28 março 2012

Pão de Cerveja Escura


Adoro fazer o meu próprio pão. Quase não escrevo sobre os acontecimentos nessa area da minha culinária porque são puramente experimentais. Um pão as vezes leva uma semana para fazer, e nunca consigo chegar ao mesmo resultado duas vezes. Experimento com fermentações caseiras, farinhas diferentes e processos que o leitor pode considerar ousados. Não acho este blog o lugar certo para compartilhar as minhas aventuras com pão. Poderia, talvez, criar um blog somente dedicado a essas experiencias para os fãs de pão experimental.  Quem sabe um dia...

 Por outro lado, se o processo de experimentação dê o resultado de algo delicioso e fácil a repetir, sei que tenho algo para compartilhar no blog.  É o caso com este pão.  É um pão tradicional irlandês feito sem fermento biológico. Em vez disso, use fermento químico em pó e cerveja escura.  O pão é 100% de farinha de trigo integral e leva pouquissimo gordura.  A textura é densa e o sabor complexo por causa da combinação de amargo do trigo e da cerveja com um toque doce de melado.



Peguei a receita original do site da companhia de farinha Odlums na Irlanda.  A receita original, o Guinness Brown Bread, é feito com o Guinness, uma stout irlandesa muito gostosa que tem sabores que se aproximam do cacau. Escolhi fazer a receita com Caracu, uma stout verdadeira, feita no Brasil.

Gosto muito das cervejas escuras brasileiras. Para beber gosto muito da Colorado, Therezopolis e  Xingu.  Para fazer uma carne assada prefiro algo mais doce como Malzbier. Mas, achei os tons mais amargos da Caracu seria mais interessante num pão que já leva melado. Fiquei com medo que o pão virasse uma sobremesa, então evitei as cervejas mais doces.

Recomendo que vocês experimentem com outros sabores, outras cervjas escuras ou até outros tipos de cervejas.  Como seria a receita com um weissbier ou um bock? Se experimentar, por favor relatem as suas experiencias no espaço para comentários abaixo.


Pão de Cerveja Escura

por Suzie Castello, adaptada do Guinness Stout Bread do Odlums
publicada 19 de Março, 2012

Aqui é uma receita muito fácil para fazer o pão tradicional irlandês feito com a famosa cerveja escura Guinness. Essa receita, feita com cerveja brasileira,  faz um pão denso e deliciosamente complexo.

Ingredientes

  • 500g farinha de trigo integral
  • 2 colheres de chá de fermento químico em pó
  • 25g de aveia integral
  • 2 colheres de sopa de açúcar demerara
  • 1 colheres de chá de sal
  • 50g de manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa de melado
  • 400ml de Caracu ou outra cerveja tipo stout
  • 75g nozes, cortados em pedaços

Preparo

  1. Pré-aqueça o forno 190C. Unte uma forma de tijolo grande.
  2. Numa vasilha grande, combine a farinah de trigo, o fermento, a aveia, o açúcar e o sal.
  3. Numa panela pequena, derreta a manteiga com o melado. Depois, remova do fogo e adicione a cerveja.
  4. Adicione a mistura de cerveja à mistura de farinha de trigo. Misture bem, adicionando os pedaços de nozes.
  5. Coloque a massa na forma de tijolo. Asse no forno por 40-50 minutos, ou até quando ao bater no fundo o pão soe oco. Deixe esfriar fora da forma. Depois de esfriar completamente, fatie e sirva. Guarde o pão num saco plástico para conservá-lo.
rende: 1 pão de 21cm


tempo de preparo: 10 minutos
tempo de cozimento: 50 minutos

Tags: pão preto, pão integral, pão de cerveja escura, pão, cerveja escura, stout, Guinness, Caracu, cerveja preta, receita de pão, receita irlandês, receita

7 comentários:

  1. Nossa! Parece delicioso. Vou experimentar. Adoro fazer coisas que fogem do trivial.

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar fazer! Tá com a cara muito boa!

    ResponderExcluir
  3. Olá Suzie, só agora achei seu site e é muito bom!!!

    Uma pergunta, onde você encontra o melado?? Já vi várias receitas que o utilizam, mas nunca vi para vender.

    Abs,

    ResponderExcluir
  4. @Anonimo, aqui em Teresópolis, RJ tem duas marcas, Hemmer e Superbom, ambos feito no Brasil. É um produto de cana, então não deve ser muito difícil achar. Pode substituir com mel, mas, teria um sabor mais suave.

    ResponderExcluir
  5. Oi Suzie, parabéns pelo blog. Dei também uma olhada no site da Honest Cooking, muito legal.
    Eu gostei muito desta sua receita do pão de cerveja escura, mas fiquei intrigado com uma coisa.
    Você usou na sua receita fermento químico em pó (nosso famoso Pó Royal, ou Baking Powder).
    Mas na receita original no site da Odlums está Bread Soda.
    Pesquisei um pouco e Bread Soda pelo que entendi pode ser traduzido para Bicabornato de Sódio, ou seja, é o mesmo que Baking Soda.
    Sei que o bicarbonato pode ser usado como fermento, mas ele tem que reagir com algo ácido.
    Nas receitas originais de Pão Irlandês, em geral eles usam o buttermilk - que é ácido, mas no caso deste pão eu fiquei na dúvida pois não acho que a cerveja seja ácida.
    Na minha concepção o ideal pela falta de um reagente ácido seria mesmo usar o fermento químico em pó, como você usou, mas tanto nesta como em outras receitas eu vi a utilização do bicarbonato de sódio.
    Bem....quero fazer, vou usar sua receita (com Caracu, apesar de ser fácil de achar a Guinnees aqui em SP), mas fiquei curioso com esta diferença.
    Se eu errei em alguma coisa aí em cima, por favor me corrija.
    Abraços
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  6. Meu Pai, que coisa linda de ver, parece delicioso.
    A última harmonização que fiz com a Guinness foi Suan (Corte Suíno) com Café Expresso, Canela, Cachaça entre outros ingredientes, harmonizou perfeitamente, caso queriam dar uma olhada www.azeibeer.com.br
    Um abraço e Parabéns pelo pão!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom interessante vou experimentar fazer aqui

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.