07 setembro 2011

O Black Krim

O meu primeiro tomate heirloom, o Black Krim
Olhem o que estava me esperando quando voltei da Nova Orleans: o meu primeiro tomate heirloom, ou seja tomate de genética antiga.  É de variedade Black Krim.  O tomate é grande, enrugado, e de cor vermelha tão escura que é quase marrom,.  Por dentro é incrivelmente suculento.  Não é um híbrido como os tomates comuns do hortifruti; é  uma espécie de tomate que não cultivam para vender comercialmente.  As plantas não tem um bom rendimento, não aguentam bichos e doenças, sendo que os frutos ainda quebram durante a viagem da fazenda ao supermercado.  A variedade sobreviveu sendo cultivada em hortas caseiras.  Exige cuidados como aqueles dados a um bebê.  Consegui cultiva-lo sem agrotóxics adubando com nosso composto caseiro.  Mas, vale à pena, por que os retornos são divinos. 
O tomate black krim no dia que cheguei
O tomate estava bem verde quando viajei.  Imaginei que fosse amadurecer enquanto estivesse fora e iria perder a oportunidade de comer o primeiro.  No dia que cheguei, estava me esperando vermelho e quase caindo do pé. É um milagre que o gamba não o pegou antes de mim.

Fatiei-o e salpiquei-o com flor de sal e um bom azeite e o comi em pé na cozinha com o A, suco escorrendo dos cantos das nossa bocas. Era uma coisa absurdamente gostosa.  O pé tem mais seis tomates amadurecendo então temos mais momentos assim para esperar.

Para mais informações sobre tomates antigos visite essa página de wikipedia.  Infelizmente não existe uma página ainda em português.

Um comentário:

  1. como você encontrou as sementes? Como plantar tomates????

    Obrigada :)

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.