quero comprar no final de semana já!
    obrigada novamente!

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.