02 novembro 2011

Pan de Muerto

Pan de Muerto.  O Pão da Morte.  Fiz para nossa comemoração do Halloween durante o fim de semana.  Fizemos um churrasco das Bruxas e queria um pão para acompanhar as festividades e a
linguiça. Escolhi fazer um pan de muerto adaptado.


No México, o pan de muerto tradicional é um pão doce preparado para a comemorar El Dia de las Muertas, nos dias 1 e 2 de Novembro.  É um tipo de brioche temperado com anis coberto com um glacê de laranja ou povilhado com açucar e canela.  Muitas vezes é feito em formato de um pão redondo enfeitado com ossos e lagrimas, ambos feitos da massa.  As vezes fazem o pão em formato de caveira como fiz aqui.
 
 
Mudei a receita um pouco para acompanhar o churrasco.  Fiquei com a receita de brioche em  formato de caveira, mas reduzi a quantidade de açucar que a receita pediu, troquei o anis para alecrim e tomilho e eliminei o glacê.  Virou um pão bem fofo, levemente perfumado com laranja e ervas, que combinou superbem com a linguiça de porco.  O formato de caveira deixou todo mundo no espirito de Halloween.  Não sei quem curtiu mais, as crianças ou os adultos. 

Pão da Morte
para um pão bem grande ou dois pães médios

Ingredientes:
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara de leite integral
  • 1/3 xícara de água
  • 5 xícaras de farinha de trigo comum
  • 2 sachês de fermento biológico
  • uma pitada de sal
  • 1/2 xícara mais 1 colher de sopa de açucar
  • raspas de da casca de uma laranja
  • uma colher de chá de folhas de alecrim fresco
  • uma colher de chá de folhas de tomilho fresco
  •  4 ovos
Preparação:
  1. Numa panela, junte a manteiga, o leite e a água até a manteiga derreter.  Não deixe a mistura ferver.
  2. Numa vasilha grande combine uma xícara da farinha de trigo, o fermento, o sal, o açucar, as raspas de laranja e as ervas.  
  3. Adicione a mistura de leite à mistura de farinha, batendo com um fouet ou colher de pau para formar uma massa lisa.  Adicione os ovos.  Continue batendo.
  4. Aos poucos, junte o resto da farinha até formar uma massa elástica e lisa.  Sove a massa numa superficie enfarinhada por 8-10 minutos.  A massa deve ficar quente e não rasgar com facilidade quando esticada.
  5. Deixe a massa crescer durante 2 horas numa vasilha untada e coberta.  Depois de 2 horas a massa deve ter dobrado em volume.  Amasse a massa novamente e forme os pães.  Se for fazer a caveira, separe um terço da massa para fazer os ossos.  Divida o pedaço menor em dois.  Estique-a formando duas minhocas gordas.  Torça cada ponta da minhoca para simular o formato de osso.  Coloque os "ossos" cruzados num tabuleiro enfarinhado com fubá.  Com o resto da massa (o pedaço maior), forme um ovo.  Arrume o "ovo" por cima dos ossos com a parte mais fina para baixo, sendo o "queixo" da caveira.  Use os seus polegares para formar os buracos dos olhos, os seus indicadores para formar os buracos do nariz, e use uma tesoura para cortar os buracos formando a boca.  Deixe o pão já formado crescer novamente por uma hora.
  6. Esquente o forno médio-alto (180graus).  Asse o pão por 20 minutos, ou até se sentir que é oco por dentro quando fazer um tapo no fundo.  Deixe esfriar numa grade, e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seus comentários são sempre bem vindos.