
Terça-feira fizemos churrasco para comemorar a posse do Presidente Barack Obama. Era uma celebração simples, somente com a família, mas cheia de emoção. Até as crianças sentiram a importância desse passo para frente. Graças ao feriado no Rio de Janeiro, conseguimos passar uma tarde juntos em casa. Comemoramos na maneira mais típica para nós: churrasco de lingüiça e fraldinha, arroz, feijão, farofa, salsa e tortillas mexicanas. Também fiz uma torta bem rústica para aproveitar os pêssegos da época.



Como todo churrasco em casa, começamos com linguiça de pernil. Beliscávamos a linguiça enquanto assistiámos a Aretha Franklin cantar My Country 'Tis of Thee (chorei), seguida pela posse (chorei) e o discurso (chorei até mais) do Obama. Me emocionei com as palavras dele e gravidade do momento histórico.
A. voltou para a grelha para fazer a fraldinha enquanto preparei a mesa, refletindo no portal "acabamos de atravessar a uma nova época. O que será que os próximos anos vão trazer?" pensei arrumando o nosso churrasco meio brasileiro, meio mexicano, meio americano. A matemática faz um churrasco e meio, mais reflete bem a composição da nossa familia e as nossas aventuras até agora. Qual será a próxima aventura? O que for, seguiremos mantendo os valores verdadeiros e inspiradores que mantivemos até aqui, mas que Obama reforçou tão expressivamente para nós na terça-feira.
Não tenho palavras inspiradoras, mas tenho umas receitas que espero lhes inspirarão.
Fraldinha Grelhada
Como todas as cortes nobres de churrasco, menos émuito mais.
fraldinha, preferivelmente maturada
sal grosso
Limpe a fraldinha de gordura excesso. Passe sal grosso em todos os lados. Grelhe por cima de uma boa brasa.
Corte contra o sentido das fibras.
Sirva com no estilo mexicano com tortillas e salsa, no estilo brasileiro com farofa e molho a campanha, ou simplesmente coma com as mãos!

Tacos de Fraldinha Grelhada com Salsa e Abacate
Fraldinha grelhada, cortada em pedaços pequenos
tortillas (clique aqui para a receita)
salsa mexicana (clique aqui para a receita)
fatias de abacate
Esquente cada tortilla no fogo do fogão por 2 ou 3 segundos cada lado. Recheie com carne, salsa e abacate. Sirva.

Torta Rústica de Pêssego
Fiz essa torta numa frigideira de ferro de somente 20 cm de diâmetro. É pequena, mas perfeita para nós 4 dividirmos num almoço. Se não tiver pêssegos, faça com cerejas, ameixas, peras, maçãs, amoras, caquis, bananas d'água ou até abacaxi. Use a sua imaginação!
4 pêssegos frescos cortados em pedaços
1 colher de sopa de açucar demerara
1 1/2 de farinha de trigo comum
100g de manteiga sem sal
pitada de sal
1 colher de chá de açucar comum
2 colheres de sopa de vinho branco, ou água
Pré-aqueça o forno médio.
Numa vasilha, misture os pedaços de pêssego e o açucar demerara. Num processador, bata a farinha, manteiga, sal e açucar formando um farelo. Aos poucos adicione o vinho ou água. Bata até formar uma bola de massa.
Coloque os pêssegos com açucar na frigideira. Abra a massa. Arrume-a por cima dos pêssegos. Lembre-se que uma torta rústica; a massa não precisa de ficar perfeita. Leve ao forno. Asse por 15-20 minutos ou até a crosta ficar dourada. Cuidado para não queimar os pêssegos.
Retire do forno. Imediatamente transfira a torta para o prato de servir. Para fazer isso, coloque o prato por cima da frigideira. Com panos de prato ou luvas para proteger as mãos, segure o prato e a frigideira com as duas mãos. Vire rapidamente cabeça para baixo. A torta fica no prato com a fruta para cima. Retire qualquer pedaço de pêssego que ficou na frigideira. Sirva. Sugiro um sorvete de baunilha para acompanhar.

Para ver pinturas inspiradoras clique aqui para ver a serie de trabalhos da artista Maira Kalman sobre a posse. São incriveis! É do And the Pursuit of Happiness Blog do New York Times. Vale a pena visitar!
Suzie,
ResponderExcluirtd bem querida? nossa dá pra sentir a importancia q teve a posse para vcs... Obama está causando uma esperança generalizada... que sentimento gostoso nao?
mais gostoso ianda são esses tacos... que colordo lindo... e a torta... ai q delicia! bjs
Vejo que mudou o layout. Por favor, onde está o link para o restaurante russo que não encontrei, não foi quem o mencionou noutro blog seu?
ResponderExcluirVários conhecidos tiveram problema para entrar no seu país,durante a administração anterior, gente que há uns vinte anos visitava-o uma a duas vezes ao ano. Espero que modifiquem isto. Foi uma infelicidade que o anterior tenha sido reeleito, mas, agora, esperamos paz.
Visitar seu blog é sempre algo prazeiroso. Bom Ano!
@Laila,
ResponderExcluirMuito Obrigada! Beijos!
@Silvia
Obrigada pelo comentário. Comeci um blog em inglês algum tempo atrás chamado Small Town Brazil, sobre o que que eu passo morando numa cidade pequena no interior do Rio. É a historia do peixe fora d'água. Mas, não foi muito para frente.
Ainda existe. Visite www.smalltownbrazil.blogspot.com
para ver a história do Dona Irene, o restaurante russo maravilhoso aqui em Teresópolis.
Espero que encontro a voz um dia para escrever mais neste blog.
Beijos-
Suzie
Oi Suzie, estou passando só para convidar você para participar do desafio de aniversário do meu blog.
ResponderExcluirDá uma olhada no link para saber como participar e quais os prêmios para os vencedores.
http://receitapassoapasso.blogspot.com/2009/02/desafio-de-aniversario.html
Abraços,
BETO
Suzie, amei seu blog. Entrei aqui buscando uma receita de biscuits e achei tanta coisa boa!
ResponderExcluirBeijos.
Suzie,
ResponderExcluirEstou te escrevendo pedindo encarecidamente sua ajuda.
Adoro cozinhar e sei fazer pizzas quase maravilhosas, pois sempre me faltou o forno a lenha...
Recentemente fui a uma loja e comprei aqueles fornos pré moldados, que já está sendo assentado aqui em casa, para posteriormente ser revestido com tijolos. Mas algo me preocupou.
A base interna do forno é de tijolo refratário...
Eu sei que o correto é ser de pedra, pra temperatura ficar bem alta e assar a massa por baixo, além de estourar as bordas...
Você poderia me ajudar? A base sendo de tijolo refratário, dá certo?? Terei a temperatura adequada? A massa não vai grudar no tijolo???
Se o tijolo refratário não der certo, que tipo de pedra você me indica para revestir a base do forno, para assar as pizzas sobre elas (seria arenito? seria pedra de são tomé?)
Agradeceria imensamente se me respondesse Suzie, estou tão ansioso...
Muito obrigado!
alex
contieri.hermini@yahoo.com.br
Ola Suzie,
ResponderExcluiramei o teu blog! Muito! Volte!