19 agosto 2011

A Melhor Amiga

batatas com allioli
Batatas.  Crocantes e salgadas por fora, macias e fofas por dentro.  São trouxinhas quentes de conforto.  São as melhores amigas de qualquer prato.  Definem comida simples. Aqui as fiz cozidas duas vezes.  A receita não tem mistério, mas oferece uma satisfação altíssima.  São cozidas, e depois assadas.  Sirva ao lado do que está na mesa e todo mundo ficará feliz.  A última vez que fiz acompanharam um estrogonofe de frango, um favorito das crianças.  Não sobrou nada.

Você pode temperar as batatas com ervas frescas como tomilho, oregano, sálvia ou alecrim.  Pode fazer uma versão picante temperando com pimenta cayenne em pó.  Recentemente, elas são o meu veículo favorito de comer allioli, a minha nova fascinação (veja a postagem sobre allioli).  
batatas cozidas e depois assadas com sal e azeite
Batatas Duas Vezes

Ingredientes:

  • 1 kg de batatas inglesas pequenas
  • 1 colher de chá de sal grosso
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • allioli
Instruções

  1. Lave as batatas.  Coloque-as numa panela grande e cobra com água.  Leve a cozinhar até que comecem a ficar tenras.  Escorra.

  2. Pré-aqueça o forno a 180 graus.  Transfira as batatas a uma cassarola.  Bata o sal grosso num pilão até quebrar em cristais menores.  Despeje o azeite por cima das batatas.  Salpique as com sal.  Salteie as batatas no azeite e sal até ficarem cobertas.  Asse no forno por 15 minutos.  Vire as batatas e asse por mais 15 minutos, ou até ficarem douradas.  Sirve quentes com alloli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seus comentários são sempre bem vindos.