Desde pequena minha filha gosta de comer sopa de letrinhas. Quase toda noite ela esperava uma tijela de sopa quente, soltando vapor em que ela mergulhava o rosto, sentindo o perfume de conforto de frango e macarrão. Agora, com dez anos de idade, e um paladar mais desenvolvido, ela ainda continua querendo essa sopa pelo menos 3 vezes por semana. Acho é o prato que ela mais tomou na sua vida; até mais do que o arroz e feijão no almoço. Esse conforto e nutrição a sustentou durante gripes, resfriados e algumas simples mágoas. Foi a benção durante as crises de amídalas inchadas em que ela não queria comer mais nada nem, tampouco, podia servir-lhe qualquer sopa.
O caldo é tudo. Não podia fazer com o cubinho, não. A sopa que sustenta assim precisa ser feita de ingredientes nutritivos de verdade. Durante esses anos esperimentei muito. Desenvolvi uma receita em que eu -e mais importante, ela- confiamos muito. É feita de frango e legumes frescos e não leva muito sal. Inclusive, às vezes faço sem sal algum, colocando-o na hora de usar. Faço grandes quantidades e congelo as porções em vidros reciclados.
Além, da sopa, utilizo o caldo como base para diversos outro pratos: base do meu estrogonofe, outras sopas e muitos molhos. Uso em qualquer receita que peça caldo de galinha.
Melhor de tudo, a receita é muito fácil. Não demanda que fique horas no fogão. Os ingredientes são assados primeiro para maximizar a potência dos sabores. As vezes faço de sobras de um frango assado. Escolhi legumes e ervas aromáticas para impregnar o caldo com um sabor gostoso e arredondado.
Evitei colocar verduras amargas ou legumes que soltam amido como batata, aipim ou inhame. Apesar de nutritivo, o amido muda o caldo, deixando-o turvo. As verduras, por sua vez, deixam o caldo amargo. E não quero inhame num caldo que depois utilizarei num molho de tomate. Prefiro fazer o caldo simples para que posso usá-lo como uma base em pratos que leva outros sabores.
É o simples que minha filhinha gosta. Para a sopa dela, coloco pedaços picados do frango e algum tipo de macarrão, como letras, estrelas ou até cabelinho de anjo quebrado em fragmentos pequenos.
Caldo de Galinha Caseiro
para mais ou menos 8 litros de caldoIngredientes:
- 3 pedaços de coxa e sobrecoxa de frango
- 1cebola
- 1cenoura
- 1talo de aipo
- 1 tomate
- 4 dentes de alho
- 1 alho poró
- folhas de sálvia, oregano e tomilho fresco
- pimento-do-reino moído na hora
- sal a gosto
- azeite
- água
- Pré-aqueça o forno a 180 graus.
- Dentro de um tabuleiro arrume os pedaços de frango.
- Sem necessidade de descascar, corte a cebola, a cenoura, o aipo, o tomate e o alho em pedaços grandes.
- Remova as folhas verdes e as raizes do alho poró. Lave bem a parte branca retirando qualquer terra entre as camadas. Corte em pedaços grandes e junte ao tabuleiro.
- Adicione as folhas de sálvia, oregano e tomilho sem necessidade de remover os talos.
- Moa a pimenta-do-reino por cima dos ingredientes no tabuleiro e adicione um fio de azeite.
- Leve a dourar no forno durante 25 minutos. Retire qualquer escuma que forma na superficie.
- Retire do forno. Transfira o frango e legumes a uma panela que caiba de 8 a 10 litros de líquido. Raspe o fundo do tabuleiro para retirar a parte que grudou. Tudo vai no caldo. Encha a panela com água fria até cobrir todos os ingredientes e encher a panela completamente.
- Cozinhe num fogo alto até o líquido ferver. Baixe o fogo e deixe cozinhar bem baixo para que o liquido não ferva com muita força; somente soltando uma bolha de vez em quando. Cozinhe assim durante 1 hora com a tampa solta.
- Tampe completamente e deixe esfriar no fogão.
- Transfira para o caldo para vidros que foram esterilizados em água fervendo. Se for congelar, não encha os vidros completamente. Deixe um espaço de 3 cm, se não o vidro pode estourar no freezer. Tampe os vidros.
- Guarde na geladeira por até 3 dias ou no congelador por até 3 meses.
Sopa de Letrinhas
Ingredientes:
- 1/2 xícara de macarrão de letras
- 1/2 xícara de pedaços de frango cozido
- 4 copos de caldo de galinha
- Numa panela, cozinhe a quantidade de macarrão desejado seguindo as instruções da embalagem.
- Numa outra panela esquente o caldo de galinha. Adicione os pedaços de frango cozido. Tempere com sal a gosto.
- Escorra o macarrão. Divida entre duas tijelas.
- Despeje o caldo com pedaços de frango por cima do macarrão. Sirva quente.
Parabéns, tudo está de acordo. Vou fazer.
ResponderExcluirNei