07 março 2012

Cupcakes de Limão



Durante a semana de Carnaval com a família em casa decidi fazer cupcakes. Não era o aniversário de ninguém. Simplesmente queria.  Também tinha o tempo livre sem a pressa de levar alguém para escola, futebol, ballet, fazer almoço, jantar etc... O luxo do tempo livre, o desejo e uma garrafa de limoncello parada na geladeira... Mas vou falar do limoncello depois.  Primeiro a receita dos bolinhos.


A massa dos bolinhos não tem mistério. É uma receita que está na minha família há anos e serve para fazer um bolo comum ou cupcakes.  

Clique aqui para a Receita de Cupcakes de Limão

Clique aqui para a Receita de Cobertura para Cupcakes

Achei perfeito para fazer cupcakes porque não é muito denso, como um bolo inglês, nem muito leve como um pão de ló. É fácil de fazer, até sem batedeira. Não precisa separar ovos, ou bater a massa durante 10 minutos. Você pode adicionar os sabores que quiser. Neste caso escolhi limão.


Como toda receita, o sucesso depende muito na qualidade dos ingredientes. Esta receita pede duas coisas não muito comuns em receitas brasileiras: manteiga sem sal e buttermilk. Você pode fazer a receita com manteiga comum, margarina ou até óleo vegetal, mas fiquei com resultados superiores usando manteiga sem sal. Você também poderá fazer a receita com leite comum, e não buttermilk, mas acho que o buttermilk ajuda muito a preparar um bolo leve e saboroso.  Felizmente tenho uma solução para o problema do buttermilk.



Para saber mais de buttermilk e como fazer um bom substituto para usar em receitas clique aqui.

Depois de chocolate (veja as receitas de chocolate aqui) todo mundo em casa é doido por limão.  Os cupcakes são levemente temperados com raspas de casca e suco de limão siciliano.  Você pode usar limão tahiti para obter um sabor mais forte.
A cobertura também é de limão siciliano com a adição de um licor de limão italiano chamada limoncello. Gosto muito de, especialmente no verão, terminar um bom almoço no domingo com limoncello ou grappa. Na viagem para o Paris em dezembro comprei um limoncello no Dutyfree justamente pensando no verão que estava chegando. Mas caí numa promoção que não valia a pena. Acabei comprando um limoncello muito inferior. O limoncello foi rebaixado.  Tirei-o do bar e mudei-o para a prateleira dos temperos para esperar a oportunidade de fazer uma boa cobertura ou um temperou para doce.

Alguns anos atrás, não era comum achar formas para fazer cupcakes, nem a bandeja para assá-los no Brasil. Precisava adaptar formas de bombocado e forminhas de papel para empadas para fazer cupcakes.  Agora, as formas e bandejas são fáceis de encontrar e fazer cupcake virou algo fácil.  Se precisar ainda adaptar as formas de empada, tome cuidado para não usar nenhuma forma colorida como aquelas usadas para fazer brigadeiro.  As formas soltam tinta na hora de assar e pode fazer mal à saúde.  As formas próprias para cupcake existentes agora no mercado, ainda coloridas, são feitas para assar no forno e não soltam tinta.  Uma outra forma simples, bonita e econômica de forrar a bandeja é usar uma folha quadrada de papel manteiga.  As pontinhas da folha de papel ficam bonitas em volta do bolinho.  Na foto usei formas amarelas, que encontrei na minha cidade, próprias para fazer cupcake.

Cupcakes de Limão
por Suzie Castello
publicada 6 Março 2012  

Essa receita simples é perfeita para fazer cupcakes com um toque leve de limão siciliano. Para um sabor mais forte, você pode substituir o limão siciliano pelo limão tahiti.
Ingredientes
  • 2 xícaras (275g) de farinha de trigo comum
  • 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3/4 xícara (150ml) de buttermilk, ou leite integral com a adição do suco de 1/2 limão
  • 1 1/2 xícara (275g) de açúcar
  • 1/2 xícara (100g) manteiga sem sal, à temperatura ambiente
  • 4 ovos
  • raspas da casca de um limão siciliano
  • suco de um limão siciliano
Preparo
  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre a bandeja de cupcakes com as formas de bombocado com formas de papel próprias para fazer cupcake ou formas de papel branco ou uma folha de papel manteiga.
  2. Numa vasilha média, peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Guarde para usar na receita depois.
  3. Se não tiver buttermilk, prepare o substituo adicionando o suco de limão ao leite integral
  4. Numa batedeira ou vasilha grande com fouet, bata o açúcar e a manteiga até formar uma massa lisa e fofa.
  5. Adicione os ovos, um de cada vez. Bata a massa um pouco até virar uma cor de amarelo clara.
  6. Adicione alternando o buttermilk (ou leite talhado com suco de limão) e a mistura de farinha. Depois adicione as raspas e o suco de limão siciliano e misture-os à massa até incorporá-los. Bata somente até formar uma massa lisa.
  7. Usando uma concha, encha a formas de cupcake pela metade. Asse por 15 minutos ou até começarem a dourar e um palito inserido no bolinho sair limpo.
  8. Esfrie os cupcakes durante 3 ou 4 minutos ainda dentro da bandeja. Depois transfira os cupcakes para uma grade para esfriar completamente. Se não tiver uma grade, vire cada cupcake dentro do buraco da bandeja e deixe esfriar neste posição. Depois transfira a uma superfície fria para esfriar completamente.
rende: 18 cupcakes
preparo: 10 minutos
cozimento: 15 minutos
Tags: cupcake, bolinho, sobremesa, receita de bolo, receita de cupcake, bolo de limão, cupcake de limão

Você pode também gostar de ver:











10 comentários:

  1. Em Breve: a receita da cobertura de limão...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Suzie, cadê a receita da cobertura? Minha mãe faz um creme delicioso com leite condensado limão. Apenas isso e fica muito bom. Mas a sua cobertura parece mais consistente. Estou esperando. Obrigada e um beijo,
    Sara

    ResponderExcluir
  3. @anonimo. para a cobertura dos cupcakes, clique no link acima Cobertura para Cupcakes

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzi
    Na minha cidade não vende manteiga sem sal posso usar margarina sem sal para fazer os cupcakes.
    Amei seu blog

    ResponderExcluir
  5. @anonimo. Não gosto de usar margarina. Não compro. Não uso. Se não tiver opção, você pode experimentar com a margarina, mas recomendo exigir uma manteiga de qualidade do seu mercado, não somente para essa receita, mas para toda a culinária.

    ResponderExcluir
  6. eu fiz com a margarina sem sal com 70% de lipídios,deu certo só que tem que fazer e usar na mesma hora,as margarinas que contem o lipídios são a delícia,qualy e a soya,para fazer o buttercrean de vez colocar a manteiga,coloque a margarina sem sal com lipídios de (70% ate 75%) tem escrito do lado do peso liq.obrigado!
    fiquem com DEUS!

    ResponderExcluir
  7. Amei, vou fazer por aqui e volto para falar como ficou! Bjoks

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente DELICIOSO!

    Amei a receita <3

    ResponderExcluir
  9. A receita ficou uma maravilha. Beijos e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei com aguá na Boca, sensacional, vou fazer esta receita neste final de semana!

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.