05 outubro 2011

Mini Cupcakes de Halloween


O Halloween está chegando.  Todo ano faço a minha parte: criar uma ocasião memorável para a família comemorar a minha festa favorita do ano.  Cortamos abóboras para fazer jack-o-lanterns, enfeitamos a casa com silhuetas de gatos, bruxas e morcegos recortadas de papel preto, e fazemos as gostosuras.  Infelizmente, não temos a chance de fazer o trick-or-treat, batendo nas portas dos vizinhos para pedir doces.  Seria demais esperar que eles recebam a vizinha gringa e os seus filhos com doces todo 31 de outubro.  Em vez de passar a noite perambulando pelas folhas secas arranhando as calçadas em busca de encher a fronha de m&ms, snickers e sweet tarts, pela graça da minha fantasia, como passei todos os Halloweens da minha infância, tento recriar a magia numa festa em casa. Ainda assim, sinto muito a falta do Halloween americano. 

Para a nossa festa do ano passado fiz esses mini cupcakes de Halloween.  São mini bolinhos de chocolate, do tamanho de um bombocado, cobertos com "lama e terra" feitos de ganache e farelo de biscoitos de chocolate.  Saindo de cada bolinho é uma fatasma de chocolate branco.  Para festas, alcanço mais sucesso servir os mini cupcakes do que os cupcakes de tamanho normal.  Observei que o cupcake normal é grande para as crianças.  Elas costumam comer somente a parte com a cobertura e deixam o restante.  Com o tamanho mini eles comem 2 ou 3 cupcakes sem deixar nada para trás.  Consegui fazer o tamanho pequeno assando a massa dentro de formas de bombocado forradas com forminhas de papel branco no 3.  Use somente papel branco.  Descobri que as forminhas coloridas feitas para brigadeiro soltam tinta.  Verifique se a forma que você escolheu é própria para assar no forno.  Se tiver dúvida, use formas brancas.

Mini Cupcakes de Halloween
para fazer 85 mini-cupcakes ou 18 cupcakes tradicionais
Ingredientes
para a massa
  • 2 1/4 xícaras (280g) de farinha de trigo
  • 1 2/3 xícaras (275g) açúcar comum
  • 3/4 xícara de óleo vegetal
  • 2/3 xícara (58g) cacau em pó
  • 1 1/2 xícara (255ml) de leite
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de baunilha 
  • 2 ovos 
 para a terra e a "lama e terra"
  • 200g de chocolate meio amargo derretido
  • 150g de creme de leite
  • 1 pacote de biscoitos de chocolate sem recheio
para os fantasminhas
  • 200g de chocolate branco derretido
  • 20g de chocolate meio amargo derretido
Instruções
  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
  2. Bata todos os ingredientes da massa numa batedeira na velocidade baixa até formar uma massa lisa.  Depois, bata bem a massa numa velocidade mais rápida durante 3 minutos.
  3. Para os mini cupcakes, arrume as formas de bombocado num tabuleiro.  Forre cada forma com uma forminha de papel.  Para os cupcakes tradicionais forre a forma com formas de cupcake.  Não há necessidade de untar as formas se utilizar as forminhas de papel.  
  4. Divida a massa entre as formas enchendo cada uma somente um pouco mais da metade.  
  5. Asse mini bolos por 8 a 10 minutos ou até eles estarem cozidos completamente.  Tome cuidado para não queimá-los.  Asse os cupcakes tradicionais por uns 15 minutos.  
  6. Retire os cupcakes do forno e deixe esfriarem dentro das formas durante uns 2 ou 3 minutos.  Depois, cuidadosamente, retire os bolinhos das formas deixando-os ainda nas formas de papel.  Deixe-os esfriarem completamente por cima de uma grade.
  7. Prepare o ganache mixturando o chocolate com o creme de leite. 
  8. Bata os biscoitos num processador, ou dentro de um saco plástico com um rolo, para fazer farelo.  Transfira o farelo para um prato fundo.
  9. Espalhe um pouco de ganache em cada bolinho, depois passe o topo do bolinho no farelo de biscoito, criando o efeito de lama e terra.
  10. Para fazer os fantasminhas, forre o balcão com uma folha de papel manteiga.  Com uma colher miúda de cafezinho, espalhe um pouco de chocolate branco sobre o papel manteiga formando o fantasma.  Não esqueça de fazer cada fantasma com rabo, que você vai enfiar em cada bolinho.  Faça um fantasma para cada bolinho.  Não se preocupe os fantasmas ficarem diferentes uns dos outros.  Nenhuma alma é igual!  Se for fazer cupcakes tradicionais, faça fantasmas maiores.
  11. Depois que cada fantasma endurecer, coloque um pouco de chocolate meio amargo num saco de confeiteiro com bico bem pequeno.  Faça duas bolinhas no rosto do fantasma para criar os olhos.  
  12. Depois que os fantasmas estiverem totalmente endurecidos, coloque-os em cada bolinho pelo rabo.  Sirva.  Pode guardar os cupcakes num pote hermético durante 3 dias.    
 Também no Da Minha Cozinha: Dicas de Halloween



Um comentário:

  1. Adorei, ficaram lindos. qual o chocolate branco que você usa?

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.