04 agosto 2011

De Repente Buenos Aires

asado, chimichurri e papas fritas
"As milhas vão vencer.  A gente tem que usá-las logo," falou A. no inicio da semana passada.  
"Vencem quando?"
"Domingo."
"Ué.  Vamos."  Não me importou para onde.  
"Santiago?  Montevideo?  Buenos Aires?"  me perguntou.
"Aceito, sim," respondi.
 Era quarta-feira e muito em cima da hora.  Só conseguimos marcar a viagem para Buenos Aires para sexta-feira.  
Não conheço Santiago, nem Montevideo.  Gostaria de conhecer ambos, e muito! Fui à Buenos Aires uma vez por somente duas noites e adorei cada minuto da viagem.  Esta também seria de sexta à domingo, mas pelo menos puderia conhecer um pouquinho mais.
panqueca de dulce de leche no Cé Bleu
adega sofisticada no posto de gasolina

Umas das impressões que tirei da cidade: 
  • Dulce de leche em todo lugar.  Lugares sofisticados e simples tinham sempre algo com dulce de leche.  Até o café da manhã do hotel (NH Lancaster, na esquina das Avenidas Cordoba e Reconquista, foi excelente) oferece potinhos de dulce de leche junto com os de geleia, manteiga e mel.  No Cé Bleu, um restaurante simples, perto do hotel, que é otimo para crianças, tem um vibe relaxada e comfortável, free wifi e uma deliciosa panqueca de dulce de leche com açúcar brulée por cima. 
  • Vinho bom em todo lugar.  Não tenho o dinheiro nem o tempo para investir a aprender a beber vinhos extraordinários.  Mas gosto de beber vinho bom. Todo restaurante que fomos tinha uma carta de vinho.  Oferecem vinhos bons e não fora do alcance.  Gostei especialmente desta adega (quase) no posto de gasolina.
  • Gente fina.  Em todo lugar que fomos, sendo hotel, loja, restaurante, museu, feira, táxi... Todo mundo era super-gentil e queria ajudar.  Não falo espanhol. Nem tenho talento de desenrolar um portuñol  A. fala espanhol muito bem mas não eu não gosto de andar calada.  Gosto de conversar e entender. Que paciência os portenos tinham comigo.  É um povo que faz fila no ponto de ônibus.
Floralis Genérica, escultura gigante de aço de Eduardo Catalano na Plaza de las Naciones Unidas

Costuron as veces es tarde, 2011 de Ariela Naftal no Salon Nacional de Artes Visuales 2011 no Palais de Glace

Em dois dias passeamos bastante, quase tudo a pé.  Fizemos as compras na Calle Florida. Vistamos a flor gigante na Plaza de las Naciones Unidas. Fomos ao Museo Nacional de Bellas Artes e o Salon Nacional de Artes Visuales de 2011 no Palais de Glace. Jantamos no tradicional Las Nazarenas Asador Criollo.  Assistimos tango na rua.  Sempre optei para a opção nacional.  Bebi torrontés e malbec.  Tomei Quilmes Stout!








Almoçamos espetacularmente no Cabaña Las Lilas no Puerto Madera.  É um lugar super agradável na beira do Rio Plata.  A adega é ampla.  O couvert é muito criativo com salmão, pimentão e tomates assados, caponata e queijos.  Pedi a picaña summus e o A. pediu a colita de quadril junto com a salada boconcinni com rúcula, confit de cebolas, tomates, azeitonas e mussarela de búfala, e papas fritas para acompanharam.  A sobremesa foi um tiramisú com um sorvete divino de café.  Depois de tudo, a casa oferece grappa e limoncello, um convite para se ficar mais um tempo para curtir o espaço.  E ficamos sim.  A temperatura não passou de 12 graus e ventava forte.  Mas ficamos na varanda, protegidos e aquecidos durante boa parte da tarde high em carne e grappa. 


Apesar de ser de última hora e sem muito planejamento o passeio foi muito bom.  Na práxima vez gostaria fazer por mais tempo e com as crianças. 


2 comentários:

  1. Olá Suzi, tudo bem? adorei seu blog, muita bacana as receitas te achei porque queria fazer massas caseiras e é muito bem explicado por vc, queria tirar uma duvida, na foto acima da panqueca de dulce de leche, queria saber que cobertura foi usada em cima da panqueca? cobertura de sorvete de chocolate? Abs

    ResponderExcluir
  2. @o corsário - Obrigada pelo comentário. Você acertou! A cobertura das panquecas de dulce de leche foi de sorvete mesmo. Não foi nada especial em comparação ao dulce de leche.

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.