21 dezembro 2011

Prime Rib Assado no Forno à Lenha

Pin It

Prime rib assado no forno à lenha

O meus planos para o dia 24 de Dezembro são os seguintes:  deitar numa espreguiçadeira no pátio e curtir o dia lindo - enquanto o prime rib asse no forna à lenha.  Nada de ficar presa na cozinha quente ao lado do forno ligado.  Vou fazer tudo com antecedência: o purê de inhame, a salada, as sobremesas, e deixar a estrela da mesa, o prime rib, para assar no final da tarde, no lado de fora! É verão!  Adoro assar peru (veja as receitas aqui e aqui).  Mas, não tenho menor vontade assar um peru num dia de verão.  Vou esperar para o Saõ João!  Claro, posso assar o peru no forno à lenha, mas precisa regar toda hora, e, não sei, este ano não tenho a disposição de fazer isso.  Quero fazer um Natal delicioso e simples.


O chuleta, ou contra filé no osso, antes de limpar

Para fazer um prime rib, encomende do açougueiro um chuleta, ou seja, um contra filé no osso.   A peça inteira vem com 12 costelas.  O açougueiro corta o chuleta do tamanho desejado na serra. Fiz um de 8 costelas para servir 12 pessoas.  A parte traseira do chuleta normalmente é mais macia.  Pede o açougueiro retirar todos os ossos menos as costelas principais.  Não pode ficar com a coluna, nem as costelas inferiores.  Também pede ele retirar a carne e gordura que fica em volta do contra filé.  Leva essa carne. Vale a pena limpá-la para fazer um estroganofe.  É uma delicia!  Recomendo amarrar o prime rib com barbante de algodão para que não perde o formato enquanto asse no forno.

O chuleta, limpo, temperado e pronto para o forno à lenha

É possível assar o prime rib no forno comum, mas achei muito mais agradável usar a oportunidade assá-lo no forno à lenha.  Ascende o forno à lenha uma hora antes de colocar a carne.  É essencial criar uma boa brasa para assar a carne.  Meia hora antes de assar, tire a carna da geladeira para temperá-la.  O calor do fogo é mais seco do forno convencional.  A brasa deixa a carne levemente defumada.  Tome cuidado não queimar as pontas da carne.  Gire a assadeira algumas vezes para que o prime rib asse igualmente em todos os lados.

Na ceia, pode servir o prime rib quente como um belo t-bone, ou frio como um rosbife. Se a ceia for demorada, recomendo servir como um rosbife, mas é melhor guardá-lo na geladeira.  Sempre tome cuidado com carne fora da geladeira nos dias quentes de verão. Para um serviço elegante, coloque o prime em pé e fatiá-lo horizontalmente.

Prime Rib
para  12 pessoas

Ingredientes:
  • um chuleta (contra filé no osso) de 8 costelas, limpo
  • ramos de alecrim fresco
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • pimenta do reino moída na hora, a gosto
  • 2 colheres de sopa de sal grosso
  • raspas de casca de limão siciliano
  • 2 cebolas, descascadas e cortadas em pedaços grandes
  • 2 cenouras, descascadas e cortadas em pedaços grandes
  • 1 alho poró, limpo e cortado em pedaços grandes
  • 5 dentes de alho, descascados e cortado em pedaços grandes
  • 250ml vinho branco seco
Instruções:
  1. Pré-aqueça o forno (convêncional ou à lenha).  Tire a carne da geladeira meia hora antes de colocar no forno.  Faça umas cortes cruzadas na manta de gordura da carne.
  2. Tempere a carne com o azeite, o sal grosso, a pimenta do reino, o alecrim e as raspas de casca de limão siciliano, esfregando a superfície toda com os temperos.  Coloque a carne numa assadeira.
  3. Asse a carne no forno durante 30 minutos.  Depois, tire a assadeira para cubra a carne com papel de alumínio.  Gire a assadeira, coloque-a de volta no forno e continuar assando por mais uma hora.
  4. Depois, retire a assadeira do forno e descubra a carne.  Adicione os legumes e o vinho.  Cubra novamente e continuar assando, girando a assadeira cada meio hora.  
  5. Asse até chegar no ponto de cozimento desejado.  Se tiver um termômetro, mal-passado é 49C, 54C é entre mal-passado e ao ponto, 60C é ao ponto.  Sem termômetro, use o "olhômetro".  Pressione a carne na parte mais grossa com um dedo.  Se ficar mole, como gelatina, continue assando.  Quando a carne começa ficar firme,o meio deve ficar entre mal-passado e ao ponto, e as extremidades ao ponto para bem-passados.  Retire a carne do forno e deixe descansar durante pelo menos 30 minutos antes de fatiá-la.  
  6. Raspa o fundo da assadeira e coa os líquidos.  A gordura flutuará para a superfície.  Retire a gordura e esquente os líquidos fazendo um molho para acompanhar o prime rib.




2 comentários:

  1. Suzie, parabéns pelo post. Criativo, sofisticado e simples! Inspirador...

    ResponderExcluir
  2. Vamos fazer hoje, na casa de amigos, para um encontro do dia dos namorados. Ja comprei a prime rib fatiada. Espero que fique tao linda quanto a sua!!

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.