06 janeiro 2012

Salada de Grapefruit

Pin It

 
Verão. É sol, praia, picolés, patinação na calçadão, unhas pintadas de tangerina realçadas pela última moda de rasterinha. Pelo menos é o sonho de verão que vivi quando abri a edição especial de Revista do Globo que saiu no início de Dezembro.  O meu verão verdadeiro é chuva, moleton, meias, tênis e uma capa de chuva - todos úmidos porque não consigo secá-los totalmente.  Em Teresópolis o verão é a monsão.  E vou te contar, usar meias no verão me mata.  Sou da Califórnia!



Mas não gosto de reclamar.  Prefiro procurar uma solução.  Foi isso que fiz num dia bem chuvoso essa semana.  Meditando no sol escondido atrás das nuvems, de repente pensei em grapefruit.  A fruta parece um sol.  Imaginei o sabor refrescante e ácido na boca.  Imaginei a energia do sol capturado e transformado em gotas de suco...pingos de sol.


Decidi enfrentar a chuva para procurar um grapefruit no hortifruti.  Passando pela seção de verduras peguei também umas folhas de rúcula, as primeiras do ano novo a chegar ao mercado .  Pelo menos a rúcula curtiu a chuva.

Chegando em casa, lavei as folhas e descasquei o grapefruit.  Temperei um filet de frango que tinha tirado do freezer antes da inspiração solar.  Retirei da geladeira um pedaço de queijo de cabra que sobrou da mesa de Reveillon.O almoço estava se formando na minha frente.  Numa frigideira de ferro bem quente, dourei o filet de peito somente até ficar cozido, deixando-o bem suculento por dentro.  Cortei o frango grelhado em tiras e juntei as folhas, os gomos e suco de grapefruit, o queijo esmagado entre os meus dedos e um fio de azeite.  Coloquei num prato e almocei.

Foi incrível a transformação do meu humor.  A chuva já não me incomodava tanto.  Sei que um dia o sol raiará; talvez essa semana, ou pode ser que terei que aguentar até Fevereiro.  Mesmo assim, sei que tenho uma solução.  



Salada de Grapefruit



Ingredientes:
  • um grapefruit
  • dois molhos de rúcula
  • um peito de frango
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • 50g de queijo de cabra
  • azeite extra virgen
Instruções:
  1. Com uma faca boa, descasque o grapefruit. Retire os gomos cortando entre as fibras brancas que os segurem.  Faça isso por cima de uma vasilha para não perder o suco.
  2. Lave e seque bem as folhas de rúcula.
  3. Tempere e cozinhe o peito de frango numa frigideira com azeite. Corte em tiras.
  4. Numa vasilha grande, junte a rúcula, o grapefruit e o frango.  Quebra entre os seus dedos o queijo de cabra, adicionado-o a salada. 
  5. Adicione o azeite e misture a salada com as mãos.  Sirva.

veja também:
Salada de Cerejas, Grapefruit e Iogurte









Os seus comentários são sempre bem vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seus comentários são sempre bem vindos.