23 setembro 2011

Sopa de Letrinhas com Caldo de Galinha Caseira


Desde pequena minha filha gosta de comer sopa de letrinhas.  Quase toda noite ela esperava uma tijela de sopa quente, soltando vapor em que ela mergulhava o rosto, sentindo o perfume de conforto de frango e macarrão.  Agora, com dez anos de idade, e um paladar mais desenvolvido,  ela ainda continua querendo essa sopa pelo menos 3 vezes por semana.  Acho é o prato que ela mais tomou na sua vida; até mais do que o arroz e feijão no almoço.  Esse conforto e nutrição a sustentou durante gripes, resfriados e algumas simples mágoas.  Foi a benção durante as crises de amídalas inchadas em que ela não queria comer mais nada nem, tampouco, podia servir-lhe qualquer sopa. 


O caldo é tudo.  Não podia fazer com o cubinho, não.  A sopa que sustenta assim precisa ser feita de ingredientes nutritivos de verdade.  Durante esses anos esperimentei muito.  Desenvolvi uma receita em que eu -e mais importante, ela- confiamos muito.  É feita de frango e legumes frescos e não leva muito sal.  Inclusive, às vezes faço sem sal algum, colocando-o na hora de usar.  Faço grandes quantidades e congelo as porções em vidros reciclados.

Além, da sopa, utilizo o caldo como base para diversos outro pratos: base do meu estrogonofe, outras sopas e muitos molhos.  Uso em qualquer receita que peça caldo de galinha. 

Melhor de tudo, a receita é muito fácil.  Não demanda que fique horas no fogão.  Os ingredientes são assados primeiro para maximizar a potência dos sabores.  As vezes faço de sobras de um frango assado.  Escolhi legumes e ervas aromáticas para impregnar o caldo com um sabor gostoso e arredondado.

Evitei colocar verduras amargas ou legumes que soltam amido como batata, aipim ou inhame.  Apesar de nutritivo, o amido muda o caldo, deixando-o turvo. As verduras, por sua vez, deixam o caldo amargo.  E não quero inhame num caldo que depois utilizarei  num molho de tomate.  Prefiro fazer o caldo simples para que posso usá-lo como uma base em pratos que leva outros sabores.

É o simples que minha filhinha gosta.  Para a sopa dela, coloco pedaços picados do frango e algum tipo de macarrão, como letras, estrelas ou até cabelinho de anjo quebrado em fragmentos pequenos.




Caldo de Galinha Caseiro
para mais ou menos 8 litros de caldo

Ingredientes:
  • 3 pedaços de coxa e sobrecoxa de frango
  • 1cebola
  • 1cenoura
  • 1talo de aipo
  • 1 tomate
  • 4 dentes de alho
  • 1 alho poró
  • folhas de sálvia, oregano e tomilho fresco
  • pimento-do-reino moído na hora
  • sal a gosto
  • azeite
  • água
Instruções:

  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
  2. Dentro de um tabuleiro arrume os pedaços de frango.
  3. Sem necessidade de descascar, corte a cebola, a cenoura, o aipo, o tomate e o alho em pedaços grandes.  
  4. Remova as folhas verdes e as raizes do alho poró.  Lave bem a parte branca retirando qualquer terra entre as camadas.  Corte em pedaços grandes e junte ao tabuleiro.
  5. Adicione as folhas de sálvia, oregano e tomilho sem necessidade de remover os talos.
  6. Moa a pimenta-do-reino por cima dos ingredientes no tabuleiro e adicione um fio de azeite.
  7. Leve a dourar no forno durante 25 minutos.  Retire qualquer escuma que forma na superficie.
  8. Retire do forno.  Transfira o frango e legumes a uma panela que caiba de 8 a 10 litros de líquido.  Raspe o fundo do tabuleiro para retirar a parte que grudou.  Tudo vai no caldo.  Encha a panela com água fria até cobrir todos os ingredientes e encher a panela completamente.  
  9. Cozinhe num fogo alto até o líquido ferver.  Baixe o fogo e deixe cozinhar bem baixo para que o liquido não ferva com muita força; somente soltando uma bolha de vez em quando.  Cozinhe assim durante 1 hora com a tampa solta.
  10. Tampe completamente e deixe esfriar no fogão.  
  11. Transfira para o caldo para vidros que foram esterilizados em água fervendo.  Se for congelar, não encha os vidros completamente.  Deixe um espaço de 3 cm, se não o vidro pode estourar no freezer. Tampe os vidros.  
  12. Guarde na geladeira por até 3 dias ou no congelador por até 3 meses. 

Sopa de Letrinhas
para 2 pessoas

Ingredientes:
  • 1/2 xícara de macarrão de letras
  • 1/2 xícara de pedaços de frango cozido
  • 4 copos de caldo de galinha
Instruções
  1. Numa panela, cozinhe a quantidade de macarrão desejado seguindo as instruções da embalagem.
  2. Numa outra panela esquente o caldo de galinha. Adicione os pedaços de frango cozido.  Tempere com sal a gosto.
  3. Escorra o macarrão.  Divida entre duas tijelas.
  4. Despeje o caldo com pedaços de frango por cima do macarrão.  Sirva quente.



Um comentário:

  1. Parabéns, tudo está de acordo. Vou fazer.

    Nei

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.