29 março 2012

Waffles


Desde a volta às aulas, estou curtindo muito os fins de semana. Na correria durante a semana não temos tempo de curtir o café da manhã.  Então nos fins de semana exagero um pouco.  Recentemente fiz panquecas americanas.  Também gosto de fazer biscuits, ovos pochê com bacon ou um omelete.  Sempre tem os smoothies para acompanhar os nossos cafés da manhã mais elaborados. Este último fim de semana tiramos a poeira da maquina de fazer waffles e lembrei de uma receita excelente de fazer waffles fofos e crocantes.



A minha filha me explicou que gosta dos waffles porque são doces e salgados ao mesmo tempo.  Acho uma coisa muito especial no café da manhã é que as regras de sal e doce das outras refeições do dia sumiram.  No mesmo prato ovos com linguiça encontram torrada com geleia.  Uma coisa que sinto muita falta nos cafés da manhã é o maple syrup que jogava por cima de tudo - panquecas, ovos e bacon.  Já que é muito difícil encontrar o maple syrup no Brasil sirvo os waffles com manteiga, canela e açúcar, geleia ou mel, ou uma combinação de todos.


Reparei que aqui no Brasil as pessoas falam "ueifel".  Aprendi falar "uáfel" como todo mundo falar nos Estados Unidos.  Confundi a pronuncia "ueifel" com a pronuncia norte-americana para wafer, ou seja "ueifer", que é um tipo de biscoito fino e bem crocante.  A coisa boa é que os meus filhos conseguem diferenciar as duas coisas sem confundí-las, enquanto tenho muito incerteza na hora de fazer pedido na padaria.  Não sei se vai chegar waffles ou biscoitos.




A receita aqui pede buttermilk.  Não se preocupe se não tiver o buttermilk.  Pode substituir para uma mistura de leite e suco de limão.  Clique aqui para saber mais como fazer um substituto para buttermilk, ou siga a receita abaixo.  A receita tambem pede para separar os ovos e bater as claras em neve.  Já vi receitas que não pedem separar os ovos, mas acho vale a pena porque deixe os waffles fofos e bem crocantes.



Waffles

por Suzie Castello
publicada 19 de Março, 2012
Use essa receita com a sua máquina de waffle para fazer waffles bem fofos e crocantes.

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite integral
  • o suco de um limão
  • 2 xícaras de farinha de trigo comum
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de chá de fermento químico em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 6 ovos, separados
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida

Preparo

  1. Numa vasilha, combine o leite com o suco de limão. Deixe reagir durante 5 minutos.
  2. Numa vasilha grande, peneire a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Guarde para usar depois.
  3. Bata as claras em neve. Misture as gemas com a manteiga aos poucos para que não cozinhar as gemas.
  4. Adicione a mistura de leite e a mistura de manteiga à mistura de ingredientes secos. Misture somente até formar uma massa lisa.
  5. Aos poucos adicione as claras em neve misturando levemente.
  6. Coloque conchadas de massa na máquina de waffle aquecida, seguindo as instruções da sua máquina. Repita com toda a massa. Sirva quente. Pode congelar os waffles que sobram. Não hora de servir, coloque na torradeira se fosse uma fatia de pão.
rende: 18 waffles


tempo de preparo: 10 minutos
tempo de cozimento: 15 minutos

Tags: waffles, café da manhã, maple syrup

26 comentários:

  1. Suzie, posso não ter procurado direito, mas não encontrei aqui a receita de uma coisa da qual sinto muita falta dos EUA: ranch dressing. Você teria alguma receita?
    Abraços!
    Ciça

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzie,
    Gostei muito de conhecer seu blog e estava justamente procurando uma receita de uma waffle diferenciado para a minha filha, pois faço sempre o de liquidificador.
    Esse deve ser bem melhor.
    Bj e prazer conhece-la,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Oi Suzie, conheci seu blog procurando uma receita de torta de abóbora, mas gostei mesmo foi da sua explicação de waffles e wafers. Nunca consegui fazer os outros entenderem a diferença! E realmente, tenho medo do que vou receber ao pedir "uáfles" na cafeteria ;)
    Estou no início do processo de cozinhar (nao curto muito, nao tenho paciência), e vi que vou gostar muito de acompanhar suas receitas! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. @Rina Pri =) Gostei do comentario! Siga a sua fome, ela nunca está errada. Boa sorte e bom apetite.

