07 março 2012

Quando não tem Buttermilk



Tortilhas, pasta de amendoim, sour cream e buttermilk.  São coisas que eram tão comuns para mim quando morei nos EUA.  Desde que me mudei para o Brasil precisei me adaptar aos ingredientes daqui.  O Wrap 10, da Wickbold, quebra o galho na área de comida mexicana, mas ainda prefiro fazer as minhas próprias tortilhas (veja a minha receita de tortilhas aqui).  Faço pasta de amendoim batendo amendoins com óleo no processador (sem a adição de açúcar!).  Não é um Laura Scudders mas, novamente, quebra um galho e a minha filha adora.  Faço uma simulação de sour cream misturando creme de leite em lata (sem o soro) com suco de limão.  E para fazer o buttermilk, faço algo semelhante. 

Norte-americana morando no Brasil, precisei achar uma maneira de fazer a comida da minha terra, sempre inventando, adaptando e improvisando.  Acho que a minha constante adaptação ao Brasil é uma experiência não dolorida, até legal, e que me faz uma cozinheira melhor.  Tenho muito mais pena por um brasileiro tentando achar farinha de mandioca ou suco de caju num lugar como Suécia, por exemplo.
Mas, porque buttermilk?  O buttermilk é o segredo de muitas receitas da minha avó, especialmente as de bolos, pães e panquecas.  O acidez ajuda enfraquecer o glúten, deixando a massa mais fofa.  O acidez não deixa a massa com sabor ácido, mas muda o sabor do trigo tornando-o mais interessante.  Em resumo, o buttermilk ajuda a massa a crescer, ficar mais tenra e saborosa.
O que é buttermilk?  Não é leite com manteiga, como o nome em inglês poderia indicar. O buttermilk é o resíduo do processo de fazer manteiga.  Não é mais gorduroso do que leite semidesnatado, e tem um sabor levemente azedo, semelhante ao do iogurte.  É excelente para tomar gelado, e é uma bebida comum nos EUA, onde se acha leite fresco de excelente qualidade em todos os supermercados.



O que estou mostrando aqui não é buttermilk de verdade.  É uma simulação para usar em receitas, não para tomar como uma bebida.  Os resultados (massa leve, tenra e deliciosa) são os mesmos!  Basta adicionar o suco de meio limão a cada 100ml de leite e deixe talhar durante 10 minutos.


Experimente o substituto para buttermilk nas seguintes receitas:

Substituto para o Buttermilk

por Suzie Castello
publicada 06 Março 2012
Essa receita serve para fazer um substituto para buttermilk para usar em receitas de bolos, pães e panquecas. Não é um substituto para o verdadeiro buttermilk que é consumido como uma bebida.

Ingredientes

  • 100ml leite integral ou semidesnatado
  • o suco de meio limão tahiti

Preparo

  • Num copo, combinar o leite e o suco de limão. Deixe talhar durante 10 minutos. Adicione a sua receita.


tempo de preparo: 10 minutos

Tags: buttermilk, receita de bolo, receita de biscuits, receita de panqueca americana

24 comentários:

  1. Essa é uma ótima dica, Suzie!!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei essa dica ... pois sabemos que no Brasil é muito dificil se nao quase que impossivel de achar o buttermilk em lugares como supermercados ou lugares onde se vendem comidas e materiais para festas......
    Adoreiiiiii... Parabéns pelo blog

    Carina tota Kawanishi

    ResponderExcluir
  3. Olá Suzie, descobri seu blog hoje procurando receita de buttermilk,passarei sempre por aqui. Tenho uma dúvida, aqui em casa só tomamos leite desnatado,pode-se fazer o substituto do buttermilk com este tipo de leite?

    ResponderExcluir
  4. @Ana
    Pode usar leite desnatado para fazer esse substituto de buttermilk. Mas, infelizmente, não ficará tão gostoso. Experimente!

    ResponderExcluir
  5. Olá Suzie,

    Eu amei o blog, parabéns!! Eu sou americana e o meu marido adora sour cream mais do que tudo! Ele sempre me pergunta como faz, mas "buttermilk" não existe aqui no Brasil e eu nunca tive sorte de achar uma receita para um substituto. Estou super animada para expirimentar essa receita e algumas outras que eu morro de vontade de comer novamente: blueberry muffins, blondies e biscuits!!!

