Adaptei um bolo do David Lebovitz, um blogueiro e cozinheiro genial que mora em Paris. Ele chama o bolo Chocolate Orbit Cake ou Bolo na Órbita do Chocolate. Também o chamava Chocolate Idiot Cake ou Bolo do Idiota de Chocolate, porque qualquer um conseguiria fazê-lo sem erro.
A receita do Lebovitz pede que o bolo asse dentro de banho maria por mais de uma hora. Um passo que só me lembro de fazer uns 15 minutos depois que o bolo já está assando no forno. Eu lembro pelo cheiro forte de chocolate começando a queimar. "Está queimando? Ih! Esqueci colocar no banho maria....de novo." Já fiz isso umas 6 ou 7 vezes. Quem é a idiota?
Mas, nesse erro acontece uma magia. Pulando a etapa do banho maria, o bolo assa mais quente, criando uma crosta fina. Claro, que não podia deixar queimar no forno, então abaixo a temperatura e deixo assar um pouco mais. Não deixo assar aquela uma hora e pouco que o Lebovitz pede. O resultado é um bolo muito denso e cremoso como um pudim encapsulado por uma camada fina e crocante. E não sai da forma bonito e uniforme como sairia se tivesse assado no banho maria. Sai torto, desnívelado, ondulado. Realmente requer uma sensibilidade joli laid, brutto ma buono; ou seja, bonito feinho.

Para finalizar, passo uma camada de ganache de chocolate meio amargo por cima. O ganache ajuda no visual alisando o superfice, e não atrapalha em nada o sabor. É como gosto de chocolate, com mais chocolate por cima!
Outra coisa boa dessa receita é que leva muito pouca farinha de trigo. A receita pode se adaptar para as dietas sem glútem, substituindo a farinha para outros opções como farinha de amaranta, amido de milho, farinha de batata, etc...
Bolo de Chocolate Intenso
para um bolo de 22cm
Ingredientes:
- para o bolo
- 200gr de manteiga extra sem sal
- 350gr de chocolate meio amargo
- 6 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 2 colheres de farinha de trigo (ou um substituto sem glútem)
- para o ganache
- 150gr chocolate meio amargo
- 1/2 xícara de creme de leite
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda de 22cm. É preferível usar uma forma com fundo solto. Forre a forma untada com uma folha de papel manteiga cortada em formato de círculo um pouco maior do tamanho do fundo da forma. Eu faço isso contornando a forma com um lápis.
- Derreta a manteiga e o chocolate juntos. Eu gosto de fazer isso numa tigela de vidro no microondas, mas pode fazer no banho maria no fogão.
- Numa outra vasilha, misture os ovos e o açúcar. Aos poucos, adicione a mistura de chocolate à mistura de ovos. Faça isso aos poucos para que o chocolate quente não cozinhe os ovos, senão você corre o risco de fazer um omelete de chocolate.
- Adicione a farinha de trigo (ou substituto). Misture até incorporado.Asse por 15 minutos. Depois, abaixe o fogo para 160 graus e asse o bolo por mais 20 a 25 minutos, ou até que fique firme.Ou faça que nem o David Lebovitz, assando no banho maria por 1 hora e 15 minutos.
- Enquanto isso, faça o ganache. Derreta o chocolate no microondas. Adicione o creme de leite e misture bem. Guarde coberto.
- Retire o bolo do forno e deixe esfriar em cima de uma grade até ficar completamente esfriado. Retire da forma virando num prato. Remova a folha de papel manteiga. Passe uma camada do ganache por cima e sirva.
Parecer muito bom
ResponderExcluirNossa fiquei com água na boca, deve ser delicioso , quero logo testar :)
ResponderExcluir