    ResponderExcluir
  6. Suzie, Sempre que preparo os waffles na minha máquina, depois que retiro, coloco em um prato e eles ficam meio moles. Como fazer para que eles mantenham a consistêcia firme? Obrigada, gostei muito do seu bolg e das dicas.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, seu blog é demais, parte da minha familia morou por muitos anos nos EUA e acho que do que eles sentem mais falta é do que comiam por lá, vou surpreende-los fazendo suas receitas para ver qual é a reação, ai depois eu conto a fonte. Mais uma vez parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. estao lindos!!!!!

    poderia me dar a quantidade de manteiga em gramas? ou me dizer pelo menos se as colheres sao rasas ou cheias?

    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. @Grazi, desculpes! Seriam 50gr de manteiga sem sal. Obrigada pelo comentario. Espero que fica feliz com os resultados.

    ResponderExcluir
  10. joilza florencio@hot mail .com4 de novembro de 2012 15:44

    adorei a receita de waffles sempre quis saber o segredo dos waffles americano.

    ResponderExcluir
  11. Já procurei algumas receitas e esta é a primeira que usa o buttermilk. Qual o fundamento? O buttermilk influencia no que, exatamente? Consistência? Sabor?

    De qualquer forma, vou testar a receita. Adoro esses diferenciais!

    ResponderExcluir
  12. @procha Sim, consistencia e sabor. O buttermilk ajuda a massa crescer, ficar mais tenta e adiciona uma complexidade ao sabor.

    ResponderExcluir
  13. Those waffles look absolutely perfect. I haven't a clue what you wrote about them but the language of gorgeous food is universal.

    ResponderExcluir
  14. ola legal o blog cheguei ate aqui pelo site em ingles.
    Bom, eu sou brasileiro, mas um entusiasta da culinaria americana( tenho m blog sobre isso weekendbestrecipes.wordpress.com )
    So para ajudar, tenho encontrado maplesrup com relaiva facilidade nacidade do rio de aneiro (capital), apesarde cara nao fico mais sem. Nao sei se o saboreh como osamericanosestaoaostumados e seeh uma mrca conhecida dela, maseh importado do Canada e o nome e Canada Pure.
    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  15. Olá, venho sempre no seu blog mas só hoje resolvi comentar pela questão do maple syrup.
    Meus filhos foram acostumados ao maple pela tia que mora fora e trazia sempre, agora ela "rareou" vir ao Brasil e o jeito que encontrei foi comprar pelo iherb. Tem opções organicas e fracos pequenos e galões também, preço muito melhor que no Brasil,
    Abraços
    Roseane

    ResponderExcluir
  16. Olá! Parabéns pelo trabalho aqui no blog. Quero aproveitar para convidar você e seus seguidores para participar de um concurso culinário que vai premiar a melhor receita culinária com um kit Plasútil e Apostilas de Gastronomia. O prazo para envio da receita com foto é dia 29 de maio. Mais informações acesse : http://migre.me/eonmS

    ResponderExcluir
  17. Estes waffle estão deliciosos. Bravo para seu blog

    ResponderExcluir
  18. O waffle não fica com muito gosto ou cheiro de ovo devido a grande quantidade q vai?

    ResponderExcluir
  19. Olá Suzie, amei suas receitas, fiz uma montanha de waffle, mas ficaram moles rapidamente, então coloquei num saquinho de freezer e congelei-os para depois esquentar na torradeira. Mas gostaria que não ficassem moles tão rapidamente. Um grande abraço e felicidades.
    (Sra) Simey Frizzarini

    ResponderExcluir
  20. Suas receitas são maravilhosas, parabens

    ResponderExcluir
  21. Suzie, brigadão pela receita. Comprei recentement uma máquina de waffles aproveitando um cupom desconto Ponto Frio e sempre fazia com outr receita, mas eles não ficavam tão crocantes. Vou testar a sua. Bj

    ResponderExcluir
  22. Que ótima sugestão!
    Sigo o seu blogue e as suas receitas são de deixar água na boca!
    Decidi distingui-la com o selo Conóceme.
    Visite através de link: http://clarasemneve.blogspot.pt/2014/06/tag-premio-conoceme.html

    Catarina
    Claras em Neve

    ResponderExcluir
  23. Que aspeto delicioso!!
    Vou testar a receita.
    Tornei-me seguidora do teu blog e ficaria muito feliz que me seguisses também em http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderExcluir
  24. Eu acompanho seu blog já algum tempo. Esses Waffles realmente me abriram o apetite! Obrigado! Continue o trabalho, conteúdo excelente! =)

    ResponderExcluir

O seus comentários são sempre bem vindos.