    Please keep the fantastic recipes coming and thank you for making our day =))
    Kristina

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzie,

    Muito legal ler seu blog.
    Sou professora de ingles para criancas e a culinaria esta muito presente em sala de aula. Como as receitas que sigo sao americanas, as vezes me deparo com ingredientes que nao temos por aqui.
    Amanha mesmo vou testar o buttermilk!


    Sucesso nos experimentos futuros!!

    ResponderExcluir
  7. só tenho uma duvida, é pra colocar tudo,por que pra mim isso é coalhada. porque eu faço desse jeito quando quero cogular o leito rapido,eu leio sempre que é o soro que faz diferença.por isso eu te pergunto se pra usar tudo ou so o soro?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Outra dúvida Suzie,
    Posso fazer com leite de caixinha (pasteurizado)? Ou precisa ser o de saquinho?

    ResponderExcluir
  10. Oi Suzie, obrigada pela dica.
    Eu fiz essa semana uns cupcakes e como eu não tinha o buttermilk, que pedia na receita, eu troquei por coalhada. A massa ficou super, hiper fofinha. Vc sabe a diferença do buttermilk e a coalhada. Seria um substituto aqui no Brasil?
    Bjs e obrigada.
    Ellen

    ResponderExcluir
  11. Grande Dica.. vou experimentar hoje ainda pra ver se consigo, agora também to desesperado atras do Crème Fraîche, que também precisa de culture buttermilk pra fazer... alguma dica? Já vi no site do chef Jhon www.foodwishes.com ele fazendo o Crème Fraîche com culture buttermilk...

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  12. Amei, finalmente encontrei um blog assim. Eu morei um tempo nos EUA e sempre faço receitas de quitutes americanos para matar a saudade, mas tenho muita dificuldade para encontrar ingredientes similares. Por acaso você tem um substituto para o molasses? Quero fazer gingerbread pro Natal.

    ResponderExcluir
  13. @Eli's Vanity,
    O melado é a mesma coisa de molassas. Claro que tem variedades diferentes dependendo da qualidade da cana, mas isso é fácil. É a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o artigo. Super informativo e completo. Obrigado pela partilha.

    ResponderExcluir
  15. Que maravilha seu blog! Minha irmã mora nos EUA. Estive lá no ano passado e fiquei impressionada com a variedade de ingredientes e alimentos disponíveis nos supermercados. Eu sempre admirei a culinária americana, mesmo sem nunca ter ido a América e depois que estive lá eu fiquei completamente fascinada.
    Parabéns pelo blog e muito obrigada pela dica do buttermilk.

    Abraço,

    Fernanda

    ResponderExcluir
  16. Suzie, gostaria de saber se posso usar esta coalhada para fazer Buttermilk Ranch dressing?

    Seu blog é ótimo. Obrigado pela dedicação.

    Fred

    ResponderExcluir
  17. @fred
    Muito obrigada! Não sei, porque nunca experimentei com coalhada. Se fizer a experiencia, compartilhar os resultados aqui com a gente nos comentarios.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. no Sam's club tem buttermilk, pelo menos no Sam's Club de São Paulo na loja da Radial Leste

    ResponderExcluir
  19. Suzie, farei essa substituição em minha receita, porém fiquei com dúvida em relação ao conteúdo do copo, pois o buttermilk seria o líquido do copo ou o conteúdo inteiro?
    Abraços.
    Kelly

    ResponderExcluir
  20. Voce encontra penaut butter, butter milk e sour cream no brasil. Penaut Butter encontrei da mesma marca que usava lá, e nas opcoes crunchy e creamy. :)

    ResponderExcluir
  21. Obrigada! Meu marido é americano e morei em NY por muito tempo! Sofro sem muitos ingredientes que estava acostumada! Precisava saber sobre o buttermilk para uma receita de Pumpkin Cornbread! Tks a lot! Great blog!

    ResponderExcluir
  22. Suzie, obrigada pela dica! Sua explicação foi ótima.

    ResponderExcluir
  23. Olá Suzie, muito útil a dica. Agora, com relação à manteiga de amendoin, qual é a receita exata que você utiliza. Qual é o óleo que usa para bater o amendoim no processador? Há mais algum ingrediente?

    Obrigado
    Luiz

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.