21 agosto 2011

Geléia de Morango

O morangos estavam me chamando.  Escuto vozes no mercado.  Vocês não? 

Eu sei que é muito mais fácil comprar uma geleia.  Existem muitas geleias excelentes em todo lugar, até na minha cidade miúda tem varias marcas importadas, nacionais e até locais.  Mas, não escutei vozes na seção de geleias.  As vozes vieram das caixinhas cheias de frutas vermelhas. "Psssssiu....faça geleia...."

Fazer geleia de morango é muito fácil.  Não precisa pectina.  Suco de limão funciona muito bem e adiciona um elemento no sabor, ajudando a ficar não tão doce. A receita aqui é com açúcar reduzido, e deixei algumas frutas pequenas inteiras para criar uma textura interessante.

Eu gosto de servir essa geleia em torradas ou misturado com iogurte natural.  Mas, a maneira preferida em casa é com biscuits (veja receita aqui).

 

Geleia de Morango
para fazer 6 potes de 200ml

Ingredientes:
  • 2kg de morangos fresco e maduros
  • 1,7kg  de açúcar refinado
  • O suco de 2 limões sicilianos
  • uma pitada de sal
Instruções:

  1. Guarde um pires no freezer.
  2. Limpe os morangos e retire os cabos verdes.  Corte os morangos grandes em pedaços.  Deixe os pequenos inteiros.  Separe uns 10 ou 12 morangos pequenos.
  3. Coloque os morangos numa panela grande com fundo grosso.  Amasse-os, machucando-os até soltarem liquido.  Adicione os morango pequenos inteiros, o açúcar, o suco de limão e o sal.  Leve a cozinhar num fogo baixo até engrossar, mexendo a mistura com frequência para que não queime. Para saber se cozinhou suficientemente, retire o pires do freezer.  Pingue um pouco da geleia no pires gelado.  Se a geleia parece firme e não escorre quando mexer o pires, ela está pronta.  Geleia de morango não fica dura como geleia de laranja, por exemplo.  Ela fica mais solta pela natureza da fruta.
  4. Retire a panela do fogo.  Limpe a superfície  da geleia de toda aquela espuma rosada.  Esterilize os vidros herméticos.  Coloque a geleia em cada vidro, fechando as tampas.  Coloque os vidros numa panela bem grande forrada com um pano de prato. Enche a panela com água até cobrir os vidros.  Leve a ferver e deixe fervendo durante 5 minutos.  Deixe a água e os vidros esfriarem.  Remova e seque os vidros.  Verifique se cada vidro fechou completamente.  Se a indentação na tampa ficou para baixo o vidro fechou corretamente.  Se não, ferva novamente, ou use essa geleia durante os próximos 3 dias guardando o vidro na geladeira.
  5. Pode guardar os vidros fechados num lugar longe de luz, umidade e calor por 3 meses.    



Um comentário:

  1. Ola Suzie..estava como saudade de voce. Que bom voce voltou. Senti falta de suas linhas para animar meu dia. Tambem não tenho o portugues como lingua primeira, e mostro para meu marido blogs e sites onde as pessoas tentam escrever melhor em portugues e ele se diverte. Mas estou tentando melhorar. Amei a receita da geleia, tenho frutas muitas na geladeira e vou tentar fazer igual você.
    Beijos

    Lucylle

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.