05 agosto 2011

Trufas de Chocolate

Não sou chocolatier.  Não sei fazer chocolates bonitos, brilhantes e esculturais.  E não tenho acesso aos melhores chocolates do mundo.  Sei fazer chocolates deliciosos dentro dos ingredientes ao meu alcance.   

Por várias ocasiões este ano fiz trufas para dar de presente.  Chegava um aniversário, fazia uma caixa de trufas.  Cada vez experimentei com chocolates e recheios diferentes.  Os meus filhos, cobaias ávidos, testaram muitos exemplos.  Dois tipos sempre deram certo com eles; os de algum tipo de castanha (castanha de Pará, castanha de cajú, nozes ou amêndoas) e os de laranja, ambos com chocolate escuro.   


Trufas são muito fáceis de fazer, embrulhar e dar de presente.  Não exigem muito tempo nem um espaço enorme disponível na geladeira. 






Trufas de Laranja
para 15 trufas

100g chocolate meio amargo
50g chocolate ao leite
Raspas de casca de uma laranja
3 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de chá de cointreau ou outro licor de laranja
1/3 xícara de cacau

Derreta os chocolates no forno de microondas.  Esfrie um pouco misturando com colher.  Adicione o creme de leite, as raspas de casca de laranja e o cointreau.  Misture bem.  Coloque na geladeira até a mistura ficar dura.  Forme bolas.  Passe as bolas no cacau.  Enrole as bolas em papel de chumbo ou em embalagens próprias para trufas e bombons.

Trufas de Castanhas de Caju
Para 15 trufas

100g de chocolate meio amargo
2 colheres de sopa de creme de leite
50g de castanhas de caju picadas
100g de chocolate amargo (ou de alto teor de cacau)

Derreta o chocolate meio amargo no forno de microondas.  Esfrie um pouco.  Adicione o creme de leite e castanhas de caju picadas.  Misture bem.  Esfrie na geladeira até a mistura ficar dura.  Forma bolas.

Derreta o chocolate amargo.  Esfrie misturando o chocolate constantemente até chegar numa temperatura menor ou igual a dos seus lábios. Banhe as bolas no chocolate amargo e deixe-as esfriando numa folha de papel manteiga.  Depois de ficarem duras, enrole em papel de chumbo ou embalagens próprias para trufas e bombons.

Um comentário:

  1. Olá, td bem?!
    Conheci seu blog por acaso, procurando informações sobre o que é um buttermilk.
    Gostei mto da sua explicação e, embora tenha notado que o blog aparenta estar abandonado (a última postagem data de março/2012) qria te deixar uma pergunta, pq não encontrei no blog.
    Sempre tive dúvida sobre os cremes que vemos nas receitas americanas/inglesas/australianas, tipo double cream, whipped cream, sour cream, havy cream, half cream etc.
    Assim, gostaria de saber se vc poderia explicar o que são esses "creams" e seus substitutos ou equivalentes na culinária brasileira (caso existam).
    Desde já agradeço pela atenção!
    Parabéns pelo blog e sucesso!

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.