13 agosto 2011

Em Órbita no Chocolate

Foi sem querer mas deu certo.  Cada vez que faço esse bolo maravilhoso esqueço de colocar no banho maria. Mas, ainda assim, fica fantástico.

Adaptei um bolo do David Lebovitz, um blogueiro e cozinheiro genial que mora em Paris.  Ele chama o bolo Chocolate Orbit Cake ou Bolo na Órbita do Chocolate.  Também o chamava Chocolate Idiot Cake ou Bolo do Idiota de Chocolate, porque qualquer um conseguiria fazê-lo sem erro.

A receita do Lebovitz pede que o bolo asse dentro de banho maria por mais de uma hora.  Um passo que só me lembro de fazer uns 15 minutos depois que o bolo já está assando no forno.  Eu lembro pelo cheiro forte de chocolate começando a queimar.  "Está queimando?  Ih!  Esqueci colocar no banho maria....de novo."  Já fiz isso umas 6 ou 7 vezes.  Quem é a idiota?

Mas, nesse erro acontece uma magia.  Pulando a etapa do banho maria, o bolo assa mais quente, criando uma crosta fina. Claro, que não podia deixar queimar no forno, então abaixo a temperatura e deixo assar um pouco mais.  Não deixo assar aquela uma hora e pouco que o Lebovitz pede.  O resultado é um bolo muito denso e cremoso como um pudim encapsulado por uma camada fina e crocante.  E não sai da forma bonito e uniforme como sairia se tivesse assado no banho maria.  Sai torto, desnívelado, ondulado.  Realmente requer uma sensibilidade joli laid, brutto ma buono; ou seja, bonito feinho.


Para finalizar, passo uma camada de ganache de chocolate meio amargo por cima. O ganache ajuda no visual alisando o superfice, e não atrapalha em nada o sabor.  É como gosto de chocolate, com mais chocolate por cima!

Outra coisa boa dessa receita é que leva muito pouca farinha de trigo.  A receita pode se adaptar para as dietas sem glútem, substituindo a farinha para outros opções como farinha de amaranta, amido de milho, farinha de batata, etc...




Bolo de Chocolate Intenso

para um bolo de 22cm

Ingredientes:
  • para o bolo
  • 200gr de manteiga extra sem sal
  • 350gr de chocolate meio amargo
  • 6 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de farinha de trigo (ou um substituto sem glútem)

  • para o ganache
  • 150gr chocolate meio amargo
  • 1/2 xícara de creme de leite
Instruções:
  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.  Unte uma forma redonda de 22cm.  É preferível usar uma forma com fundo solto.  Forre a forma untada com uma folha de papel manteiga cortada em formato de círculo um pouco maior do tamanho do fundo da forma.  Eu faço isso contornando a forma com um lápis.
  2. Derreta a manteiga e o chocolate juntos.  Eu gosto de fazer isso numa tigela de vidro no microondas, mas pode fazer no banho maria no fogão.
  3. Numa outra vasilha, misture os ovos e o açúcar.  Aos poucos, adicione a mistura de chocolate à mistura de ovos.  Faça isso aos poucos para que o chocolate quente não cozinhe os ovos, senão você corre o risco de fazer um omelete de chocolate. 
  4. Adicione a farinha de trigo (ou substituto).  Misture até incorporado.Asse por 15 minutos.  Depois, abaixe o fogo para 160 graus e asse o bolo por mais 20 a 25 minutos, ou até que fique firme.Ou faça que nem o David Lebovitz, assando no banho maria por 1 hora e 15 minutos.
  5. Enquanto isso, faça o ganache.  Derreta o chocolate no microondas.  Adicione o creme de leite e misture bem.  Guarde coberto.
  6. Retire o bolo do forno e deixe esfriar em cima de uma grade até ficar completamente esfriado.  Retire da forma virando num prato.  Remova a folha de papel manteiga.  Passe uma camada do ganache por cima e sirva.

 

2 comentários:

  1. Nossa fiquei com água na boca, deve ser delicioso , quero logo testar :)

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.