07 março 2012

Cobertura para Cupcakes


Há vários estilos, maneiras e receitas para fazer uma cobertura de cupcakes. Experimentei bastante.  Fiz receitas complicadíssimas fazendo meringue italiano cozido dentro da bataeira com um maçarico.  Os cupcakes eram super gostosos, mas a técnica desafiou a minha paciência, os meus filhos não podiam entra na cozinha e a cobertura não ia sobreviver um dia de calor, nem uma viagem no carro.

Por outro lado, fiz cupcakes enfeitados com pasta americana que ficaram muito bonitinhos.  Eles viajaram muito bem para um evento no colégio, mas infelizmente, todo mundo achou-os enjoativos.  Desanimo quando os olhos da criançada dançam com a exitação de comer um montão de cupcakes (que deu um trabalho a confeitar) e o resultado é  um montão de bolinhos, vítimos de uma mordida só, largados na mesa.

A verdade é que o sucesso do cupcake depende muito na receita da cobertura. Pense bem, é a primeira mordida!  Ainda se a massa for super gostosa, tem que passar a primeira mordida (ou lambida) que normalmente é de cobertura pura.  Mas, também queremos fazer um cupcake bonito.  Eles servem, muita vezes, para enfeitar a mesa, e a verdade é que a comemos tanto com os olhos com a boca. Cobertura, ainda supergostosa, derretida e deformado, especialmente se for verde ou lilás, vira enfeite de mesa de Halloween e não da Barbie ou do Lanterna Verde.

Achei sucesso com a receita em baixo feita com manteiga sem sal, açúcar de confeiteiro e o sabor que deseja.  É uma cobertura muito gostosa, bonita é com ela, os cupcakes (o bolo) somem da mesa.

É uma receita boa para fazer com crianças.  Comecei fazé-la na minha infância. É a receita que os meus filhos e seus amigos gostam mais.  Não é complicada de fazer, ainda sem uma batedeira.  Você pode usar com um saco de confeitar ou simplemente espalhar a cobertura com uma espatula pequena ou uma faca.


Clique aqui para a Receita de Cupcakes de Limão

Clique aqui para a Receita de Cobertura para Cupcakes






O sabor da cobertura na foto é de limão com um toque do licor limoncello.  Também adicionei uma pitada de corante em gel para fazer cobertura amarela.  Você pode usar a receita com qualquer aroma, sabor e cor que deseje.  Recomendo usar corante para não fazer a cobertura solta demais.


A receita é um tradicional buttercream, que também serve para rechear e cobrir bolos. Se gostar de usar pasta americana essa cobertura funciona muito bem para colar a pasta ao bolo. Um probleminha dessa cobertura é que é feita de manteiga e pode derreter num dia muito quente.  Recomendo confeitar os cupcakes 3 ou 4 horas antes de serví-los ou transportá-los a qualquer lugar.  Assim formará uma crosta que proteja um pouco o formato da cobertura. Se não tiver como evitar o calor, substitua metade da manteiga para gordura vegetal.  Não fica tão gostosa, mas aumenta as chances de sobreviver um carro quente ou uma mesa abafada.  Não recomendo fazer com margarina.  A textura não fica boa e derrete com muito facilidade.



Cobertura para Cupcakes de Limão

por Suzie Castello
publicada 02/24/2012

Essa receita serve para cupcakes e bolos. É fácil de fazer e é uma excelente opção para fazer com crianças na cozinha. Também serve para colar pasta americana. A receita é de limão, mas pode fazer o sabor que deseje.

Ingredientes

  • 75g de manteiga sem sal, cortada em pedaços pequenos
  • 500g de açúcar de confeiteiro
  • 1/8 colher de chá (uma pitadinha) de sal
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1 colher de chá de licor de limão tipo limoncello
  • 1 ou 2 colheres de sopa de leite
  • corante em gel

Preparo

  1. Numa vasilha grande com colher de pau, ou num batedeira, misture a manteiga, o açúcar e o sal até formar uma massa fofa.
  2. Adicione o suco de limão e o licor, misturando bem.
  3. Adicione o leite aos poucos, misturando bem, até formar uma cobertura com a consistência desejada. Se for confeitar com um saco e bico, deixe a cobertura mais grossa. Se for espalhar com uma espatula, adicione um pouco mais leite até chegar uma consistência semelhante a requeijão.
  4. Acrescente o corante em gel e misture até ficar uniforme.
  5. Aplique aos cupcakes ou bolo.
rende: 18 cupcakes


tempo de preparo: 15 minutos



Tags: cobertura para cupcake, cobertura para bolinhos, sobremesa, receita de bolo, receita de cupcake, bolo de limão, cupcake de limão, frosting, buttercream, buttercream frosting, limoncello, manteiga sem sal

Você pode também gostar de ver:













11 comentários:

  1. adorei suas dicas. estou querendo fazer umas receitas diferentes, vou tentar fazer.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por ser tao esplicativa no blog.....Eu custei para achar alguem que poderia esplicar quais as melhores coberturas p; esse tipo de (bolo) hehehehe

    ResponderExcluir
  3. eu não sei cozinhar quase nada, mas arrisquei essa receita e estou muito feliz com o resultado! vc explica muito bem!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se devo guardar esta cobertura em geladeira para usar posteriormente, ou se isso me daria problema ao entrar em contato novamente com a temperatura ambiente.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha opiniao e guarda na geladeira para nao dura na hora de espalha..

      Excluir
  5. @Isabela, já guardei essa cobertura na geladeira por uma semana sem problemas. Deixe fora da geladeira algum tempo antes de usar, se não, vai ficar dura demais para espalhar.

    ResponderExcluir
  6. da para fazer sem usar esses sei lá oque de limão bjs aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua receita, estava muito tempo tentando encontrar uma boa receita de cake de limão, esta foi ótima!!
      Obrigada!!!

      Excluir
  7. Sou apaixonada pelas comidas dos EUA, e há tempos procurava uma receita de cobertura (prática) para cupcakes.
    Adorei a receita, e o blog no geral.

    Parabéns e Obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. muito boa a receita, facil e bem explicada, obrigada

    ResponderExcluir
  9. Já deixei essa cobertura na geladeira por + de 20 dias e não estragou...Eu quase não abro a geladeira...mas mesmo assim durou bastante!

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.