16 setembro 2011

Salada de Tomates




Estou com febre de tomates.  Não consigo saciar minha fome deles.  É porque estou esperando os tomates no jardim amadurecerem.  Plantei uns tomates heirloom e consegui colher uma espécie perfeita até agora.  (Leia aqui sobre os tomates heirloom no meu jardim).  Desde comê-lo estou com um desejo maluco de tomates. 

Outro dia fiz uma salada de tomates para satisfazer o meu vício.  Fiz de varios tipos.
Os tomates Débora são mais carnudos e tem pouco suco.  Ao contrario, os tomates pequenos e comprimidos chamados "italianos" soltam muito suco e sementes.  Os tomates cereja também são suculentos mas tem um sabor diferente, mais brilhante do que os outros.  E o grandão, o tomate salada, solta mais suco  e tem um sabor mais suave de todos.  A mistura criou um prato não só visualmente interessante como também gostei do encontro de texturas em sabores diferentes em cada mordida.

"Vesti" essa salada com um molho simples de limão, aliche, pimenta dedo-de-moça, alho, azeite e pimenta-do-reino.  Umas folhas de manjericão completam o prato.

Essa salada é perfeita para acompanhar peixe, frango ou carnes.  Servi com uma picanha grelhada e um prato super leve de abóbora assada com espinafre.

Salada de Tomates

Ingredientes:
  • 1 kg de tomates de vários típos
  • o suco e as raspas da casca de um limão siciliano
  • um filet de aliche
  • um dente de alho assado
  • 1/2 pimenta de-de-moça assada, ou a gosto
  • pimenta-do-reino moida na hora
  • 3 colheres de sope de azeite
  • umas folhas de manjericão
Instruções:
  1. Asse o alho (com a casca) e a pimenta dedo-de-moça numa frigideira pequena sem óleo, para que o alho fique mole e suave, e para retirar a pele da pimenta.  A pimenta vai dourar um pouco e a pele pode estourar. Não tem problema. Vire o alho e pimenta para que dourem os dois lados.  Retire do fogo depois de 10 minutos ou quando o alho soltar um aroma forte.
  2. Descasque e pique o alho.
  3. Descasque a pimenta esfregando nela com uma faca.  A pele deve soltar-se com facilidade.  Abra a pimenta para tirar as sementes da mesma maneira.  Lave longamente as mãos depois de manusear a pimenta.
  4. Lave bem os tomates e retire os "umbigos", ou seja onde cresceu o cabo.
  5. Corte os tomates em pedaços de tamanhos diferentes.  O que faz a salada interessante são as  diferenças entre os tomates.  Se cortar todos em cubos iguais a salada perderá a graça.
  6. Pique o aliche.
  7. Numa tigela grande, misture as raspas e o suco de limão, o aliche, o alho, a quantidade da pimenta dedo-de-moço desejada, a pimenta-do-reino e o azeite.  Misture um pouco.  Adicione os tomates.  Misture com as mãos para que o molho tempere bem os tomates.
  8. Transfira a mistura a uma travessa.  
  9. Salpique com folhas de manjericão e sirva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seus comentários são sempre bem vindos.